Entrelinhas #48

Fotografia da minha autoria


«(...) é um daqueles livros raros que aparecem uma meia dúzia de vezes por década; um magnífico romance literário capaz de tocar tanto o coração como a mente»



O Pintassilgo piscou-me o olho várias vezes, mas nunca me atrevi a adquiri-lo, porque algo me fazia sentir que ainda não estava preparada para conhecer a sua história. No entanto, por coincidência ou por sinal, cruzei-me com o passatempo da Aurore e achei por bem não desperdiçar a oportunidade. E foi assim que, em setembro de 2017, ele voou para fazer ninho em minha casa.

O seu tamanho impõe um certo respeito, mas não se deixem enganar. Nem demover. Porque é daquelas narrativas que nos agarram na primeira palavra e nos convidam a desvendá-la num único fôlego. Esta obra de Donna Tartt - que venceu o Prémio Pulitzer [melhor ficção], em 2014 - foi a minha companhia durante, sensivelmente, duas semanas. E marcou-me profundamente, pela dureza dos factos, pelo amor evidente, pelo constante sentimento de culpa, pelo sofrimento, pelo humor e pela capacidade de superação. No final, confesso, senti alguma angustia por ter que a terminar. Acredito que o poder dos livros passa - e muito - por aquilo que eles são capazes de nos transformar. E depois desta descoberta, seguramente, nunca mais serei a mesma. No melhor sentido possível.

A leitura é fluída, fácil de interpretar e envolvente. Apesar disso, é uma escrita que requer disponibilidade temporal e, sobretudo, mental, porque é repleta de emoções fortes, levando-nos a experimentar diversos estados de espírito - sucessiva e/ou quase simultaneamente. Ser contada na primeira pessoa intensifica o enredo e a forma como percecionamos os acontecimentos. Além disso, tem um lado imprevisível e dramático, mas sem ser em exagero. E a sua componente descritiva está tão bem elaborada que nos transporta para o centro da ação, como se fizéssemos parte daquele contexto. Por vezes, desperta-nos alguma confusão. Não por falta de clareza. Precisamente pelo contrário: a sua fundamentação é tão pessoal, tão direta, tão próxima, que sentimos o alvoroço do protagonista - tantas vezes encarado como um anti-herói, devido à sua conduta pautada por traços de imoralidade.

A premissa é simples, mas vai-se complexificando, até pelos temas, pelas experiências, pelas ligações e pelas filosofias abordadas. Com inúmeros "ses", partimos do presente para conhecermos o passado, regressando ao fatídico dia que mudou a vida de Theo para sempre. Este flasback permite estabelecer um fio condutor e compreender não só o que aconteceu, mas também as repercussões da tragédia. Por sua vez, as constantes reviravoltas ligam-nos à personagem principal, mesmo que nem sempre tenha seguido o caminho mais correto e/ou desejável. Porque vamos procurar colocar-nos no seu lugar. Consequentemente, a sua vida vai proporcionar-nos ensinamentos inesquecíveis, ao mesmo tempo que implicará descobertas intra e inter pessoais, daí que considere O Pintassilgo extremamente fascinante e rico!

Com uma profundidade singular, faz-nos refletir sobre a verdadeira essência do ser humano e sobre a forma como chegamos sempre onde é suposto, apesar das nossas escolhas e decisões. E o quadro - que dá título a esta obra -, mesmo adquirindo um destaque secundário a certo ponto da narrativa, assume um significado único, revolucionário e comovente. No fundo - e socorrendo-me das palavras de Rita da Nova -, este livro é sobre perda [de pessoas e de coisas]. Mas também é sobre aquilo que ganhamos quando perdemos algo. Talvez seja estranho pensar segundo esta perspetiva, mas é como se a vida estivesse a fazer uma troca e, quem sabe, a recompensar-nos de algum modo - e não necessariamente através de uma causa-efeito fixa. Naturalmente, há perdas irreversíveis e insubstituíveis. Porém, algures na nossa jornada, acabamos por encontrar uma luz que nos faz [re]conquistar um novo rumo.



Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«Devido à febre, tinha imensos sonhos estranhos e extremamente vívidos, suores em que dava voltas na cama quase sem saber se era de dia ou de noite, mas na última e pior dessas noites sonhei com a minha mãe: um sonho breve, misterioso, que me deu mais a sensação de ser uma visitação» [p:13];

«Eu vejo-a em casa, pensei. Era em casa que estava combinado encontrar-nos; a casa era o ponto de encontro numa emergência» [p:66];

«(...) mas nunca havia nada de pessoal. Perguntava-me sempre como estás e terminava com pensamos em ti, mas nunca havia nenhum sentimos a tua falta ou quem nos dera ver-te» [p:291];

«Mesmo assim, sentia-me só. Era de Boris que eu sentia a falta, de toda a trapalhada impulsiva que ele era: melancólico, imprudente, colérico, abismalmente irrefletido. O Boris pálido e pastoso, com as suas maçãs roubadas e os seus romances em russo, unhas roídas até ao sabugo e atacadores dos ténis a arrastarem-se na poeira» [p:345];

«Mas naquela noite, finalmente, encontrei-a. Ou, para ser mais preciso: ela encontrou-me. Deu a sensação de ser um caso único, embora talvez nalguma outra noite, nalgum outro sonho, ela volte a aparecer-me assim - se calhar quando eu estiver a morrer, embora pareça quase pedir demasiado» [p:837].



Nota: As gavetas tornaram-se afiliadas da Wook. Por isso, ao comprarem através do link disponibilizado, estão a contribuir para os meus hábitos de leitura. Obrigada!

19 comments

  1. Gostei do título do livro :) e também gosto de leituras leves que pendem até ao último capítulo :)
    Boa sugestão para as férias :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  2. Como sempre maravilhosa análise :-)

    Devias ir colocando também os teus comentários no site da wook ;-) acho que só ia beneficiar a todos!!!

    Acho muito pesado para esta minha fase agora, mas não o vou esquecer!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Estou ligeiramente familiarizada com o trabalho da autoria e sei que por norma, a escrita dela é muito fluída, às vezes quase cantada, e fácil de acompanhar. Ainda não tinha ouvido falar do Pintassilgo, mas deixaste-me curiosa como sempre, coração <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  4. Parece ser um livro bem interessante.
    Obrigado pela sugestão.
    Continuação de boa semana, amiga Andreia.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  5. Acho que já tinha ouvido falar deste livro. Mas nunca o tive nas mãos.
    Gostei da análise e dos excertos... Entendes porque é difícil não comprar livros?

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. O Pintassilgo da gaiola,
    já voou para a liberdade
    em casa de Andreia agora
    encontrou a felicidade!

    Tenha um bom dia, quentinho, de Quinta-feira Andreia.

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia, mas já apontei! Pareceu-me uma história bem interessante! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Só o nome deixou-me logo curiosa, acho engraçado e misterioso ao mesmo tempo.
    "(...) faz-nos refletir sobre a verdadeira essência do ser humano e sobre a forma como chegamos sempre onde é suposto, apesar das nossas escolhas e decisões", conquistou-me e já acrescentei :)

    ResponderEliminar
  9. Não é o tamanho do livro que assusta, nem tão pouco lhe dá qualidade. A lista telefónica é (era...) bem grande e não tinha puto de interesse literário. lol
    R:
    Eu escrevi "trás", do verbo "trazer" e ninguém me avisou. xD
    Não sei se é minha obrigação cuidar de uma pessoa que, há poucos meses atrás se negou a ir comprar-me medicamentos. eheheh
    Esta ficou-me entalada... ehehehe

    ResponderEliminar
  10. Mais uma vez os parabéns pela fotografia, consegues enquadrar sempre o livro na sua mensagem, e só a foto transmite a história!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ando sem tempo para ler mas só a descrição deixou-me curiosa e o teu entusiasmo a falar sobre o livro então ainda mais!Vou guardá-lo na minha lista de futuras leituras!!
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  12. obrigado, meu bem :D espero muito ter conseguido ajudar eheh

    oh :D para começar o nome é super engraçado e mostra que, de facto, é um livro leve. sou fã de livros assim, que primam por serem de fácil leitura e que acabam por agradar à maioria das pessoas. não conhecia a autora, por acaso :D

    NEW OUTFIT POST | A DIFFERENT THURSDAY <3
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  13. Ótima resenha!
    Acho que vou procurar na Amazon.

    ResponderEliminar
  14. Não conhecia mas fiquei curiosa. Tenho que ver se o encontro.

    ResponderEliminar