alma lusitana: os autores de dezembro
Fotografia da minha autoria |
Uma viagem literária para descobrirmos autores portugueses
O último mês do ano, os últimos dois escritores a figurar na lista do Alma Lusitana. Sei que cairia num lugar comum, se perguntasse como é possível já termos chegado aqui, mas é algo que não deixa de me surpreender. Mais tarde, talvez faça um rescaldo desta experiência, até porque não renovarei a iniciativa para uma nova edição, em 2025. Enquanto isso não acontece, e tendo em conta que o mais importante são as opções de leitura, quero convidar-vos para acolherem os nomes de dezembro: João Pinto Coelho, enquanto autor para descobrir, e Maria Isaac, enquanto autora que já li e recomendo.
joão pinto coelho
Nascido em 1967, licenciou-se em Arquitetura no meu ano de nascimento (1992). Apesar de ter vivido grande parte da sua vida em Lisboa, também viveu nos Estados Unidos e foi lá que «chegou a trabalhar num teatro profissional». Além disso, «em 2009 e 2011 integrou duas ações do Conselho da Europa que tiveram lugar em Auschwitz», o que acabou por desencadear a criação do projeto Auschwitz in 1st Per-son/A Letter to Meir Berkivich. Os Loucos da Rua Mazur valeu-lhe o prémio Leya, em 2017.
maria isaac
Natural das Terras de Antuã, formou-se em Marketing, estudou no IMD e, atualmente, dedica-se à área da fotografia e imagem. Não obstante, é na escrita que também encontra o seu rumo e, por isso, em 2017, iniciou «a série de livros Odisseia das Pequenas Coisas». A autora é, ainda, responsável pelo podcast Palavra, desde 2020.
LI E RECOMENDO
Outra obra da autora
O Sono Delas (em co-autoria com Filipa Fonseca Silva, Iris Bravo, Helena Magalhães e Susana Amaro Velho)
O Alma Lusitana tem grupo no Goodreads
Conheço alguns desses livros, mas ainda não li
ResponderEliminarÉs sempre bem-vinda 🥰
EliminarE ja estamos quase em Dezembro... tempo voa *.*
ResponderEliminarFiquei curiosa com estas sugestoes e aguardo os teus reviews para me inspirar :)
Voa mesmo!
EliminarObrigada, minha querida 💛
Da Maria Isaac nunca li nenhum livro. Do João Pinto Coelho li Perguntem a Sarah Gross e na altura gostei imenso.
ResponderEliminarBeijinho grande, minha querida!