ALMA LUSITANA
PRECIOSA, NELSON NUNES

Fotografia da minha autoria



«Um romance baseado numa história real»

Avisos de Conteúdo: Violência Doméstica, Depressão, Morte


A minha infância, do pouco que me recordo, foi tranquila e saudável, sobretudo, no que diz respeito ao ambiente familiar, pautado por dinâmicas funcionais, muito amor e respeito entre todos. Foi com estes alicerces que cresci, por isso, não posso fingir que compreendo a mágoa de um filho que é vítima de um cenário de horror constante. Mas sei que ler o livro de Nelson Nunes tornou-se importante por esse mesmo motivo.


UMA CARTA DE AMOR, UMA HISTÓRIA DE SALVAÇÃO

Preciosa é um relato duro e desarmante, de alguém que já poderia não estar aqui para partilhar todos estes episódios que o moldaram, que lhe mostraram que o ser humano consegue ser protagonista de atos hediondos, mas que há quem se recuse a seguir esta linha e que seja um verdadeiro exemplo de coragem.

«Quando há medo, tudo o que habita fora dele não existe»

Creio que deve existir um grande sentido de empatia pelo próximo para que se revisitem assuntos tão privados, cujas feridas e traumas talvez nunca venham a sarar por completo. É através da visão de Marco que conhecemos a infância e a adolescência do autor, que é, também ela, um espelho da realidade de várias famílias, onde o medo, a instabilidade emocional, as agressões e a ausência de liberdade são dialetos transversais. Com um certo distanciamento, Nelson Nunes expõe o seu tormento de uma maneira muito lúcida.

«O resultado está à vista de todos e é por isso que o escrevo. De maneira a que se entenda que, quanto tudo parece prestes a desmoronar-se, a acção de um único ser humano pode ser capaz de transformar o mundo à sua volta...»

Aninhei-me a ler esta história e senti-me pequena. Aliás, acho que não é possível avançar nesta leitura com outra sensação, quando é evidente que continuamos a falhar enquanto sociedade; quando é evidente que nem dentro de quatro paredes há segurança, conforto e uma noção fidedigna de lar. Quando uma das pessoas que mais nos deveria proteger é fonte permanente de traumas, como é que se sobrevive? Como é que se consegue andar na rua sem se olhar sempre por cima do ombro, à espera que o pior desfecho se concretize?

«Tinha diante de si a prova de que estava sozinha 
e à mercê do monstro. Ou fugia ou deixava-se matar»

Esmeralda é exemplo de resiliência e comprova que a salvação é possível. Mas nem todas as mulheres conseguem fugir desta toxicidade, ainda são demasiadas as que morrem às mãos de um cobarde e de um sistema que retira qualquer esperança de justiça, de paz. Ainda assim, é possível escrever uma história diferente, se não fecharmos os olhos, se não nos tornarmos «cúmplices pela ausência». Por isso, sinto que a mensagem é crucial, porque pode despertar mecanismos de defesa, sem nunca ocultar que o caminho é difícil.

«Qualquer agressão é um acto de cobardia. Não apenas por diminuir fisicamente a vítima, 
mas por querer exibir, de forma cruel e descarada, que se é melhor do que o outro»

Estava à espera de encontrar outra estrutura narrativa, com menos saltos cronológicos e no tipo de narrador. No entanto, é um livro imprescindível, que nos alerta para uma realidade ainda invisível, da perspetiva de quem, muitas vezes, não tem voz. Sem floreados, sem qualquer pretensão de camuflar a dor extrema, Preciosa reveste-se com um fundo de amor e com uma história de salvação com o condão de nos reerguer.


🎧 Música para acompanhar: Tempestade, Carolina Deslandes
📖 Do mesmo autor, li e recomendo: Com o Humor Não se Brinca


◾ DISPONIBILIDADE ◾

Wook: Livro | eBook
Bertrand: Livro | eBook

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Acredito que seja um livro apaixonante de ler
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Fiquei muito curiosa com este livro. Nunca li nada do autor.
    Vou levar a sugestão.
    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho, minha querida. A forma como escreve é contagiante!

      Eliminar
  3. Gosto de personagens inspiradoras como a Esmeralda. Adorei a foto do post *.*

    ResponderEliminar
  4. Me parece ser mais um bom livro para conhecer e até ler
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar

Enviar um comentário