DIA DO LIVRO PORTUGUÊS

Fotografia da minha autoria

«Destacar a importância do livro»


A língua portuguesa espalha-se um pouco por todo o mundo. E, embora seja suspeita, acredito que temos dos idiomas mais bonitos. Complexo, é certo, pela sua diversidade, mas igualmente entusiasmante por todas as possibilidades que nos oferece e, ainda, por nos permitir ter palavras tão nossas, cujo vínculo emocional nos faz sentir em casa.

Neste sentido, com o intuito de homenagear o saber e o nosso dialeto, a Sociedade Portuguesa de Autores criou, a 26 de março, o Dia do Livro Português. Por curiosidade, «foi neste dia, em 1487, que se imprimiu» o primeiro manuscrito no nosso país: o Pentateuco, em hebraico. No entanto, «o primeiro livro escrito em português foi impresso no Porto, dez anos depois». E tinha o título Constituições que Fez o Senhor Dom Diogo de Sousa, Bispo do Porto. Portanto, esta caminhada literária floresceu e, atualmente, as nossas estantes podem ter um toque de identidade, porque alguém lutou por este belo sonho feito de palavras.

O meu fascínio pelo nosso idioma é antigo e faço questão de o reforçar através da literatura. Apesar de não me sentir confortável a ler noutras línguas, sinto que priorizaria sempre a nossa, porque fala-me ao coração e apela ao meu lado mais sentimental, que tanto valoriza as suas raízes. Além disso, possibilita-me a participação em iniciativas tão incríveis como #umportuguêspormês e #portuguêsnofeminino. Já para não mencionar que foi um impulso para avançar com o Alma Lusitana. Em simultâneo, é em português que descubro obras internacionais, que dificilmente conheceria de outra maneira. Assim, é nesta partilha que ganho asas. Abraço metamorfoses. E mergulho em histórias sem igual.

Neste Dia do Livro Português, mostro-vos alguns dos meus favoritos, sem ordem de preferência, divididos por duas categorias [com extra].


OS PORTUGUESES



A Ler
📖 Os Maias, Eça de Queiroz.

Os Lidos
📖 Amor de Perdição, Camilo Castelo Branco;
📖 Memorial do Convento, José Saramago;
📖 Felizmente Há Luar!, Luís de Sttaut Monteiro;
📖 Poesia, Sophia de Mello Breyner Andresen.

Os Que Quero Ler
📖 Mensagem, Fernando Pessoa;
📖 Bichos, Miguel Torga;
📖 O Livro de Cesário Verde, Cesário Verde;
📖 As Mãos e os Frutos, Eugénio de Andrade;
📖 A Sibila, Agustina Bessa-Luís.


Que outros livros portugueses destacariam?

Comentários

  1. Autobiografia do José Luís Peixoto (é incrível), Ensina-me a voar sobre os telhados, do João Tordo, "I'm in love with a popstar", Margarida Rebelo Pinto, "O fim da inocência", Francisco Salgueiro.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei Ensina-me a Voar Sobre os Telhados, é maravilhoso *-*
      Também li o da Margarida Rebelo Pinto, mas confesso que já não o tenho presente

      Eliminar
  2. Feliz Dia do Livro Portugues <3
    O meu Rui chorou ao ler A maquina de fazer espanhois e eu adorei Sou um Crime do Trevor Noah <3
    Pergunto-me se algum conseguirei ler Os Maias? A minha madrinha onde estiver vai ficar orgulhosa <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo-o bem, também chorei a lê-lo *-*
      Sou Um Crime foi dos melhores livros que já li.
      Nada como tentares, se te sentires com vontade

      Eliminar
  3. Que bela estante.
    Entre todos esses, adoro a escrita da Célia e da Joana. :)

    ResponderEliminar
  4. Não fazia ideia que hoje era dia do livro, mas sim é sempre bom estas partilhas, tens aí alguns que ainda não conhecia mesmo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Concordo que o idioma português é realmente complexo, mas bonito, e achei bem legal terem criado um dia especial para a literatura portuguesa. Os Maias e Amor de Perdição são clássicos e estão na minha lista, mas eu amo o escritor José Saramago <3
    Enfim, gostei muito desse post e fiquei interessada em alguns livros da sua lista.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É maravilhoso, por nos mostrar o que se faz de melhor!
      Tenho de ler mais obras de Saramago :)
      Boas leituras

      Eliminar
  6. É um dia que vale a pena ser marcado. Foi um grande ponto de viragem na literatura em Portugal. É pena não darmos o devido valor aos autores portugueses que escolhem o nosso idioma para se expressar e contar histórias.
    Quero ler todos os livros de Afonso Cruz! 😍 Adorei Poesia da Sophia. Atualmente, tenho na lista Fernando Pessoa (poesia). Espero poder em breve, ler Os Maias. A Sombra do Vento ocupa grande parte do meu coração. O Cemitério dos Livros Esquecidos merece um lugar de topo nos nossos corações. Ninguém consegue ficar indiferente às suas histórias. ☺️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Transmitem-nos tanto! E fico mesmo triste por ainda não serão valorizados como merecem. Por outro lado, sinto que está a melhorar.
      Aii, somos duas *-*
      Quero ver se nos próximos tempos me dedico a ler os restantes d' O Cemitério dos Livros Esquecidos, porque ainda só li A Sombra do Vento

      Eliminar
  7. É preciso dar atenção ao que é nosso. Obrigada pela tua partilha!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, até porque temos autores cheios de talento! Obrigada pelo retorno, Isa

      Eliminar
  8. Boas sugestões para anotar :).
    O ano passado li "A Sibila". Foi uma experiência positiva. Gostei! É um livro complexo e com uma voz muito própria. Espero que gostes.
    "Os Maias", desde o ano passado, passou a ter dois significados para mim: guardo a experiência positiva do secundário e experiência de uma leitura mais madura que quebrou o meu encanto adolescente pelo Carlos da Maia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho A Sibila destinada para o tema de maio do Alma Lusitana e estou muito curiosa :)
      Estou a gostar bastante d' Os Maias, apesar de estar a ser uma leitura mais lenta. Em relação ao Carlos da Maia, tenho sentimentos contraditórios, porque há ali comportamentos e decisões que me deixam de pé atrás

      Eliminar
    2. Tem mesmo, Andreia! Os meus olhos de adolescente só se apaixonaram pela tragédia do rapaz. Os meus olhos de adulta exasperaram com a inércia e imaturidade.
      Por isso, aceita o que os teus olhos de adulta veem :).
      Beijinhos,
      Silvana

      Eliminar
    3. Sinto que é fácil apaixonarmo-nos pelo Carlos da Maia no início, não só pela sua história, mas também pela forma como trata os outros. Só que, depois, parece que há ali uma viragem e ele desvia-se do caminho. Tinha-o em boa conta :p

      Eliminar
  9. Já tentei a Siliba mas não passei da página 20. Não me cativou.
    Dos traduzido já li A Sombra do Vento :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a tentar não criar muitas expectativas com A Sibila, mas é um dos livros que tenho para ler para o Alma Lusitana :)
      Adoro A Sombra do Vento

      Eliminar

Enviar um comentário