ALMA LUSITANA || COIMBRA: ÚLTIMO VOLUME

Fotografia da minha autoria



Tema: Um livro do teu autor favorito


Coimbra, cantam, tem mais encanto na hora da despedida. Porém, eu aprecio mais a chegada, porque posso perder-me pelas suas ruas. Nesta cidade de estudantes, já vivi momentos maravilhosos, enquanto visitante, de capa traçada. Mas não foram os únicos fragmentos a deixar-me saudades. Por isso, tendo este palco emocional na bagagem, senti que o melhor tema para a acompanhar seria um que perpetuasse o vínculo. E, portanto, selecionei uma obra de Miguel Esteves Cardoso.

«Um nome é um pequeno texto»

Último Volume envolve 41 crónicas independentes, estabelecendo uma ponte entre questões triviais, política e emoções. Publicado um ano antes de eu nascer, tem muito daquilo que é o autor na sua essência, atendendo a que se foca nas pequenas coisas da vida para nos deslumbrar com o seu tom mordaz, provocador e humorístico - mesmo quando afirma já ter perdido a graça -, que é logo evidente no Prefácio. É por essa razão que é sempre tão enriquecedor descobri-lo.

«Os únicos sonhos de que vale a pena falar são os que não nos deixam dormir»

Reconheço que não se tornou um dos meus exemplares favoritos, pois houve vários textos que não me tocaram profundamente. No entanto, seria impensável não gostar, porque a sua escrita desafia-nos. Fascina-nos. Além disso, por mais que discorde de certos pontos de vista, agrada-me a cadência com que os desenvolve, proporcionando-nos novas reflexões. Num apontamento particular, Como Esquecer e Intimidades foram duas das crónicas que conquistaram o meu coração por inteiro. Sorte a minha por este não ser o Último Volume que tenho de Miguel Esteves Cardoso para ler. Porque evoluo com as suas palavras.

«O amor é o que fica quando o coração está cansado. Quando o pensamento
está exausto e os sentidos se deixam adormecer, o amor acorda para se apanhar»

Comentários

  1. Coimbra foi a cidade que escolhi o ano passado para passar férias.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente, nunca passei férias em Coimbra, mas vou lá passear com regularidade :)
      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
  2. MEC não desilude💙 Muito obrigada por mais esta excelente sugestão para a minha lista de livros dele 💙

    ResponderEliminar
  3. Conheço pouco a obra do MEC, li como é linda a puta da vida e adorei, mas depois li outro livro dele que não gostei tanto e desliguei-me do autor. Ainda assim, um dos meus textos preferidos de sempre é escrito por ele, uma crónica do Público: "Amigos para sempre".

    Obrigada pela sugestão.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é Linda a Puta da Vida é um dos livros da minha vida *-*
      Se tiveres interesse nisso, dá-lhe uma nova oportunidade, pode ser que te surpreenda.
      Adoro essa crónica!

      Eliminar
  4. Não li nada ainda do autor, embora tenha curiosidade. Não sou muito fã de crónicas, mas visto que me tenho aventurado noutros géneros literários, tenho de colocá-lo na minha lista. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que pode ser uma ótima opção para equilibrar com leituras mais densas. Embora as leia quase sempre seguidas, um livro de crónicas dá-te a liberdade de ires lendo quando quiseres e pela ordem que quiseres :)
      Se arriscares, diz-me o que achaste

      Eliminar
  5. «Os únicos sonhos de que vale a pena falar são os que não nos deixam dormir»

    ABSOLUTAMENTE, Miguel.

    Ler a tua análise e ver a tua fotografia, Andreia, também VALE A PENA 💙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O MEC sempre com as palavras certas :)

      Muito obrigada, Teresa!

      Eliminar
  6. Mais um que ainda não conhecia de todo, mas sim parece ser uma boa opção pelo que li
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Nunca li nenhum livro do MEC, mas tenho lido algumas crónicas, e gosto.

    ResponderEliminar
  8. Terá do que a partida,
    mais alegria a chegado
    Coimbra cidade bonita
    pelo Rio Mondego banhada!

    Tenha uma boa tarde Andreia.

    ResponderEliminar
  9. Pelo que li é um ótimo livro, é sempre bom ter boas sugestões de livros, Andreia bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  10. Tive o prazer de passar uma noite e um dia em Coimbra, pouco antes do lockdown. Gostei bastante.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário