notas literárias nov'24

Fotografia da minha autoria



A banda sonora de uma viagem literária


A playlist das leituras de novembro talvez tenha sido a mais difícil de construir, porque exigiu uma procura aprofundada, para a maioria dos livros. Além disso, é provável que seja a que inclui os temas mais aleatórios e distantes entre si - o que, devo confessar, não é algo que me incomode, até porque aprecio essa diversidade.


lisboa, chão sagrado, ana bárbara pedrosa
Quina da Cama, Pedro Sampaio ▫️ A cama é denominador comum entre as personagens que se cruzam neste livro. Ademais, parece que nenhuma vai dormir sozinha, só não sei se «o que acontece no quartinho fica no quartinho», porque temos acesso a todas as aventuras e interações que procuram, que experienciam, que as moldam. Com muito sexo e funk à mistura, achei que esta seria a combinação ideal.

a noiva judia, nuno nepomuceno
Desolate Beauty, Richard Lacy ▫️ Tive dificuldade a associar uma música a este livro, até que me ocorreu ver o trailer oficial de promoção, porque acreditava que se aproximaria daquilo que o autor também tinha idealizado para a história. E foi assim que cheguei a Richard Lacy e percebi que um tema instrumental era o que mais se enquadrava neste enredo.

ninguém escreve ao coronel, gabriel garcía márquez
Zapatos Nuevos, David Mansfield ▫️ Queria muito uma canção que espelhasse a melancolia e esperança desta narrativa, que se revelou uma das mais bonitas que li do Gabo. No entanto, como não me lembrei logo de uma que fizesse justiça ao seu universo, acabei por me cruzar com o álbum de David Mansfield, El Coronel no Tiene Quien le Escriba, e optei por lhe associar o instrumental cujo título me transporta para uma das cenas mais memoráveis da obra.

paixão, maria teresa horta
O Teu Cheiro, Bispo ▫️ Um dos meus poemas favoritos do livro tem o mesmo título que a música do Bispo, portanto, lembrei-me logo dela. Além disso, como falam ambos de saudade, de memória e de alguém que queremos sempre por perto, achei que combinavam muito bem.

frango com ameixas, marjane satrapi
Le Journée de Nasser, Olivier Bernet ▫️ A novela gráfica da autora iraniana tem como protagonista um famoso músico de tar. Por esse motivo, assumi que o tema para esta nota literária seria um instrumental, só não estava a contar ter tantas dificuldades para selecionar um: em parte, porque não sou a ouvinte mais assídua nesse campo; em parte, porque não me ocorreu qualquer filtro que facilitasse a procura. Quando descobri que a obra foi adaptada ao cinema, pesquisei pela banda sonora e foi assim que cheguei a Le Journée de Nasser. Na realidade, sinto que podia ter escolhido qualquer uma da lista, mas, uma vez que o livro é mesmo sobre os dias de Nasser Ali Khan, fez-me sentido seguir este caminho.

beloved, toni morrison
Carta de Alforria, Plutonio ▫️ Bastou-me ler este nome uma vez no livro para saber que o interligaria com o tema do Plutonio, porque as mensagens cruzam-se e parece existir uma certa continuidade entre a história e a música. Falando ambas de um período histórico conturbado e da noção de liberdade, senti que não valia a pena procurar por outra correspondência, já que tinha encontrado a dupla perfeita.

tocar piano e falar francês, martim sousa tavares
Bebe & Dorme, David Bruno ▫️ Contrariando a tendência desta playlist, ainda não tinha começado o livro do Martim Sousa Tavares e já sabia, pelo menos, qual o artista que lhe associaria. Isto porque, aquando da sua sessão de apresentação na Feira do Livro do Porto, partilhou que uma banda sonora possível para esta obra seria Miramar Confidencial, álbum de David Bruno. E foi assim que cheguei a Bebe & Dorme, que faz referência a uma zona do país com história para a família do maestro.

furriel não é nome de pai, catarina gomes
Filha da Tuga, Irma ▫️ Iniciei a leitura e dei por mim a recordar esta música da Irma: por um lado, por causa da questão dos rótulos e, por outro, pelos versos «Sou branca para os pretos, para os brancos sou preta/Sou a mistura da terra e da descoberta/Um passado angolano, futuro lisboeta». Além disso, o título da canção tem uma identidade muito vincada nesta obra da Catarina Gomes.

depois a louca sou eu, tati bernardi
Listen To Your Heart, Roxette ▫️ A referência feita a esta canção tem um tom catártico, como se fosse um ponto de viragem. Por esse motivo, descartei as outras opções musicais que tinha, já que acredito que a Tati Bernardi, nesta obra, merecia terminar com um embalo ainda mais positivo. Vou seguir o exemplo e aumentar o volume. E dançar!

tu és livre?, ana pessoa & mariana malhão
Liberdade, Sérgio Godinho ▫️ Se é para falar de liberdade, então, vou recuperar uma das músicas que mais me enche as medidas, que mais me inspira a não esquecer a importância de agir, de não dar por garantindo o privilégio de ser livre. E que bem que o livro da Ana Pessoa e da Mariana Malhão se lê ao som de Sérgio Godinho!

Comentários

Enviar um comentário