cá dentro, isabel minhós martins, maria manuel pedrosa & madalena matoso

Fotografia da minha autoria



O funcionamento do cérebro, apesar de todos os estudos que nos permitem conhecê-lo melhor, permanece misterioso, uma vez que há imensas ramificações por descobrir. Ademais, como são várias as perguntas que se formulam, fui satisfazer algumas delas no livro de Isabel Minhós Martins, Maria Manuel Pedrosa e Madalena Matoso.


um guia para descobrir um cérebro

Cá Dentro é um guia elucidativo, lúdico e bastante completo, que estabelece uma ponte entre a ignorância e a curiosidade: ignorância, porque cada um de nós parte de um lugar de desconhecimento; curiosidade, porque queremos explorar o fascínio que o cérebro desperta. Se na Antiguidade acreditavam que o órgão responsável pelos pensamentos e pelas emoções era o coração, hoje, perceberam que «tudo o que somos acontece dentro do cérebro», numa comunicação constante com o resto do corpo.

O livro foi construído a várias mãos e com «o apoio de uma equipa de neurocientistas, filósofos e psicólogos», o que me parece muito alinhado com a noção de o cérebro se ir moldando ao meio, aos outros e aos sentidos. Nesta relação de partilha e influência, é percetível que diferentes visões ajudam a compor o quadro geral, a sensibilizar para determinadas perspetivas e a fortalecer uma aprendizagem mais ampla e significativa.

Cada um dos capítulos é sustentado por uma bibliografia cuidada, mas sempre de um lugar descomplicado, com uma narrativa clara, sem conceitos que afastem o público-alvo. Por outro lado, a abordagem não infantiliza o leitor, ao ponto de não o considerar capaz de compreender as temáticas - que vão desde as mais particulares às mais abstratas. As autoras desconstruíram a informação, no entanto, mantiveram a essência dos temas, impulsionando-nos a pensar, a questionar e, inclusive, a sermos criativos.

«Não existimos numa caixa fechada. Para nos construirmos precisamos de criar ligações com outras pessoas, outros cérebros»

A obra cumpre o que promete, porque este «guia para descobrir o cérebro» leva-nos a refletir sobre vários assuntos vitais para o ser humano. Além disso, tem ilustrações belíssimas, que tornam a experiência de leitura mais rica e sensorial, e desmistifica o peso atribuído à ciência: acho que tendemos a considerar que é uma área acessível apenas a um grupo muito restrito de intelectuais, mas, nestas páginas, sinto que fica claro que é possível apreender conceitos complexos de uma forma simples e divertida.

Cá Dentro soma todas as partes que nos compõem e que se unem para trabalhar em simultâneo, contando a nossa história. E, tendo em conta que «não existimos numa caixa fechada», que nos vamos moldando através de distintas ligações e desafios, também apresentam propostas para pormos em prática. Hei-de revisitar este livro.


🎧 Música para acompanhar: Córtex, Capitão Fausto, Orquestra Filarmonia das Beiras & Martim Sousa Tavares


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: Esta publicação contém links de afiliada da Wook e da Bertrand

Comentários

  1. Respostas
    1. É maravilhoso, não é? Queria ver se respondia a algumas das propostas

      Eliminar
  2. Mais um que vai direto para a minha lista!
    Obrigada Andreia! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  3. Uma leitura diferente que me despertou muito o interesse.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também fugiu um pouco do que costumo ler. Agora quero muito descobrir o volume Lá Fora, que, sendo de autoria diferente e com outro propósito, pertence à mesma linha literária

      Eliminar

Enviar um comentário