MESA REDONDA //
DATERRA & LA COPA

Fotografia da minha autoria



«As melhores lembranças são feitas de boa comida»


Os reencontros que mais me entusiasmam acontecem entre amigos, sentados numa mesa redonda, a partilhar memórias, sensações, pensamentos e uma experiência gastronómica que faça justiça ao momento. Confinados ao nosso contexto residencial, havia muitas saudades acumuladas, por isso, ter a oportunidade de remarcar programas com os nossos tem, agora, um traço ainda mais especial. Sobretudo, quando existe a possibilidade de passear pela bela cidade Invicta. Porque o Porto combina e harmoniza o que nos fala ao coração.


 daTERRA 

Localizado na Rua Mouzinho da Silveira, o daTerra é a primeira marca de restaurantes vegan em Portugal, investindo numa alimentação saudável, prática e eco-responsável. Aliás, a sua proposta é viver da Terra [razão que explica a origem do nome], porque acreditam que é a melhor maneira de vivermos bem. Portanto, para corresponderem ao seu lema, priorizam produtos bio, sempre frescos, proporcionando ementas deliciosas. Além disso, procuram apresentar uma ementa variada, na qual «a imaginação é o ingrediente principal de todos os pratos».

Este espaço foi uma autêntica surpresa. Com uma sala aconchegante, as sugestões do menu e a simpatia do staff cativaram-me. E isso diz muito sobre o que pretendo quando como fora de casa, pois acho fundamental existir este equilíbrio. Dispondo de um serviço buffet, o difícil foi escolher o que estava mesmo ansiosa de experimentar. Numa primeira rodada, pedi quiche de tomate cherry, lentilhas, salada de couve branca, um shot de maçã e beterraba e focaccia de alecrim. Na repetição, optei por provar tofu com molho de laranja e castanha, espetadas de azeitona e tofu e, novamente, a focaccia. Para acompanhar, escolhi um sumo de hortelã. Confesso que o shot foi o único pedido que não me convenceu na totalidade, porque tinha um sabor demasiado forte para mim. No entanto, tudo o resto estava divinal.

Face à nossa realidade, tenho de realçar todo o cuidado no cumprimento das medidas de segurança, contribuindo para uma refeição serena. É um restaurante que farei por visitar mais vezes, sem qualquer hesitação.

 LA COPA 

A gelataria artesanal no coração do Porto foi a nossa última paragem, para complementar o almoço com algo doce e dar asas a mais conversa.

Com uma encantadora vitrine de gelados, uma sala interior e a Terrazza - espaço exterior delicado, onde decidimos desfrutar das nossas sobremesas -, a La Copa é um sonho, porque cada detalhe é pensado para proporcionar a melhor experiência a quem visita este estabelecimento. E esse cuidado sente-se na amabilidade com que nos recebem e atendem.

Nem só de gelados se faz a ementa, mas são os grandes protagonistas. Além disso, a equipa «preza pela qualidade e por criar a sensação» de estarmos no conforto do nosso lar. Nesta primeira visita, não podia deixar de escolher o meu adorado cone de bolacha, adicionando-lhe uma bola de chocolate e outra de mirtilo. Que delícia! Como garantem os proprietários, estes gelados estimulam os sentidos e alegram a alma.




Para mais informações:

Comentários

  1. Já dá saudades de realmente nos sentarmos à mesa para almoçar e estar com os amigos mas também com a família!!
    Que óptimas sugestões!!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que é daqueles programas que vamos passar a valorizar ainda mais!
      Recomendo a 100%

      Eliminar
  2. Parece um local muito agradável. Eu adoro almoçar fora com as amigas, sou uma gulosa desgraçada e estou sempre pronta para experimentar lugares novos. Esse gelado então, ficou-me no olho. Acho que este ano, no entanto, vou continuar sem frequentar restaurantes e cafés, o que me custa imenso. Ainda não me sinto pronta a frequentar estes espaços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo ambos!
      Confesso que não sou a pessoa que mais frequenta restaurantes e derivados, mas, volta e meia, sabe bem descobrir coisas novas. Desde que a nossa realidade se alterou, foi das primeiras coisas que cortei e, mesmo agora, só tenho ido onde me sinto mesmo segura, porque sei que cumprem todas as normas.
      Claro, é perfeitamente compreensível

      Eliminar
  3. Seems lovely place !! and food looks delicious specially that ice cream.
    New post on My Blog | Instagram | Bloglovin

    ResponderEliminar
  4. Eu confesso que não sou nada virada para a comida vegan.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consumo com a maior regularidade, mas há receitas maravilhosas!

      Eliminar
  5. Eu não gosto e acho que nunca irei gostar de comida vegan só o aspeto tira-me a vontade de comer ,mas não tenho nada contra a filosofia de vida de cada um Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora não seja uma opção prioritária, há alturas em que arrisco na comida vegan. E a verdade é que se encontram receitas maravilhosas

      Eliminar
  6. Que deve ser um lugar bastante bonito para conhecer, acho que nunca tinha ouvido falar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São dois estabelecimentos de restauração que recomendo a 100%

      Eliminar
  7. Tem mega bom aspecto!
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Fiquei mesmo curiosa com este restaurante, a ementa fez-me abrir o apetite, adoro comida venga. Quando for à Invicta vou lá experimentar.

    Obrigada pela sugestão!

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  9. Adoro que me dês a conhecer sítios novos na nossa cidade💙 Esse gelado tem tão bom aspecto 😋🥰🍦

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oww, que bom 💙 estava uma delícia! Repetia-o agora mesmo ahahah

      Eliminar
  10. Numa mesa redonda podendo estar. Com os amigos sentados à sua volta. Para não mais nos apoquentar. É bom que a pandemia o mais depressa possível se vá embora.

    Gostei de ler. Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estava mesmo na hora de nos deixar sossegados!

      Muito obrigada, Edumanes

      Eliminar
  11. Também já tenho saudades de encontros entre amigos em cafés mas, no meu caso, sendo todas enfermeiras neste momento na linha da frente do combate ao Covid, fica mais difícil. E, além disso, não me sinto muito confortável de sair para cafés e restaurantes.
    Mas, ainda assim, são duas sugestões que vou guardar para o futuro (mesmo, em relação à primeira, eu ser uma esquisitinha com legumes xD).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acaba por ser mais complicado!
      Em circunstâncias normais, não tenho o hábito de comer muitas vezes fora. Então, nesta altura, ainda menos. Os únicos sítios a que fui, foi mesmo por me sentir segura lá e saber que estão a cumprir todas as normas. Ainda assim, evito, até porque não custa nada cuidarmo-nos.
      Entendo, porque eu sou igual, mas estava tudo ótimo :p

      Eliminar

Enviar um comentário