As gavetas abertas por... Matilde Ferreira

Fotografias da sua autoria


O sonho é o motor da vida



Antes de mais, quero a agradecer à Andreia pelo convite para participar nesta rubrica tão especial. 

Sou a Matilde, natural do Porto, a viver há 5 anos em Londres. Tenho 41 anos (acabados de fazer) e sou mãe do Lu, um bebé de 21 meses, feito com muito amor e uma pequena ajuda da ciência. Escrevo este post a olhar para ele. Aliás, ele é a minha maior fonte de inspiração, juntamente com o pai.

O meu filhote é a prova viva de que os sonhos se realizam, demore o tempo que demorar, pois tudo acontece no tempo certo. Foi um longo caminho, com momentos bons e momentos menos bons. Mas sempre com a certeza de que tudo iria resultar. Ter a pessoa certa ao nosso lado também ajuda muito. Não vou dizer que foi fácil. Tive os meus momento de fraqueza. Fui abaixo muitas vezes. Mas, por incrível que pareça, foram esses momentos que me deram forças para seguir em frente. Acreditem! É mesmo esse o segredo: acreditar. É esse o verdadeiro mote. Se fosse fácil, não teria tanta “piada”, nem motivação. Isto pode-vos soar a frases feitas, mas acreditem que cada vez mais isto tudo faz sentido.

O sonho de ser mãe acompanha-me desde sempre; desde que o meu irmão mais novo nasceu, há 26 anos, ou mais cedo ainda. Acho que desde que eu brincava com as minhas bonecas. E quando eu estava quase a desistir, eis que aconteceu. Mas não baixei os braços. Nem eu, nem ele, o meu companheiro. Caminhou sempre ao meu lado, e eu ao dele. Ajudou-me tanto, mas tanto. Estou-lhe eternamente grata.

Outro sonho que realizei há pouco tempo foi ver neve. A Natureza, mais uma vez, não me desiludiu. Tanto lhe pedi, ao longo destes 5 anos cá no UK, que finalmente ela concretizou o meu pedido (valeu a pena ter paciência). E foi mágico. Não tenho palavras para descrever este sentimento tão bonito. Ver a neve cair deixa-nos hipnotizados.

Agora, o meu maior sonho é fazer do meu filho um ser humano capaz de trazer harmonia à Humanidade na geração dele, com os bons valores que os meus pais me transmitiram. Tarefa difícil? Talvez. Mas a educação e o respeito começam em casa e eu tenho a certeza que nós vamos conseguir contrariar a situação actual.

Deixo-vos com um poema que me inspira desde criança:


Pedra Filosofal [In Movimento Perpétuo, 1956]

Eles não sabem que o sonho 
É uma constante da vida 
Tão concreta e definida 
Como outra coisa qualquer, 
Como esta pedra cinzenta 
Em que me sento e descanso, 
Como este ribeiro manso 
Em serenos sobressaltos, 
Como estes pinheiros altos 
Que em verde e oiro se agitam, 
Como estas aves que gritam 
Em bebedeiras de azul.

Eles não sabem que o sonho 
É vinho, é espuma, é fermento, 
Bichinho álacre e sedento, 
De focinho pontiagudo, 
Que fossa através de tudo 
Num perpétuo movimento.

Eles não sabem que o sonho 
É tela, é cor, é pincel, 
Base, fuste, capitel, 
Arco em ogiva, vitral, 
Pináculo de catedral, 
Contraponto, sinfonia, 
Máscara grega, magia, 
Que é retorta de alquimista, 
Mapa do mundo distante, 
Rosa-dos-ventos, Infante, 
Caravela quinhentista, 
Que é cabo da Boa Esperança, 
Ouro, canela, marfim, 
Florete de espadachim, 
Bastidor, passo de dança, 
Colombina e Arlequim, 
Passarola voadora, 
Pára-raios, locomotiva, 
Barco de proa festiva, 
Alto-forno, geradora, 
Cisão do átomo, radar, 
Ultra-som, televisão, 
Desembarque em foguetão 
Na superfície lunar.

Eles não sabem, nem sonham, 
Que o sonho comanda a vida, 
Que sempre que um homem sonha 
O mundo pula e avança 
Como bola colorida 
Entre as mãos de uma criança.  


Jamais desistam dos vossos sonhos! Acreditem neles!


Podem encontrar a Matilde no seu blogue: Cantinho da Tily

Comentários

  1. Foi um prazer e uma honra participar neste projecto minha querida Andreia :)
    Jamais deixem de sonhar, acreditem sempre :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante do que li e vou visitar de seguida o Cantinho da Tily.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Sigo a Matilde a algum tempo e adorei esta gaveta! Fico muito feliz que o Lu tenha nascido para lhe dar muito amor e alegria :D

    ResponderEliminar
  4. Tão bom ler esta gaveta. Parabéns Matilde por esta delícia e por este testemunho inspirador. Espero que possa continuar a concretizar todos os seus sonhos. =)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. adorei o post!!
    beijinhos

    |último post|
    https://eyeelement.blogspot.pt/2018/04/6-habitos-que-vao-mudar-tua-vida.html

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro a nossa querida Matilde, a personalidade dela é mágica e encantadora. O Lu está lindo nestas imagens, e felizmente que foi concebido e que faz as maravilhas dos pais...
    Um grande beijinho,
    https://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  7. Adorei o artigo! De facto, se não acreditarmos nem lutarmos pelos nossos sonhos, nada teremos. Temos de persistir e nunca desistir. Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  8. Realizar os sonhos quase nunca é fácil...
    Gostei muito do texto da Matilde, que não conheço...
    Continuação de boa semana, amiga Andreia.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  9. Excelente entrevista...Adirei ;))

    Hoje:- Ainda chove no meu caminho...
    -
    Bjos
    Votos de uma boa Quinta-Feira

    ResponderEliminar
  10. Que postagem mais linda :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. Conheço o cantinho dela, mas não conhecia assim tão bem, obrigada pela partilha
    Beijinhos
    Novo post (Unha Decorada) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  12. Eu adoro crianças e também sonho, um dia, ser mãe :)
    Essa frase do Fernando Pessoa é uma das que mais me caracteriza! Adoro.

    Beijocas para as duas,
    santiago | facebook | instagram

    ResponderEliminar
  13. Sendo o sonho o motor da vida,
    a faz andar a alta velocidade
    tendo eu lido essa bela poesia
    alguém a escreveu em liberdade!

    Gostei digo a verdade,
    eu também não sei mentir
    Andreia, no mundo a evoluir
    não se separe da felicidade!

    Para você Andreia desejo uma boa tarde!

    ResponderEliminar
  14. Um abraço muito muito apertado.
    Eu tenho tambem o sonho de ser mãe. Durante muito tempo fizeram-me bulling de ser feia e gorda e que nenhum homem me ia querer. Deve ser por isso que gosto tanto da serie 'Jane the Virgin. Porque pensei fazer inseminação... Mas hoje tenho um companheiro maravilhoso. .. que antes de eu lhe dizer que aceitava namorar o avisei que queria ser mae, n fosse ele querer um namoro de verao. Estamos juntos a quase 7 anos. Neste momento estou a recuperar de 1 cirugia... tenho de ter paciencia para o meu sonho
    Tenho a certeza que novos sonhos vao encher a sua vida e da sua família 💖💖

    ResponderEliminar
  15. A Matilde é das tais ♡ das que sigo há ja bastante tempo e sempre acompanhei a sua "história " ela é uma guerreira e acredita sempre nas suas capacidades. O Lu é um querido uma criança adorável♡
    Faz por acontecer e ela consegue, é uma querida. Depois é do meu clube ;) O que tambem não deixa de ser uma grande ajuda ahahahahah
    Parabéns pelo texto lindona.
    Um beijão que tu mereces :)

    ResponderEliminar
  16. É isso mesmo, nunca podemos deixar de sonhar, pois "o sonho comanda a vida..."
    Um post perfeito.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  17. Querida que linda postagem, obrigado pela visita,
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  18. Que publicação maravilhosa. Fico contente por ela ter concretizado esse sonho tão importante.

    ResponderEliminar
  19. Não a conhecia mas gostei bastante de ler o texto dela
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. Mesmo!! É ridículo -.-' É que as pessoas acabam por atrasar a nossa vida e não a delas... e nem um pedido de desculpas -.-'

    A Matilde é uma querida :) E este texto é maravilhoso!

    NEW TIPS POST | DRY SHAMPOO: TIPS TO KEEP IN MIND WHEN YOU USE :D
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  21. Os sonhos ajudam-nos a seguir em frente...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  22. Tão bom quando a gente não desiste e todas as forças se juntam para nos fazer riscar mais um ojetivo na vida. Com tanto amor, tenho a certeza que o Lu é mesmo feliz.
    Gostei muito desta gaveta e de conhecer um bocadinho da Matilde, vou dar uma espreitadela no blog dela.

    ResponderEliminar
  23. Oh, que doçura de publicação *.*
    Parabéns à Matilde!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário