ALMA LUSITANA
AS COISAS QUE FALTAM, RITA DA NOVA

Fotografia da minha autoria



«Esta ideia de que havia uma espécie de fio invisível a ligar as filhas aos pais faz sentido»

Avisos de Conteúdo: Morte, Ausência Parental


O envelope trazia um manuscrito, um sonho e um gesto de tremenda generosidade. A Rita da Nova escreveu o seu primeiro livro de ficção, com lançamento a 15 de fevereiro, e ofereceu-me a possibilidade de o ler ainda durante o período de pré-venda. Vibro muito com as conquistas das minhas pessoas e de pessoas que me inspiram, como é o caso da Rita, por isso, foi mesmo de coração cheio que embarquei nesta narrativa.


UM LUGAR SOLITÁRIO

As Coisas Que Faltam é a história da Ana Luís, uma menina de oito anos que não conheceu o pai, porque nunca lhe foi concedida essa permissão por parte da mãe. Por esse motivo, é também um passaporte emocional para todas as respostas que procuramos, para todos os nós que vamos tentando atar na nossa história, para que nada seja ao acaso, ilógico. Em simultâneo, foi tantas vezes chão e tantas vezes colo.

«Sabia estas questões de cor porque as fazia todas as noites 
antes de adormecer, mas apenas de mim para mim»

A personagem principal não nos apaixona desde o início, talvez até nos provoque uma certa distância pela forma como gere diversas situações e conflitos internos, mas acompanhei-a de peito apertado e com alguma dose de esperança; acompanhei-a, inclusive, com algum fascínio pela sua passividade. E terminei completamente rendida, porque, para mim, foi importante entender que não era uma personagem apenas construída para este enredo. Assim, dei por mim a colocar-me no lugar da Ana Luís, a tentar sentir como seria viver a minha vida toda sem uma figura paterna. E desabei, pois tenho no meu pai um dos meus maiores pilares. Por outro lado, quis muito que ela viesse para o meu lado e sentisse todo este amor que lhe faltou.

«Como se houvesse uma idade certa para sentirmos que nos falta algo»

A escrita da Rita é cuidada, mas próxima o suficiente para nos sentirmos perto da protagonista. E sem lhe conhecer a voz, escutei-lhe este desabafo sobre o quanto a ausência de respostas pode ser um lugar solitário.


UM LIVRO TOCANTE

Os ecos do silêncio, mesmo quando tentamos unir as peças, também nos permitem refletir sobre os elos que moldam a nossa jornada, sobre a beleza que existe na vulnerabilidade, sobre a própria noção de família e sobre aqueles que caminham no mesmo compasso que nós e que têm uma forma menos afetuosa de demonstrar o quanto nos amam. Porque, é inevitável, passamos a vida a errar, mas a dar o nosso melhor.

«Analisando melhor, provavelmente haveria até mais significado 
no não dito do que nas parcas palavras que me dirigiu»

Este livro é tocante por ser tão real, por nos mostrar personagens imperfeitas e credíveis. Sem qualquer tentativa de embelezar a dor, as ausências e as falhas, torna-se evidente que, aqui, ninguém está completo e que existem vazios a exigir cedência e compromisso. Além disso, achei muito bonita a maneira como a personagem principal percebe as motivações da sua progenitora. Acredito que crescer também é isto.

«Um pássaro pode ser capaz de voar com uma asa ferida, 
mas não se as duas estiverem desfeitas»

É impressionante como nos pode pesar tanto o que não conhecemos e como há ciclos que, inconscientemente, tendemos a repetir. Mas, no meio de tudo o que sentimos estar em falta, vamos compreendendo o que nos pertence, qual é o nosso lugar. As Coisas Que Faltam é tudo o que nos representa.


🎧 Música para acompanhar: Love Me More, Sam Smith
📖 Da mesma autora, li e recomendo: Terapia de Casal 


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

16 comments

  1. Fiquei deveras curiosa com este livro e com a premissa da narrativa.
    Vou levar a sugestão.
    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  2. Apesar de nao seguir o percurso da autora, fiquei bastante curiosa com este livro. Muito obrigada pela partilha *.*

    ResponderEliminar
  3. Imagino e acredito ser um livro com uma narrativa fascinante de ler
    .
    Saudações poéticas. Semana feliz .
    .
    Poema: “” Fechada em meu coração ””…
    .

    ResponderEliminar
  4. Oh, me parece ser mais uma boa sugestão para conhecer, ainda não tinha ouvido falar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É maravilhoso e só desejo que chegue rápido ao dia 15 para que mais pessoas o possam ler!

      Eliminar
  5. Oii Andreia,

    Adorei a resenha, parece ser um ótimo livro!
    Espero que chegue aqui no Brasil também :)

    Estou fazendo uma pesquisa de público para o blog, de puder preencher vai me ajudar muito ♥ (link da pesquisa aqui)


    Beijos,
    https://brenshelf.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Brenda!
      Isso seria maravilhoso, também espero que possa fazer essa viagem

      Eliminar
  6. Sem dúvida que vai para a minha wishlist!

    ResponderEliminar
  7. Estou muito curiosa com este livro. Acho que vou gostar bastante :)

    ResponderEliminar