MOLESKINE DE FEVEREIRO

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de momentos colecionáveis»


O mês mais pequeno do ano parece que ampliou, sobretudo, na última semana e meia, só para que conseguisse viver momentos tão bonitos. Continuou a reservar-me dias de nariz entupido e de tosse quase cavernosa, mas tudo isso foi mínimo comparado ao resto. Entre reencontros, novas experiências, voltar a lugares/eventos que me fazem feliz e palavras especiais, fevereiro entrou para o quadro de favoritos.


       MOMENTOS       

Aniversários
É sempre maravilhoso celebrar mais um ano de vida de pessoas que nos são tanto. Num ambiente intimista, festejei o aniversário do meu pai, que será sempre um dos meus maiores exemplos. Dias mais tarde, através de vídeochamada, porque a distância física não permitia outro cenário, foi tempo de mimar a minha empresa de limpeza favorita (ele perceberá sempre o contexto). Que os laços se continuem a estreitar.

Terapia de Casal
A Rita da Nova e o Guilherme Fonseca regressaram ao Hard Club, desta vez para brilharem na sala 1, com o Terapia de Casal. Claro que não podia perder a oportunidade de os rever, por isso, na companhia da Sofia, marquei presença no espetáculo e sinto que conseguiram superar todas as expectativas - quem diria que o Farmville ainda era tendência em 2023! No final, conversei um bocadinho com ambos e foi maravilhoso.

Jantar com a Gémea e o T.
A vida está sempre em movimento e há mudanças inevitáveis. No entanto, se existem elos que sinto que são inquebráveis são o desta amizade. Aproveitando o roteiro gastronómico que temos para explorar, matamos saudades, conversamos muito e fizemos planos para um futuro próximo. Ficou claro, durante o jantar, que sou péssima com coordenadas, mas sou uma sortuda por os ter na minha vida.

      

      

      

      

Outros apontamentos bonitos do mês: visitar os Bombeiros Sapadores de Gaia, a entrevista para A Marca da Marta - Colecionadores do Mundo -, o Porto a passar na Taça, ter mais duas compras no Trade Stories.


       LEITURAS       

📖 As Coisas Que Faltam, Rita da Nova

📖 Preciosa, Nelson Nunes

📖 Você Nunca Mais Vai Ficar Sozinha, Tati Bernardi

📖 Periferia, Catarina Costa


Outras leituras do mês: Maus (Art Spiegelman), A Flor e o Peixe (Afonso Cruz), Independente Demente (Miguel Esteves Cardoso), Orgulho e Preconceito (Jane Austen) e Deve Ser, Deve (Guilherme Fonseca).


     FILMES, SÉRIES & PODCASTS     

Sintam a conquista: há um filme nesta lista!

Assistir a este filme permitiu-me refletir sobre a injustiça dos padrões duplos. Ou seja, porque é que um heterossexual não tem de se assumir, mas um homossexual sim? Perdoem-me se estiver a ser spoiler, mas existe uma cena deliciosa sobre esta situação, porque vemos heterossexuais a assumirem-se às suas famílias e o quanto isso é estapafúrdio e o quanto perpetua uma pressão desnecessária - já basta que as pessoas sintam o peso da diferença por terem uma orientação sexual que a sociedade considera não ser a norma.

Podcasts
🎤 Par de Jarras, porque a Ana Garcês e a Catarina Alves de Sousa estão de volta ao podcast;
🎤 Livra-te #65, com as tão aguardadas green e red flags literárias da Rita da Nova e da Joana da Silva;
🎤 Palavra #30, com uma conversa entre a Maria Isaac e a sua editora, Diana Garrido, para sabermos mais sobre este universo da edição e da relação entre editores e escritores.


       À MESA       

Neste segmento, tenho dois destaques para partilhar convosco.

Da Terra
Já tinha ido a este restaurante, mas voltei lá com a Sofia, antes de irmos ver Terapia de Casal, e reforcei a minha impressão inicial: é um local encantador, com comida deliciosa. Em regime buffet, temos a possibilidade de experimentar várias opções, o que acaba por ser muito mais interessante.

Passata
Este restaurante italiano fica na Maia e foi uma descoberta incrível, graças ao jantar com a gémea e o T. Adorei o ambiente da sala e o atendimento acolhedor. Para além disso, a comida é ótima. Comi a pizza Mar e Monti, picante como eu adoro, e uma Panna Cotta com calda de frutos vermelhos, que estava no ponto.

      

Também experimentei um chocolate negro com recheio de limão. Não desgostei, mas também não me convenceu por completo. Acho que tenho de voltar a experimentar, para tirar todas as dúvidas.


       ENTRE LINHAS       

Caneta para delinear olhos d' O Boticário
A minha relação com a maquilhagem não é a mais próxima, até porque a falta de jeito é evidente, mas tenho tentado fazer eyeliner com regularidade e acho que encontrei o produto que melhor resulta comigo.

   

Confissões de Um Livreiro
Não sigo esta conta há muito tempo, mas tem sido fascinante descobrir todas as histórias que o Zé Livreiro tem para partilhar, até porque encontramos de tudo um pouco, sempre com imensa graça, ironia e/ou comoção.

Senti cada palavra como se as tivesse vivido. É, também, por esta razão que a escrita me atrai, porque, pela forma como o seu autor se envolve no texto, há pontes que se erguem. Esta história não é minha, mas a Sofia foi generosa o suficiente para que a sentisse como tal. Acho mesmo que foi um dos melhores textos que já li dela. Fizesse parte de um livro e teria várias passagens marcadas com post-its.


       JUKEBOX       

Top 5 de favoritas
🎧 Só Depende de Nós (D'ZRT);
🎧 Do Avesso (Inês Marques Lucas);
🎧 Tudo Bem (Lázaro);
🎧 We Go Down Together (Khalid & Dove Cameron);
🎧 Saída de Emergência (Diogo Piçarra).


Álbuns: Gloria (Sam Smith), Murmúrio (Marta Lima), Tristana (Stereossauro) e Hipersensível (Rita Onofre)


       GRATIDÃO       

«(...) nenhuma história se conta sem marcas na pele»

Fevereiro reservou-me vários pedaços de gratidão, entre eles: a possibilidade de me reencontrar com amigos e de conhecer a Rita da Nova e o Guilherme Fonseca, graças ao espetáculo Terapia de Casal.


Como correu o vosso mês?

Comentários

  1. Que mês de fevereiro incrível. Por cá, Fevereiro foi um mês de decisões relativas à escrita. Escrevi um capítulo inédito para o meu Ao Teu Lado, que sinto que foi das melhores decisões que tomei (quem leu gostou!). Decidi tomar uma decisão relativamente à publicação do meu Ao Teu Lado e as novidades chegam já amanhã :) Estou muito entusiasmada.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, minha querida, fico mesmo feliz!
      Estarei atenta a essas novidades :)

      Eliminar
  2. Aproveito para desejar um ótimo mês de março, que está mesmo a chegar!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Que mês tao bom *.* É incrivel como é que um mês tao pequenino foi recheado de tantas coisas boas :) Por aqui estou pronta para abraçar o meu Março, despedindo-me de Fevereiro com o coração cheio de gratidão *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, questionei-me o mesmo :)
      Que venha março e que seja recheado de momentos inspiradores

      Eliminar
  4. Que foi um mês cheio de coisas boas e de bons momentos.
    Só espero que o proximo mês seja cheio de coisas boas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar

Enviar um comentário