ENTRELINHAS ||
ONDE CANTAM OS GRILOS

Fotografia da minha autoria



«Uma história doce contada pela voz de um 
adulto que fala pela criança que foi um dia»

Possíveis gatilhos: abandono, negligência, suicídio, luto


A sabedoria de José Saramago levou-o a escrever, n' A Viagem do Elefante, que «sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam», mesmo que isso implique um desvio na nossa rota; mesmo que nos transporte para um contexto que nunca seria o nosso, caso a tragédia não fizesse parte da história, tal como aquela que conhecemos no livro de Maria Isaac.

«De onde vim? Ninguém sabia dizer»

Onde Cantam os Grilos é o relato de uma das personagens mais especiais com quem me cruzei neste meio literário: o Formiga. Transportando-nos para a Herdade do Lago e para o seio da família Vaz, sentimos o peso do abandono, de sentimentos contraditórios, de sensações proibidas e dos segredos que se silenciam a todo o custo. Além disso, envolve-nos numa aura enigmática, na qual as lendas e as maldições assumem protagonismo, despoletando uma fonte inesgotável de mistérios. Mas é também o tom constante de mau presságio que prende e impulsiona a nossa vontade de desvendar o que parece ficar sempre por partilhar.

«A casa estava a ficar vazia e sentia-me um bocadinho como ela»

A narrativa sustenta-se num ritmo mais lento, que considero fundamental para desconstruirmos a dinâmica familiar - tão interessante e tão frágil -, a chegada de um novo elemento, os confrontos emocionais e o fim da inocência. Pela voz de um adulto, recuamos à sua infância e a um lugar que foi colo, que foi casa e que foi a fronteira de tudo aquilo que conhecia, antes de ser obrigado a levantar voo. E, por isso, há uma culpa que ainda necessita de ser expiada, para que se liberte de fantasmas do passado. Porque há silêncios que nos consomem e todos precisamos de um pouco de empatia.

«Havia, obviamente, um bocadinho de lenda para o justificar»

Com uma escrita sublime, existe um vínculo proximal e familiar nos contornos deste enredo, transmitindo-nos a doce ilusão de serem também nossas as aventuras representadas. E, através de personagens peculiares, acompanhamos o melhor e o pior da humanidade, refletindo sobre a linha ténue que separa a verdade da falsidade. Em simultâneo, como nada é o que aparenta ser, mantém-nos vigilantes e prova-nos a importância de sermos prudentes e menos impulsivos, sobretudo, nos julgamentos morais, porque a descontextualização dos factos e as associações erradas às quais atribuímos voz podem ser prejudiciais.

«Algumas pessoas veem melhor no escuro, outras até vivem 
melhor no escuro e é lá que gostam de passar o seu tempo»

Onde Cantam os Grilos é uma história terna e dolorosa. Embora manifeste apontamentos leves e cómicos, espelha uma realidade bastante amargurada, porque há segredos demasiado poderosos. Aqui, compreendemos que o nosso mundo não se delimita por coordenadas geográficas, mas pelas pessoas que o atravessam - algumas fazendo morada em nós. E, ao despedirmo-nos da Herdade do Lago, é evidente o desgosto e tudo aquilo que deveria ter sido, mas que acabou por ruir.

«Eu não aguentava ouvi-lo mais, porque só me fazia lembrar do tanto que eu poderia ter feito»


// Disponibilidade //

Wook: Livro | eBook
Bertrand: Livro | eBook

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Já li muito boas críticas sobre este livro, vou levar a sugestão para ler.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  2. Fiquei tão curiosa! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de ler, vou ficar atenta à oportunidade.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
  4. Deve ser um livro bastante bom para conhecer, ainda não conhecia de todo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Mais uma excelente sugestao para a minha lista de leituras <3

    ResponderEliminar
  6. Acho que precisava de ter 7 vidas como os gatos para ler todos os livros que queria.

    ResponderEliminar
  7. Gostei das citações, em especial desta: "Algumas pessoas veem melhor no escuro, outras até vivem melhor no escuro e é lá que gostam de passar o seu tempo"
    Fiquei curiosa :)
    r: Muito obrigada minha querida ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É maravilhosa! Tenho várias assinaladas ao longo do livro, mas esta será sempre uma das minhas favoritas *-*

      Eliminar
  8. Já li várias opiniões, todas excelentes e positivas. Quero tanto lê-lo. 🥺 Continua na minha lista interminável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A lista parece que nunca diminui :o
      Se tiveres curiosidade, recomendo imenso!

      Eliminar

Enviar um comentário