O que li por aí #28


«Ser e ter amigos é capaz de ser a maior e mais alegre ambição que se pode ter.


Custa mais perder os amigos que se perderam vivos do que aqueles que se perderam por terem morrido. Mentira: com os amigos que morreram nunca podemos fazer as pazes. Nunca nos zangámos com eles: morreram em paz connosco, fazendo-nos doer mais.

A amizade é um gosto. A verdadeira amizade é um acto de egoísmo: podemos ajudar os nossos amigos, mas do que mais gostamos é deles. Até podemos não gostar de estarmos sempre com eles. Mas gostamos sempre de gostar deles. E, sobretudo, gostamos e precisamos que eles e elas gostem de nós.

A amizade é superior ao amor. O amor é exigente e guloso: precisa sempre da presença de quem se ama. O amor é ciumento e histérico. A amizade é leal, constante e enfaticamente tão empática como irresistivelmente simpática.

O amor — por muito romântico que seja — é sexualmente doido. É muito mais físico e concreto do que a amizade. Na amizade, por exemplo, ocorrem, de vez em quando, com ou sem um excesso de álcool, abraços que, depois de dados, se revelam como inteiramente desnecessários e embaraçosos.

Ser e ter amigos é capaz de ser a maior e mais alegre ambição que se pode ter. Confunde muito o facto de "amigo" e "amor" partilharem as duas primeiras letras, para não falar naqueles sugestivos ós que também lá estão.

Quem tem sorte de encontrar um amor nunca passa, graças a Deus, daquele.

Já os amigos e as amigas podem ascender, milagrosamente, a dois, três, quatro ou mesmo cinco, caso se tenha azar ou má memória», Miguel Esteves Cardoso.

Comentários

  1. Os amigos são preciosos e cada vez mais difíceis de encontrar..

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Li este texto no facebook e adorei!!!! MEC é aquele autor quando fala do amor e da amizade.

    Beijinhos querida <3!

    ResponderEliminar
  3. os amigos são das coisas melhores da nossa vida :)

    ResponderEliminar
  4. r: este ano não vai dar querida, ele teve um acidente de carro, e o conserto vai ficar bastante caro, e ele tem treinos de futebol e jogos de futebol. Por isso não dá, vamos aproveitando o dia a dia :)

    ResponderEliminar
  5. A-D-O-R-E-I, identifico-me tanto com esse texto!

    ResponderEliminar
  6. Obrigado meu anjo ahahah <3 Sabes que eu e os saldos, os saldos e eu somos super amigos :P Não dispenso!!!

    Ai nem me digas nada :( estou mesmo triste por não estudar este ano!!! é uma sensação horrível.

    Amigos tenho poucos mas valem-me muito. é triste quando supostos amigos nos viram as costas... mas isso faz parte da vida, não é?!
    Não me podia identificar mais com o texto!

    NEW POST | DESK DECORATION
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  7. Se calhar é por isso que dantes, quando um homem ou uma mulher tinham amantes extraconjugais, se dizia que tinham amigas ou amigos.
    D. Dinis devia ser um grande putanheiro, e para encobrir os casos amorosos, criou as cantigas de amigo, que correspondiam às cantigas de amor de agora.
    Seja de amigos ou de amores, servem ambas para o mesmo: dar música às gajas. eheheheheh

    ResponderEliminar
  8. Abençoada quinta-feira!!!!!!!!Bjksssssss

    ResponderEliminar
  9. Não há nada melhor do que ter amigos. Eles são parte da nossa família mesmo sem terem o nosso sangue! Uma amizade verdadeira vale tudo na vida :)
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. A amizade é assim e os amigos são o melhor que levamos desta vida :)

    ResponderEliminar
  11. «Até podemos não gostar de estarmos sempre com eles. Mas gostamos sempre de gostar deles. E, sobretudo, gostamos e precisamos que eles e elas gostem de nós.» adorei o texto na íntegra mas esta passagem então é mesmo verdade!

    r: obrigada pelo link fofinha :)

    ResponderEliminar
  12. Concordo, gostei do que li...mas eu a nível de amizade, não sei porquê, não posso falar muito...coisa difícil de se ter!
    Kiss

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Bom texto, nada melhor que desfrutar e dar valor as amizades
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Aquele perfume é muito, muito bom!

    Quem tem amigos não vive na tristeza.

    Ótima quinta, Andreia!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  15. Nada melhor que ter amizades assim !

    r. Nem imaginas às vezes a vontade que tenho em responder da mesma maneira com que falam para mim !

    ResponderEliminar
  16. Achei mesmo certo.
    Eu já é que perdim amigos, e isso doe mesmo.
    Mas certeza quw os meus amigos sao grades pessoas eu adoro eles. E acho que é amor verdadeiro o que eu sito por eles


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Beautiful:-)
    xoxo
    http://sissihope.blogspot.ch

    ResponderEliminar
  18. Sem dúvida, meu bem! Eu aprendi que era mais criativo com menos confusão à minha volta. Até nisso eu mudei. :P

    NEW POST | Giveaway: 2 livros = 1 vencedor
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  19. Como se costuma dizer: não se escolhe a família mas os amigos, sim!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. Para mim a amizade e o amor andam sempre de mãos dadas!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário