A Casa do João

Fotografia da minha autoria


«Brinca-se todo o tempo, mesmo quando se está sério e em silêncio»



A tecnologia, em geral, e as redes sociais, em particular, podem ser bastante benéficas e úteis. Não só para motivos de lazer, mas também para questões académicas e/ou profissionais e, ainda, para a divulgação de projetos autónomos, didáticos e cujo único propósito passa por fornecer conteúdo de qualidade, sem qualquer custo associado. É, portanto, o uso desgovernado que fazemos destes recursos que lhes pode associar desvantagens e perigos iminentes. Como muitas vezes refiro, o segredo passa por uma gestão equilibrada e consciente. E foi, precisamente, numa utilização desta natureza que fiquei a conhecer, através do Instagram, A Casa do João.

Esta revista de literatura infantil e juvenil é «plural, democrática e independente» e tem um «caráter informativo e abrangente», procurando ser, igualmente, «esclarecedora e atrativa no contacto com o público». Dirigida pelo escritor João Manuel Ribeiro, tem periodicidade trimestral. É editada pela Tropelias & Companhia [Associação Cultural, em parceria com o Centro Cultural de Amarante e o Centro UNESCO da mesma cidade] e destina-se a crianças, pais, educadores e professores. Inserindo-me no terceiro grupo - ainda que preserve a criança que fui -, achei o conceito inovador, interessante e ambicioso. Naturalmente, até porque a minha curiosidade fez-se logo notar, quis descobrir mais acerca desta iniciativa tão vantajosa para a minha área de formação.

Foi, sem qualquer dúvida, uma agradável surpresa, porque A Casa do João consegue reunir temas mais gerais e assuntos mais específicos, criando um espaço de leitura diversificado. Em simultâneo, percebe-se que privilegia dois pólos complementares: a informação, que nos permite conhecer e saber, e o elemento lúdico, que nos diverte e desenvolve outras competências da nossa personalidade. É este compromisso unificador que atribui ainda mais encanto ao produto. Além disso, por respeitar «os princípios consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança», «rege-se por critérios de rigor e criatividade editorial, sem qualquer sujeição de ordem ideológica e política». E foi com um enorme aconchego no coração que li que esta ideia nasceu com «o primordial objetivo de contribuir para a formação de cidadãos informados, conscientes e participativos» e que «estimular a leitura e fomentar o gosto pelos livros no público infantil é uma das grandes missões que norteiam a direção do projeto».

É possível visualizar a revista online, descarregá-la em versão PDF [aqui] e pedi-la em papel [enviando um e-mail para acasadojoao2017@gmail.com]. Qualquer uma das opções é gratuita e vale bem a pena! Optei pela terceira modalidade e maravilhei-me com a qualidade, porque é percetível a «forte componente gráfica e visual», que valoriza o exterior e o interior, dando vida aos textos e às conversas. Tenho pena de só ter descoberto A Casa do João no quarto número e de já não existirem exemplares do primeiro e do segundo, pois gostaria de os acrescentar à minha estante [o terceiro chegará com o quinto]. No entanto, isso acaba por ser um ótimo sinal, pois acredito que a solicitação seja cada vez maior. Atendendo a que posso lê-la à distância de um clique, já me fui inteirar do que andei a perder. E rendi-me por completo!

Concretizações com esta magnitude são essenciais e simbolizam a preocupação com o outro. E isto é serviço público no seu melhor, até porque se adequa a qualquer faixa etária. As crianças podem expandir a sua imaginação, ao mesmo tempo que estão a aprender. E os adultos têm a oportunidade de recuar à infância, envolvendo-se neste ambiente mágico de brincadeira. É, inclusivamente, uma sugestão fantástica para momentos em família. 



Já conheciam?

Comentários

  1. Não conhecia, mas parece muito interessante :D

    ResponderEliminar
  2. Que giro! Desconhecia, mas parece ser bem interessante!! :D

    R: daquilo que fui espreitando online, vale a pena uma voltinha hehe

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que assim é. Parede muito interessante :))


    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia, mas adorei a ideia! Que interessante! Saber tirar proveito do mundo digital é tão importante!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, Andreia Morais, pelas suas palavras (tão) generosas! Para quem faz a revista é muito bom e gratificante ouvir palavras de tal teor. Obrigado!

    ResponderEliminar
  6. Por mais iniciativas destas :) gostei muito de conhecer :) e estou ctg, a internet teambem tem coisas boas e está é uma delas :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  7. Por acaso não conhecia mesmo, mas parece ser bastante internaste

    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Desconhecia totalmente, mas fez lembrar-me duma revita do meu tempo de menina, amiguinho, será que tens ideia? :) beijinho

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia, de todo! Mas parece-me interessante!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE

    ResponderEliminar
  10. r: vamos então as 2 para qualquer lado :)

    ResponderEliminar
  11. Já tinha ouvido falar desta revista mas nunca cheguei a ler nenhuma, vou ter que mudar isso.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. A vida é para ser bem vivida,
    umas vezes a brincar outras não
    o que li, gostei não é mentira
    suas palavras bem escritas estão!

    Tenha uma boa noite Andreia. Bons sonhos!

    ResponderEliminar
  13. Não conhecia a Casa do João, mas fico muito contente por conhecer! Acho fantástico que as pessoas saibam usar as redes sociais de forma criativa e benéfica. Se podemos partilhar coisas com o mundo, que sejam coisas assim! :)

    ResponderEliminar
  14. Não conhecia de todo, mas adoro este tipo de iniciativas, acho um projecto muito interessante :)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  15. Nunca tinha ouvido falar, mas achei uma excelente iniciativa!

    ResponderEliminar
  16. Não conhecia, mas gosto deste tipo de iniciativas (=

    ResponderEliminar
  17. fui ver a revista e só o design é giro, giro, giroooo!

    r: COMO ASSIM DISPENSAS ARROZ DOCE? QUE CRIME!

    ResponderEliminar
  18. É um projeto tão bonito! Não conhecia, mas fiquei "com a pulga atrás da orelha" e estou ansiosa por saber mais!
    https://opequenogirassol.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. Fazem toda a diferença meu anjo e pelo que percebi, a Primark tem-nas baratinhas. Digo isto porque sei que vives no Porto e lá certamente encontras mais facilmente :P

    Ora aqui está algo em que todos devíamos participar. Não conhecia o conceito mas agradou-me porque, tal como dizes, é serviço público. Será sempre uma ajuda na educação e na incrementação de novas aprendizagens não só para os mais novos mas, de igual modo, para os pais! este género de projetos/iniciativas são de louvar!

    NEW BLOGGERTIPS POST | THE TRUTH OF MY INSTAGRAM. :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  20. Embora as minhas criancinhas não tenham conhecimentos da língua portuguesa, gostei da revista: A Casa do João, até fiquei seguidora.

    As tecnologias novas bem aproveitadas, são uma benção.

    ResponderEliminar
  21. Não conhecia, mas vou ter o prazer de conhecer parece bem interessante.
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Não conhecia a revista, mas acredito que seja super útil e interessante.
    São iniciativas assim que fazem avançar o mundo :)

    ResponderEliminar
  23. Muito obrigada, não conhecia, mas já estou a seguir no Insta.

    Quando voltar das férias vou pedir o meu exemplar, pois parece super interessante 😊

    ResponderEliminar

Enviar um comentário