As minhas 7 sobremesas favoritas

Fotografia retirada do site Delicious


«A felicidade mora num pedaço de bolo. E eu comi»



Os doces são uma enorme tentação e a minha maior perdição. Não entro, contudo, em total descontrolo, ao ponto de comer diariamente ou várias vezes ao dia. Ainda assim, são das iguarias que mais me custam recusar, mas tenho aprendido a fazê-lo sem culpas. E minorei o seu consumo, consideravelmente, porque é a maneira mais saudável de, posteriormente, os degustar com evidente satisfação. Quando se segue um expoente de exagero, tudo perde o encanto e fica banalizado. Portanto, o truque passa por diminuir a quantidade - ou a frequência - para não deixarmos de valorizar o palato.

Esta postura equilibrada é resultado de uma reeducação alimentar, que tenho procurado estabelecer na minha vida. Saber comer é prioritário e tudo em nós agradece, a começar pela saúde. E isso tem-me levado a fazer outro tipo de escolhas, optando por sugestões mais saudáveis, que me deixam, igualmente, saciada. Introduzi as famosas sementes na minha alimentação, alterei a receita das panquecas, reduzi nos açúcares adicionados e passei a divertir-me bastante a preparar o meu iogurte natural com fruta. São pequenos passos que têm feito a diferença. E as mudanças têm sido extensíveis a todas as refeições.

Não excluí a doçaria por completo - nem seria capaz -, simplesmente, abracei uma escolha mais regrada. Além disso, faço por orientar o seu consumo para momentos em que é quase impossível não os acompanhar com pastelaria doce. Claro que não é sempre fácil, não só pelas recaídas, mas também pelo aparecimento de almoços/jantares/lanches/festas que não estavam, inicialmente, previstos, e nos quais acabamos por cometer o pecado da gula - mesmo que em pequenas proporções. Porém, acredito, com força de vontade tudo se consegue. Principalmente, quando queremos cuidar melhor de nós, sem precisarmos de renunciar aos melhores sabores da vida.

É, neste sentido, um cuidado meu preferir sobremesas mais saudáveis, mas sei que existirão sempre sete gordices irresistíveis, porque são as minhas eternas favoritas.


Mousse de Chocolate



Profiteroles



Bolo de Bolacha



Cheesecake de Frutas Vermelhas



Pudim



Tarte Folhada de Fruta



Leite Creme




Quais são as vossas sobremesas favoritas?

Comentários

  1. Hmmm a minha preferida é bolo de bolacha mas gosto de todas aprsarde ser mais de salgados hehe :)
    Bjinhosss minha querida e bom fim de semana*
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  2. A esta hora da manhã é para ficar com água na boca :))


    Bjos
    Votos de um óptimo Sábado

    ResponderEliminar
  3. A felicidade mora num pedaço de pudim francês.

    Volto para dar a minha opinião sobre as outras sobremesas, mas agora estou com um pé fora de casa, porque vou passar o fim de semana fora de Düsseldorf.

    Votos de um maravilhoso fim de semana em Vila Nova de Gaia.

    ResponderEliminar
  4. AI BOLO DE BOLACHAAAAAAA!!!!! e arroz doce, não gostas?

    ResponderEliminar
  5. Gosto de todas essas sobremesas,
    as quais como mas com moderação
    quando expostas sobre as mesas
    mas quem é que resiste à tentação?

    Tenha um bom fim de semana Andreia.

    ResponderEliminar
  6. Hum! Acho que falas-te de algumas que gosto bastante, mas há outras que já fiz mas não foram das que mais gostei
    esse bolo de bolacha que delícia

    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. A minha preferência vai para o cheesecake! :)

    ResponderEliminar
  8. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    É um Pudim Flan? Se for, marcha. Tirava o leite creme e o resto vai ahahahahahahah
    Beijokitaz




    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderEliminar
  9. Todos muito bons. 1°tarte folhada de fruta,2°profiteroles,3°bolo de bolacha,4°cheesecake de frutos vermelhos,mousse, leite creme e pudim só caseiros.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. r: tenho que aprender a pensar em mim primeiro. :)

    gosto de todas, menos do pudim, não é muito a minha cena.

