FRAGMENTOS || FALEMOS SOBRE COMPLEXOS FÍSICOS E AUTOESTIMA

Fotografia da minha autoria



«Há vazios que só se preenchem com um pouco mais de si»


O ato de nos observarmos ao espelho nem sempre é pacífico, porque há complexos que assumem uma importância perigosa, alimentando uma autoestima mais frágil. E em nada melhora, quando os padrões da sociedade nos minimizam, perpetuando a sensação que só pode existir um tipo de corpo, de opção, de caminho. Até quando cairemos neste erro?

Recentemente, Bumba na Fofinha partilhou um vídeo no qual conversa, abertamente, sobre esta problemática. Mesmo preservando o seu tom humorístico, aborda todos os aspetos centrais do tema, mostrando a necessidade de nos escondermos - e, em parte, protegermos - do escrutínio alheio. Porque, agora, parece pouco correto aparecermos sem filtros ou sem estarmos na nossa melhor versão. E o mais assustador é compreender que esta mentalidade se manifesta cada vez mais cedo. Portanto, é urgente mudar o paradigma e trabalhar no amor próprio, porque estes preconceitos não podem valer mais que o nosso bem-estar.

Assim, convido-vos a assistir a este fragmento de máxima pertinência!

Comentários

  1. Que tema tão pertinente, tenho que espreitar a opinião dela.

    Obrigada pela sugestão.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito da Bumba 🧡 Apesar de já ter passado por muitas fases ao longo destes quase 44 anos ainda hoje passo pouco tempo a olhar-me ao espelho, mas foi preciso passar por uma depressão aos 20 anos para aprender a gostar de mim... já contei no meu blog que foi aquele anúncio do leite matinal que me despertou pois eu achava-me mesmo um patinho feio sem nenhuma confiança em mim mesma...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É impressionante como todas essas imagens condicionam a forma como nos observamos. Seria tão mais simples se aprendêssemos a aceitar que não só um tipo de corpo!

      Eliminar
  3. A ditadura da imagem perfeita faz cada vez mais escravas... e escravos. Não consegui ouvi-la porque me irrita profundamente, mas acredito que a mensagem possa ter sido uma maravilha :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como assim ela irrita-te profundamente? Que facada :o ahahahah
      Infelizmente, é bem verdade, andamos todos reféns da imagem e precisamos de aprender a desconstruir essa verdade absoluta

      Eliminar
  4. Esse vídeo da bumba foi tão bom! Ela toca nos pontos todos e hoje em dia com as redes sociais torna-se cada vez mais assustador.... com estes filtros e photoshops

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa é utilizarmos esses recursos por brincadeira ou porque nos apetece brincar com a edição. Outra é quando já nos tornamos dependentes dos mesmos, ao ponto de sentirmos que todas as outras formas não são aceitáveis

      Eliminar
    2. É isso! Mostrou no outro dia uma mini reportagem na sic, onde várias adolescentes diziam que só se sentiam bonitas com filtros. É assustador!

      Eliminar
    3. Acho que assustador é mesmo a melhor definição!

      Eliminar
  5. É sim um tema bastante bom para se falar, acho que não devemos ter complexos do que somos e como somos, tenho de assistir ao video dela
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Acho que é um tema que nunca irá deixar de ser “tendência” e um problema. Termos de “obedecer” ao que a sociedade dita é apenas um martírio. Vou espreitar o vídeo!

    ResponderEliminar
  7. Eu já tive alguns complexos que a idade desvaneceu!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que com o tempo e a maturidade também aprendemos a olhar para nós de outra forma e a aceitar o que nos parecia ser um defeito

      Eliminar
  8. Quando nos olhamos ao espelho, o essencial é aceitar aquilo que vemos e na realidade somos. E não aquilo que os outros queiram que sejamos. Sem complexos de inferioridade nem de superioridade!

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino por baixo, Edumanes. Nem sempre é fácil, porque, consciente ou inconscientemente, nos deixamos influenciar pelas opiniões de terceiros, mas esse deve ser o nosso compromisso. Aceitarmo-nos é a maior demonstração de amor próprio

      Eliminar
  9. eu vi o vídeo e ela tem tanta razão. A sociedade coloca-nos padrões totalmente irrealistas além de que é na diferença e na individualidade de cada um que é a beleza.

    https://leiturasalmoco.blogspot.com/2021/03/mudanca-ate-o-mundo-virar-ao-contrario.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia estar mais de acordo! E era como a Bumba estava a dizer, uma coisa é querermos mudar para nos sentirmos melhor [o que é completamente válido], outra coisa é acharmos que o temos de fazer para agradar a terceiros

      Eliminar

Enviar um comentário