SÉTIMA ARTE ◾ LOVE, SIMON

Fotografia da minha autoria



«Todos merecem uma grande história de amor»


O meu vínculo à sétima arte, vocês sabem, não é o mais estreito e tende a enfraquecer graças ao facto de preferir ler o livro antes de assistir à adaptação cinematográfica. Recentemente, quebrei esta tendência, pois percebi que, de outro modo, demoraria a conhecer uma história tão amorosa e pertinente como Love, Simon.


O ARGUMENTO

Simon Spier tem 16 anos, uma personalidade carismática, cativante, e uma família e um grupo de amigos que o adoram - e respeitam. Até aqui, nada de alarmante. O problema é que esconde um segredo: é homossexual.

Encobrir esta parte de si nunca foi algo consciente, mas a verdade é que nunca a revelou ao seu núcleo mais próximo. Só quando começou a enviar mensagens regulares a Blue, um correspondente anónimo numa situação semelhante, é que despertou para um conjunto de questões sobre aceitação e autodescoberta.

A vida de Simon fica do avesso assim que alguém tem acesso ao seu e-mail e torna as mensagens públicas.


A NECESSIDADE DE (NÃO) NOS ASSUMIRMOS

O tom descontraído e cómico do enredo fascinou-me e fez com que toda a experiência de acompanhar a jornada de Simon fosse ainda mais especial, porque é evidente o seu desconforto, mas também o seu à vontade. Naturalmente, debate-se com alguns conflitos internos, mas não transforma a sua vida num drama.

Assistir a este filme permitiu-me refletir sobre a injustiça dos padrões duplos. Ou seja, porque é que um heterossexual não tem de se assumir, mas um homossexual sim? Perdoem-me se estiver a ser spoiler, mas existe uma cena deliciosa sobre esta situação, porque vemos heterossexuais a assumirem-se às suas famílias e o quanto isso é estapafúrdio e o quanto perpetua uma pressão desnecessária - já basta que as pessoas sintam o peso da diferença por terem uma orientação sexual que a sociedade considera não ser a norma.

Em simultâneo, levou-me a considerar que este processo de aceitação talvez necessite de ser verbal por um motivo: ao assumirmos quem somos, temos a capacidade de mostrar a alguém no mesmo comprimento de onda que não caminha sozinho e que não tem de se sentir envergonhado, e muito menos que tem de se esconder. No fundo, é uma maneira de quebrar tabus e preconceitos, criando uma bolha segura de empatia.

Love, Simon é sobre aprender a confiar. É sobre errar e tentar consertar falhas. Principalmente, é uma história de amor - próprio e pelo outro - como as verdadeiras histórias de amor devem ser: vulneráveis, puras, sem descurar a comunicação entre pares e sem receio de sermos quem somos. Agora, quero muito ler o livro.

Comentários

  1. Li o livro no ano passado e confesso que tenho em conta a temática estava à espera de melhor, não foi um livro que me tenha arrebatado. Quanto ao filme comecei a vê-lo há uns tempos, mas depois não continuei. Tenho que ir ver se ainda está disponível.
    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro ainda não li, por isso, não tenho termo de comparação. Já do filme gostei imenso, porque acho que conseguiu, de uma forma descontraída, passar por vários temas pertinentes. E sem fazer um grande drama, porque nem sempre é precisamos dessa energia para passar a mensagem

      Eliminar
  2. Não vi o filme mas acredito que seja muito interessante de ver
    .
    Feliz terça-feira de Carnaval. Saudações cordiais.
    .
    Poema: “” É Carnaval: Brinque-se … ””…
    .

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Na maior parte das vezes, sou igual, ainda para mais, porque não ligo assim tanto à sétima arte, confesso
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  4. Quero muito ver :) E sim concordo com o ultimo paragrafo que me fez lembrar a historia do Charlie e do Nick de Heartstopper *.* Sem pressoes e sem stresses tudo acontece quando tem de acontecer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho, minha querida :)
      O Nick e o Charlie são um tesourinho!

      Eliminar
  5. Vi o filme há já alguns anos e adorei. Este post deixou-me com vontade de o voltar a ver ahah! E também gostava muito de ler o livro, mas gostei tanto do filme que tenho medo de ficar desiludida quando ler o livro se a adaptação não for fiel!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Das poucas opiniões que li sobre o livro, acho que não há esse risco :)

      Eliminar
  6. Acho que me parece ser mais uma boa sugestão para ver, mas ainda não conhecia de todo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar

Enviar um comentário