CLUBE LEITURAS DESCOMPLICADAS ◾ VOCÊ NUNCA MAIS VAI FICAR SOZINHA, TATI BERNARDI

Fotografia da minha autoria



«Ser filha, ser mãe e todos os sentimentos desmesurados pelo meio»

Avisos de Conteúdo: Linguagem/Cenas Explícitas, Morte


A vida parece uma repetição de ciclos. Quando vivemos experiências semelhantes a quem nos é próximo, ficamos com perspetivas distintas, quase como se soubéssemos o antes e o depois. Assim, deixei-me envolver nesta dança narrada no livro de Tati Bernardi, que foi a minha escolha para o Clube Leituras Descomplicadas.


REVISITAR PAPÉIS

Você Nunca Mais Vai Ficar Sozinha, ao contrário do que esperava, não um livro de não ficção: é um romance que nos permite conhecer Karine, uma mulher de 35 anos, grávida. E esta nova fase é-nos relatada ao longo de várias consultas com a sua enfermeira, que servem de impulso para refletir sobre uma série de memórias.

«Agora não dá tempo de cair. Pular da janela está programado para quando meu filho estiver indo pra faculdade. 
Me desesperar, estou sem horário nesse semestre. Crise de pânico, tentei encaixar, mas não encontrei data»

Ri-me muito com a protagonista, porque tem uma forma descomplicada de ver o mundo, ainda que também se revista de inseguranças e de medos. Inclusive, acho que o que torna este livro tão especial é mesmo o equilíbrio entre a tristeza e o sarcasmo, entre a angústia e a tentativa de amenizar os receios e as preocupações. Karine é despretensiosa e as coisas são como são, por isso, em nenhum momento faz por romancear o que lhe acontece e o que pensa, nem sequer filtra a sua personalidade. Nascida «numa família disfuncional», acaba por revisitar o seu papel enquanto filha, agora que está a pouco tempo de se tornar mãe.

«Já tenho preguiça da opinião do vizinho, da crítica da avó, 
do revirar de olhos das pessoas sem filhos na ponte aérea»

Por falar em mãe, esta narrativa é um retrato fabuloso deste vínculo familiar, em específico, uma vez que nos mostra uma dinâmica conturbada, que oscila entre o amor e a raiva, entre a dependência, a loucura e atos de pura rebeldia. Além disso, mostra-nos o quanto nos vamos moldando através destas relações afetivas. Portanto, embora exista um cenário de inquietude, com alguns traços neuróticos, o título da obra demonstra o destino da personagem - consoante a ocasião, isso talvez pareça mais uma prisão do que um estado de graça.

«Fui entendendo que só meu corpo falho, sobretudo falhando, poderia receber amor»

Você Nunca Mais Vai Ficar Sozinha está escrito com humor, mas é nesse tom que explora expectativas, traumas, transformações corporais e o peso da solidão, porque a maternidade não é linear e porque, no meio de um caminho assustador, há espaço para que cada pessoa se redescubra e se liberte dos seus fantasmas.


🎧 Música para acompanhar: Lugar Certo, Iolanda


◾ DISPONIBILIDADE 

Wook: Livro | eBook [português do Brasil]
Bertrand: Livro | eBook [português do Brasil]

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥  

8 comments

  1. Não conhecia este livro nem a autora, mas fiquei com vontade de ler, a permissa parece-me muito interessante.
    Boa semana, minha querida. Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou desejosa de ler mais livros da autora, adorei a escrita!
      Obrigada e igualmente, minha querida

      Eliminar
  2. Acredito que seja um livro com uma narrativa muito interessante de ler
    .
    Semana feliz… cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Hum, me parece ser mais um bom livro para se ler
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  4. Quero muito ler pois depois do que me disseste do instagram acho que vai de encontro ao que eu penso :)

    ResponderEliminar