ALMA LUSITANA
PERIFERIA, CATARINA COSTA

Fotografia da minha autoria



«A vida de uma mulher num universo totalitário»

Avisos de Conteúdo: Morte, Referência a Doenças


O mundo pode ser um lugar desconhecido, com limites difíceis de traçar, sobretudo, quando não sabemos ao que vamos, quando não temos noção do chão que pisamos. Vagueando sem destino, procurando diminuir as atenções dos demais, há um instinto de sobrevivência que aparenta emergir. Assim é o livro de Catarina Costa.


ENTRE O SILÊNCIO E A CLANDESTINIDADE

Periferia é um romance distópico, com uma temática de ficção especulativa a pautar a narrativa. Neste ambiente, que divide a sociedade em Pacientes e Não Pacientes, acompanhamos o quotidiano de uma mulher sem nome, que pertence ao primeiro grupo e que tenta permanecer oculta, de modo a mudar o seu destino.

«A Periferia não fica nem perto nem longe, e penso 
que é essa a ideia que as autoridades querem sugerir»

A tristeza dos acontecimentos, os silêncios desconfortáveis e uma certa clandestinidade fazem com que esta história tenha imenso potencial, no entanto, ficou aquém das minhas expectativas, porque não consegui relacionar-me com a personagem principal. Se, por um lado, achei interessantes alguns dos seus debates internos e comportamentos, por outro, o início demasiado lento e repetitivo criou uma distância entre nós.

«Há um certo tipo de temor que está em todo o lado. 
Nenhuma casa é um refúgio completo»

É evidente o ambiente opressivo e o medo de fazer algo que a denuncie. Apesar de me ter sentido a andar em círculo, também reconheço que a narrativa foi crescendo e que esta Periferia adquiriu um foco intrigante - com pena minha, algo tardio. Levando-nos para novos territórios, fiquei com mais perguntas do que respostas.


🎧 Música para acompanhar: Sempre Rente ao Chão, Noiserv


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

10 comments

  1. Mais uma sugestão a ter em conta!
    Boa semana!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Fiquei mesmo curiosa com a narrativa deste livro. Vou levar a sugestão.
    Obrigada, minha querida.
    Beijinho grande e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres oportunidade de ler, gostava de saber a tua opinião :)
      Boa semana, minha querida

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Tem aspetos interessantes, mas confesso que não correspondeu às minhas expectativas
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  4. Mais uma sugestao que me deixou curiosa. Muito obrigada pela partilha, minha querida *.*

    ResponderEliminar
  5. Hum, que me parece ser mais uma boa sugestão para ler e até conhecer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar