UMA DÚZIA DE LIVROS 2021 || MARÇO: O PINTOR DE BATALHAS

Fotografia da minha autoria



Tema: Um livro que nunca acabaste


A leitura é um espaço de descoberta. Por isso, quando seleciono um livro, tenho uma certa dificuldade em colocá-lo em pausa, caso não esteja a ser entusiasmante. Porque preservo a esperança de ver a história a melhorar e, se desistir, posso perder essa metamorfose. No entanto, aprendi que cada obra tem o seu momento e que a insistência pode desencadear um efeito mais negativo. Portanto, tenho largado a mão daquelas que não me convencem à primeira tentativa. Mas, para o Uma Dúzia de Livros, procurei fazer as pazes com Arturo Pérez-Reverte.

«Talvez no fim de contas - pensava agora - a cena nunca tivesse estado diante dos seus olhos»

O Pintor de Batalhas coloca-nos em contacto com um fotógrafo de guerra que, durante 30 anos, viajou por imensos lugares, registando o caos. Porém, numa fase mais recente da sua vida, abraçou a missão de pintar a fotografia que nunca foi capaz de tirar. Porque há algo nessa imagem que pode perpetuar a intensidade da dor. Através de uma escrita crua e sem deslumbramentos, a premissa é bastante intrigante. E sinto que fui completamente desarmada nas primeiras páginas do enredo. Contudo, ultrapassado esse impacto inicial, perdi-me em detalhes [para mim] repetitivos e, até, desnecessários. Fiquei comovida com a procura de sentido e com as memórias perturbantes do passado, mas creio que a reflexão tornou-se demasiado filosófica e tão desprovida de empatia.

«Você, que foi uma testemunha com bilhete de volta em tantas desgraças, sabe a que me refiro»

O tom sombrio e imoral é fruto de toda a maldade, desesperança e infortúnio que captou com a sua objetiva. E, também por essa razão, faz-nos repensar a índole humana, porque desconstrói as nossas convicções e os nossos limites, levando-nos numa viagem às nossas entranhas. Explorando o isolamento, talvez tenha sido a exposição da ruína - externa e interna - que não me cativou, embora reconheça a pertinência dos seus dilemas e dos conflitos inter e intrapessoais.

«E se alguma coisa me agrada em ti é o silêncio que guardam os teus silêncios»

O Pintor de Batalhas não é, de todo, um mau livro, apenas não senti o deslumbramento prometido, porque recuei mais do que aquilo que consegui avançar para obter uma total compreensão das motivações do[s] protagonista[s]. Mas, se calhar, a beleza da narrativa é mesmo essa: deixar-nos profundamente à deriva, entre a lucidez e a solidão, num inferno que, não sendo o nosso, se transforma numa agonia transversal.

«Gosto que sejas tão bom no teu trabalho e que uma lágrima nunca te 
tenha feito perder a focagem da máquina. Ou que isso não transpareça»


// Disponibilidade //

Wook: Livro | eBook
Bertrand: Livro | eBook

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Não conheço o autor, mas o livro parece ter uma premissa muito interessante.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante desta sugestao, o tema é bastante interessante :)

    ResponderEliminar
  3. Nunca li nada do autor. Já me aconteceu encontrar livros assim: o enredo parece fantástico, as primeiras páginas são arrebatadoras, mas depois há algo que se quebra, mesmo que a escrita seja fantástica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a minha estreia e confesso que não me arrebatou como estava à espera. Ainda assim, tem aspetos muito interessantes

      Eliminar
  4. Acabei de ler um livro deste escritor Cães Maus não Dançam, que aconselho.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou anotar esse título, para ver se dou nova oportunidade ao autor

      Boa semana

      Eliminar
  5. Gostei de ler o seu texto! Por acaso tenho um livro que me parecia muito interessante mas perdi a vontade de o ler no segundo capítulo.
    Desconheço este autor, gostei muito da recomendação!
    Haja saúde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Micaela!
      Há livros que nos enganam. Ou, então, que começamos a ler no momento menos indicado para nós

      Eliminar
  6. Não conheço o livro mas já passei por situações em que o enredo não prendeu, desisti, e mais tarde quando fui ler gostei muito. tem tudo a ver com o tempo certo.

    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, o tempo em que lemos determinados livros faz toda a diferença. Mais vale não insistirmos

      Eliminar
  7. Faço minhas as tuas palavras — fiquei curiosa em ler o livro em questão 📖

    ResponderEliminar
  8. Como é sempre bom conhecer novos livros, confesso que esse ainda não tinha ouvido falar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia de todo este livro. Parece-me muito interessante. Só tenho na minha estante, por enquanto, 1 livro que não consegui chegar ao fim. Espero poder ter coragem, ainda este mês, para lê-lo até ao fim. 🙏🏼

    ResponderEliminar
  10. Acho que nunca deixei um livro a meio, tento sempre, mas já me senti tentada em parar de ler no inicio com o vendedor de passados de Eduardo Agualusa e Mobi Dick de Melville

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo, por norma também tento sempre avançar.
      Nunca li nenhum deles, confesso

      Eliminar

Enviar um comentário