PROJETO 642 // SERIA TUDO DIFERENTE?

Fotografia pessoal



Tema: O que podia ter-te acontecido no ensino secundário 
que teria alterado todo o rumo da tua vida


O secundário foi uma etapa desafiante, mas bastante positiva, da qual guardo várias memórias felizes. Embora tivesse implicado uma mudança de escola, saber que ia fazê-lo na companhia do meu núcleo duro tornou o processo menos intimidante. E a verdade é que foram três anos serenos, com muitas aprendizagens a acontecerem de dentro para fora.

Honestamente, não consigo recordar-me de situações que pudessem alterar todo o rumo da minha vida. Se calhar, porque me vou libertando desses «ses», que em nada me permitem avançar. No entanto, tenho dois apontamentos que se aproximam um pouco dessa condição, atendendo a que teriam um impacto distinto na minha formação académica e pessoal.

 1. Ter Espanhol e não Francês 
Na altura de escolher a segunda língua, optei por Espanhol. Não só porque já queria aprender, mas também porque nunca fui muito forte a Francês. Quando me ligaram a informar que não iriam abrir turma, por falta de alunos, e que teria de frequentar as aulas de um idioma do qual me queria despedir, foi uma desilusão. E, claro, durante dois anos, precisei de trabalhar o triplo para conseguir resultados aceitáveis, ainda para mais, porque um dos exames finais do 11º ano era de Francês. Nada me garantia que fosse correr melhor, caso tivesse Espanhol, mas, pelo menos, teria a oportunidade de investir nas suas bases, em vez de ir condicionada pelas que me falharam nos anos anteriores. Hoje, apesar de não precisar, diretamente, de recorrer ao Espanhol, seria um conhecimento benéfico, tendo outras portas abertas.

 2. Ter escolhido Educação Social e não Educação Básica 
Eu sempre disse que o meu sonho era ser Educadora de Infância. Contudo, no 12º ano, eu e a minha gémea de coração sentimos que Educação Social também poderia ser um caminho interessante. No fim, foi o nosso primeiro amor a levar a melhor - e não me arrependo -, mas, por vezes, dou por mim a pensar como teria sido se colocássemos outro curso como primeira opção. Será que teria entrado na mesma na ESE? Será que os meus passos se cruzariam com os meus Miguxos? Será que, atualmente, as oportunidades seriam outras? Talvez sim, talvez não. Mas o certo é que, se tivesse acontecido, muito teria mudado.

 Extra 
Na altura, não equacionei essa hipótese, porque queria estudar no Porto, mas, se tivesse apostado noutra ordem de preferências, muito provavelmente, teria levantado voo e conquistado outra autonomia. Ainda assim, acredito que tudo acontece no seu momento certo. E a minha vida foi continuando a alterar a sua rota. Para me desafiar.


[Publicação inserida no Projeto 642]

Comentários

  1. No meu caso seria ter escolhido artes em vez de ciências, sinto que enveredei por um caminho que não foi o certo. Mas se não tivesse seguido este caminho, não teria descoberto a escrita. Às vezes há coisas que veem por bem. :)

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, isso é bem verdade. Embora pareça que estamos a seguir o caminho errado, acabamos por encontrar coisas que nos completam :)

      Eliminar
  2. Sao perguntas que também as faço 🧡 o melhor do meu secundário foi mesmo o intercâmbio que fizemos à Alemanha de autocarro🌈 Ah tive 8 anos de Francês e hoje não gosto da língua...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há alturas em que acho benéfico irmos fazendo essas perguntas, até para termos uma noção do que já alcançamos :) uau! Isso é espetacular.
      Fiz uma festa tão grande, quando terminei o 9º e pensei que estava livre de francês. Depois, foi um balde de água fria

      Eliminar
  3. Muita coisa teria mudado certamente :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  4. Embora a minha grande paixão seja a FÍSICA, estudei LETRAS. Uma chatice!!!

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. São escolhas que, por vezes, o nosso caminho nos obriga a tomar. Mas não quer dizer que, no futuro, não possa tentar outras formações :)

      Eliminar
  6. O problemas de escolher é mesmo esse, pensar nos e ses da vida. Mas mudarias alguma coisa? Serias a mesma Andreia? O que achas que iria acontecer? Acredita que perdemos tempo a pensar nisso, no entanto, quanto mais pensamos nos e ses da vida, ajudam-nos a perceber e a escolher as decisões futuras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica sempre aquela dúvida do que teria sido. No entanto, conforta-me saber que tomei a decisão que senti ser melhor para aquele momento :)
      Claro que sim! E, aliás, ajudam-nos a compreender o caminho que já percorremos

      Eliminar
  7. Nada é mesmo facil as escolhas, como não cheguei a fazer o 12 não tinha escolhas, mas não deve ser coisa facil
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vida levou-te a fazer outras escolhas, que também não devem ter sido simples. É assim que vamos construindo o nosso caminho

      Eliminar
  8. Talvez muita coisa fosse diferente ou até não, como mencionas «tudo acontece no seu momento certo» e nunca saberemos. O importante é sentirmo-nos em paz com as nossas escolhas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, o caminho até podia não ser muito diferente, mesmo com estas mudanças. Também sinto que isso é o mais importante!

      Eliminar
  9. Como me dizem muitas vezes, tudo tem uma razão de ser e o cliché de tudo o que tem de ser tem muita força, cada vez mais me faz sentido! Acho que nós é que fazemos o nosso caminho, mas que a grande maioria das coisas que acontecem não dependem apenas e só da nossa pessoa. Claro que há escolhas e decisões que só nós podemos tomar, mas são coisas mais pontuais. O resto da nossa vida vai sendo um acaso de acontecimentos, cruzando-nos com o caminho de imensa gente, que nos influencia também de uma forma ou de outra. A nossa vida, os nossos gostos e as nossas preferências vão mudando com o tempo, o que é natural e sinal de que estamos a evoluir, a crescer em sintonia com um mundo maior do que o nosso <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acredito muito nisso. Mesmo que no momento não o compreendamos, a verdade é que as coisas acontecem no momento em que têm de acontecer.
      Nós temos que continuar, de ir construindo o nosso caminho, de tomar decisões, só que a vida vai-nos trocando as voltas e, por vezes, encaminhando-nos para pontos que nunca achamos ser possíveis para nós. Faz parte.
      Sim, sem dúvida!

      Eliminar

Enviar um comentário