ESTANTE CÁPSULA
OS ÚLTIMOS LIVROS DE POESIA QUE LI

Fotografia da minha autoria



«Tudo repousa no silêncio»


Os meus livros são organizados por autor, independentemente do género que escreveram, mas tenho procurado manter os de poesia todos juntos, talvez para me relembrar do quanto ainda tenho por explorar.

Embora continue a assumir que o meu peito pensa em verso, as leituras dentro deste universo permanecem escassas. Mas, sempre que me perco num novo exemplar de poesia, é como se transcendesse para aquele tipo de silêncio que conversa tanto connosco, que parece mostrar tão pouco e, afinal, mostra o mundo inteiro - sobretudo, o que vem de dentro, num dialeto visceral, que nos encaminha para uma experiência intimista.

Curiosamente, sinto-me sempre um pouco à deriva, quando a intenção é escrever sobre livros do género, porque sinto que me faltam ferramentas para analisar em pleno e porque, sendo das leituras mais pessoais, a mensagem chega-nos com distintas roupagens, quase como se estivéssemos a ler obras distintas - talvez por isso opte por me centrar mais em todas as sensações que despertou em mim e não tanto na parte formal.

Foram três os últimos exemplares poéticos que descobri e é sobre eles que venho conversar.


PARA QUE O FOGO ACONTEÇA, FILIPE HOMEM FONSECA


Um livro que é uma estrada: para fugir ou para voltar aos lugares que conhecemos de cor. Foi a minha estreia no autor e gostei bastante do jogo de palavras, de sons e de imagens; e da maneira como conseguiu equilibrar as profundezas da alma humana com as suas banalidades. Comum a todos estes poemas há uma chama e uma vontade imensa de algo, e nós somos levados nesse embalo.

«três candeias e uma vontade néscia
de te descobrir num sopro, de fora»

🎧 Música para acompanhar: Estrada, Pedro Mafama


A ESTRADA PARA FIROPÓTAMOS, FILIPA LEAL


Avisos de Conteúdo: Referência a Suicídio

Firopótamos é um lugar de Milos, na Grécia. E este livro é um longo poema a Ítaca, à viagem que acompanhamos pelos versos da poeta. Com vários pormenores dessa travessia, é como se estivéssemos ao seu lado. Confesso que não me arrebatou, mas é sempre interessante descobrir a forma como tece memórias.

«Deve ser o sol, que ali ensina a cair»

🎧 Música para acompanhar: Adeus, Até Mais Ver, Homem ao Mar



OS PÁSSAROS, AFONSO CRUZ


Um livro absolutamente amoroso! Fico sempre fascinada com a maneira como Afonso Cruz brinca com os termos (em prosa e em poesia) e com a sua capacidade para os tornar tão visuais, transportando-nos para o cenário e/ou para a situação descritos. E as ilustrações? Lindíssimas. Lê-se num sopro, mas leva-nos por várias interpretações de um tema comum. E com um vínculo à Natureza, também eu acreditei que podia voar.

«Os melhores homens
Têm ombros em vez de gaiolas»

🎧 Música para acompanhar: Os Pássaros Quando Morrem Caem no Céu, Madredeus

📖 Do mesmo autor, dentro do género, li e recomendo: O Livro do Ano e Paz Traz Paz

Comentários

  1. Confesso que poesia é um género que exploro pouco.
    Vou levar as tuas sugestões.
    Obrigada pela partilha, minha querida.
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acontece o mesmo comigo, embore vá tentado priorizar mais obras dentro do género
      Boas leituras, minha querida

      Eliminar
  2. Não sou a maior fã de poesia, mas deixaste-me curiosa! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  3. Olha que ainda não conhecia de todo, mas vou lhe levar a sugestão
    Um bom fim de semana
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres oportunidade de ler algum, espero que seja uma bela viagem
      Obrigada e igualmente, Sofia

      Eliminar

Enviar um comentário