Book Tag: Sacrificar Livros

Fotografia retirada do site Photo 99px


Pensar em imolar um livro, mesmo que de uma forma hipotética, provoca calafrios. Apesar disso, não poderia deixar de responder ao desafio da C. [O meu reino da noite] e da Matilde [Cantinho da Tily], a quem agradeço desde já, que me nomearam para a Book Tag Sacrificar Livros. O objetivo é, portanto, selecionar uma obra da qual não nos importaríamos de prescindir em cada um dos cenários apresentados. Será que foi fácil? Garanto-vos que não. Mas vamos descobrir!



1. Um livro muito falado

Vamos começar com um Apocalipse de zombies! Digamos que estás numa livraria, apenas a ver, quando BAAM! ATAQUE ZOMBIE! Um anúncio é feito através do sistema de som a dizer que o exército descobriu que a única fraqueza dos zombies são livros muito falados. Qual o livro que todos dizem que é fantástico, mas que tu odeias mesmo e começas a mandar aos zombies, sabendo que vai contar como um livro muito falado eliminado assim os zombies com sucesso?


Resposta: Tive alguma dificuldade em responder a esta, porque não tenho nenhum livro lido que possa encaixar nesta situação. Por isso, optei por escolher exemplares bastante falados, mas que não me despertam propriamente interesse: Os Jogos da Fome.


2. Sequela

Digamos que acabaste de sair do cabeleireiro com um novo corte de cabelo BOMBÁSTICO e BOOOM, chuva torrencial! Que sequela estás disposto a usar como guarda-chuva para te protegeres?


Resposta: Segui a linha de pensamento que utilizei para responder ao contexto anterior. E voltei a selecionar livros que não li, mas que não me importaria de utilizar por não fazerem o meu estilo de leitura: qualquer um da Saga Divergente.


3. Um clássico 

Digamos que estás numa aula e o teu professor de português está a falar e a falar de como este clássico mudou o mundo, como revolucionou a literatura e tu cansas-te tanto de ouvir isso que lhe atiras o clássico mesmo à cara. Porque sabem que mais? Este clássico é estúpido e vale a pena seres castigado só para mostrares a todos como te sentes! Que clássico atirarias?


Resposta: Amor de Perdição. Tive que o ler para um contrato de leitura, no 10º ano. E, para além de sentir que não foi o momento mais indicado para compreender a obra, ser uma imposição da professora influenciou negativamente a minha leitura - como não era o livro que pretendia, acabei por não desfrutar da história. Desde então, criei-lhe uma certa aversão. Ainda assim, gostaria de lhe dar uma nova oportunidade. 


4. O livro que menos gostas na vida 

Digamos que estás a passar algum tempo na biblioteca quando BAAM o aquecimento global desaparece e o mundo lá fora torna-se um terreno congelado. Estás preso e tua única hipótese de sobrevivência é queimar um livro. Qual o primeiro livro para o qual corres, o livros que menos gostas na vida, que livro não te arrependerias minimamente de queimar?


Resposta: É muito difícil não gostar de um livro, porque encontro sempre pontos de interesse. No entanto, como referi neste Entrelinhas, não me consegui identificar com O Modelo, razão pela qual estaria disposta a sacrificá-lo nestas circunstâncias.




Nota: Ontem, estive à conversa com a Matilde Ferreira. Para quem quiser ler, basta ir aqui.