    ResponderEliminar

  11. adorei o post!!
    beijinhos

    |último post|
    https://eyeelement.blogspot.com/2018/07/a-minha-pele-nao-e-seca-e-desidratada.html

    ResponderEliminar
  12. Acrescentaria à tua lista petit gateau, tiramissu e mousse oreo.

    Ai, fiquei com água na boca ;)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Gosto de tudo o que enumeraste :P recentemente descobri um doce que me conquistou logo à primeira: "chimney cake" :D é um bolo do leste Europeu! Maravilhoso ;)

    ResponderEliminar
  14. O que te posso dizer? Para mim todas são favoritas ahahahahah adoro tudo o que seja doce. Mas também ando a evitar e cuido melhor da minha alimentação. Tirei os doces, as massas o arroz. Mas de vez em quando o geladito lá vai, como tu já viste :)
    Baijinho linda, bom domingo.

    ResponderEliminar
  15. Opah este teu post deu me fome! Adoro todas as que mencionaste e mais alguma, confesso que mousse de chocolate só caseira.
    http://retromaggie.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. ;)

    Adoro profiteroles (por aí também chamam esse doce de "Carolina"?)! Minha sobremesa favorita é sorvete. Em especial o Strawberry Cheesecake da Häagen-Dazs!

    Ótimo domingo!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  17. Quem não gosta de um docinho!!! A tarte de fruta já ia!!!
    Bom domingo.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  18. Aiai, tão bom! Acho que nunca provei foi o folhado de frutas e apenas acrescentaria a bela de cerradura, aiiiii que bom!
    Bom domingo :)

    ResponderEliminar
  19. Adoro sobremesas (mas também, quem não gosta de um docinho?)
    As minhas favoritas são: Baba de camelo, de preferência com amêndoas laminadas, semi-frio de snickers, mousse de chocolate. Fiquei com vontade de comer um doce.... :)

    ResponderEliminar
  20. Gosto de todas, mas também adoro arroz doce, doce de bolacha, brigadeiro...

    ResponderEliminar
  21. Bolo de Bolacha, e de preferência com sabor intenso a café. Impossível resistir ;)

    Beijinhos,
    Tatiana*

    ResponderEliminar
  22. Suas escolhas são crudelíssimas para aqueles quem tem que controlar o peso. Azar deles.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  23. Sou viciada em Bolo de Bolacha ahaha Também gosto dessas sobremesas todas menos as de chocolate porque sou alérgica ahahah

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE

    ResponderEliminar
  24. Sou como tu no que toca a doces! Mousse penso que é a minha favorita de todas as sobremesas, embora por vezes no meio de outras seja difícil escolher ihih
    Quanto a bolos, assim como para o resto, sou muito esquisita mas quando gosto... Ai jesus!
    Não sou a maior fã de cheesecakes nem de bolo de bolacha. Leite creme, depende de como for feito, tenho de provar primeiro, mas sendo bem feito huum huum
    Adoro bolo de cenoura e de ananás (com caramelo por cima feito a partir da calda do ananás enlatado nhami), principalmente quando feitos pela minha tia-avó.
    E delícias natalícias? Aletria, "bilharacos", tronco (o simples feito em casa)? huuuum

    ResponderEliminar
  25. Adoro doces! Mas também tenho cuidado e tento não abusar, ter uma alimentação saudável é essencial, pois a nossa saúde agradece e muito. É preciso equilíbrio como tudo, guardando certos momentos para cometer estes pecados (tão deliciosos) :p

    Não resisto à mousse de chocolate!!! Bolo de Bolacha também gosto muito, no entanto, já tive desilusões, pelo que depende muito da forma como é feito. Leite creme também depende um bocadinho de como é feito, mas quando está bom - que é quase sempre - delicio-me. Pudim é aquela sobremesa que passei anos sem provar, porque não gostava, até que resolvi experimentar de novo e adivinha ahah

    ResponderEliminar

Enviar um comentário