Comentários

  1. Ando adorar os teus posts sobre os livros :)

    https://quase-italiana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Boas perguntas e elogiáveis respostas. Gostei ...
    .
    * Amar-te na periferia do Contratempo *
    .
    Cumprimentos Poéticos

    ResponderEliminar
  3. Que desafio engraçado :p
    Eu estou de acordo logo com as duas primeiras, porque também não me chamam muito à atenção, aliás vi alguns dos filmes e não achei assim tanta graça também :D

    R: Obrigada, de coração, por seres sempre tão linda <3

    ResponderEliminar
  4. E gostei muito de ler a entrevista, há sempre algo novo :)

    ResponderEliminar
  5. O desafio está bem engraçado. Em algumas das situações eu conseguiria escolher facilmente o livro. No entanto, o clássico seria aquele que teria mais dificuldade em escolher. Ler livros por imposição é meio caminho andado para o desinteresse. Aconteceu-me isso com "Os Maias". No entanto, já lhe dei uma segunda oportunidade e posso dizer que, para além de ler aquele livro de outra forma, até que gostei dele. Devias tentar fazer o mesmo com o "Amor de Perdição" ;)

    Beijinhos,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
  6. Hehe valeu a pena ter tevnomeado porque gostei muito das tuas respostas:) realmente senti o mesmo em relação ao Maias que tu sentiste em relação ao Amor de Perdição... nenhum livro deveria ser imposto a ler...
    Foi mesmo um conversa muito interessante :)
    Bjinhosss minha querida*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  7. Fiquei feliz de ter acertado! hahaha! ;D

    Nossa, essa Tag é complicada demais! hehehe! Mas achei divertida (fiquei com vontade de responder também). Não li nenhum desses livros que sacrificou!

    Ótima sexta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde Amiga
    Desejo a você um bom final de semana coberto de muita paz e amor
    O meu abraço.
    Meu novo cantinho.
    https://www.mariaalicecerqueira.com.br
    Com carinho
    Maria Alice Cerqueira

    ResponderEliminar
  9. Andreia gosta dos desafios,
    não deixa escapar nenhum
    sem fim há muitos feitios
    porque é que eu só tenho um?

    Boa noite e bons sonhos Andreia!

    ResponderEliminar
  10. Já tinha saudades das tuas publicações <3 vou lendo aos pouquinhos :*
    E de livros ainda melhor :)
    Beijinho grande <3

    ResponderEliminar
  11. Amor de perdição tambem ja li e gostei, prendeu me até ao fim :)
    Tu lês quantos livros?
    A tua entrevista com a Matilde li e gostei;) és linda por fora e por dentro , já tu disse eu sei 😊

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Numa noite de inverno acabaram-se as acendalhas e queres acender a lareira. Que livro usarias como acendalha? eheh

    ResponderEliminar
  13. Não conhecia este desafio mas adorei :)
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. R: Não conheço (o livro), mas a julgar pelo autor, penso que nem para acendalhas serve. lol

    ResponderEliminar
  15. Ah ah ah o que eu me ri com as tuas respostas! Acho que pelo menos no caso do cabeleiro não conseguia sacrificar nenhum livro!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  16. Queria muito que aquela linha tivesse dado certo pra mim, porque os produtos são cheirosíssimos! ;D

    Vou ver se respondo também!

    Ótima sábado!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  17. Muito obrigado, meu bem :D

    awww, mais uma tag que não conhecia mas que fiquei a gostar muito. Acredito, porém, que não seja nada fácil responder-lhe :P
    Tens de dar uma oportunidade ao Amor de Perdição!!! Ainda hoje choro ao ler :P

    NEW FASHION POST | IT'S OPEN THE BEACHWEAR SEASON. <3
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  18. Lots of good books. Very true that it is difficult not to like any book.I love almost all book which i read till date. there was something in each i like to remember.Thanks for sharing.
    Happy week end.
    My Blog | Instagram | Bloglovin

    ResponderEliminar
  19. Não os Jogos da Fome não xD que dor no meu coração!
    Concordo contigo, não gostei nada de Amor de Perdição ainda por cima, porque foi obrigatório.

    ResponderEliminar
  20. Não gostaste de Amor de Perdição? Ai, que pontada que agora deu no meu coração T.T Tens mesmo de lhe dar outra oportunidade.

    ResponderEliminar
  21. Ora aqui está um desafio muito interessante. E estiveste mesmo à altura dele!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário