As 7 modalidades desportivas que gostaria de praticar regularmente
![]() |
Fotografia da minha autoria |
«A prática desportiva também ajuda num mundo melhor»
A minha identidade desportiva nunca foi muito firme e coerente: adoro assistir a partidas de diversas modalidades. Porém, se o objetivo for desenvolver uma componente mais prática, não partilho o mesmo nível de entusiasmo. Apesar de não ter uma ligação íntima com o exercício físico ou, especificamente, com atividades de desporto que obedecem a regras definidas, não encaro a sua execução como um suplício. E, por exemplo, nunca olhei para as aulas de Educação Física como algo maçador, desmotivante ou, pior, tortuoso. Muito pelo contrário - a não ser que fossem 90 minutos de ginástica.
Sempre preferi jogar em equipa - em tudo -, porque acredito que a força do coletivo também faz sobressair o talento individual. Ademais, redobra-nos a atenção, a responsabilidade, a entreajuda e a astúcia. E incute-nos uma maior predisposição para ouvir o outro, para entender que a razão não coabita sempre connosco e que há mais soluções para além das que sugerimos. No fundo, este sentido de grupo, que se fomenta ao enveredar nestas condições, mostra-nos que nem tudo tem que ser uma competição e ensina-nos a orientá-la no sentido correto. Portanto, jogar em equipa, estende-nos uma rede de conforto maior, mas também nos exige um senso de compromisso ainda mais elevado, porque não há, somente, um eu. Há um nós. E eu sempre me identifiquei com esta postura plural - tão saudável e tão potenciadora de evolução. O que não implica, forçosamente, o meu total afastamento de modalidades individuais.
Excluindo a minha notória falta de talento, diverti-me bastante em certas aulas, porque me permitiram desenvolver algumas competências técnicas e compreender as normas que sustentam cada uma das atividades - não só quando as desempenhava, mas também quando assumia o papel de público. Se poderia seguir para uma via profissional? De todo! No entanto, existem sete modalidades que gostaria de praticar com maior regularidade e seriedade.
Basquetebol: A par do futebol, sempre foi a que mais me falou ao coração. E, em parte, lamento não ter aproveitado a oportunidade de integrar uma equipa, porque tinha um certo jeito e, principalmente, gosto. Era, genuinamente, feliz a jogar. Mas, na altura, por falta de confiança, acabei por adiar esse sonho.
Hóquei em Patins: Esta vontade foi crescendo com o tempo, muito por culpa de Reinaldo Ventura, cuja habilidade e polivalência em campo sempre foram um verdadeiro exemplo. E por ser uma referência, despertou-me o desejo de, um dia, experimentar - até porque é das modalidades mais entusiasmantes.
Voleibol: Tinha mais jeito para fazer o serviço do que, propriamente, para dar continuidade a toda a jogada. Mas sempre apreciei jogar, quer em pavilhão, quer na praia. E fico, várias vezes, a ver jogos de vólei - tanto na televisão, como em competições ao ar livre.
Ténis: Vejo desde miúda. E era impossível não ficar fascinada com a qualidade de tenistas como Agassi, Roddick, as irmãs Williams, Nadal, Federer, Sharapova, Djokovic. Acompanhava o máximo de jogos e torneios que conseguia e, claro, tentava imaginar-me no court, a pontuar de forma surpreendente. Em Portugal, estava atenta ao percurso de Frederico Gil e, mais tarde, rendi-me a João Sousa. Porém, confesso, o tenista que mais me enchia as medidas era Lleyton Hewitt. O «puto regulia» era imparável! - e foi o grande desencadeador desta minha vontade de aprender a jogar.
Andebol: Foi, talvez, a modalidade que demorou mais tempo a conquistar-me. Mas a partir do momento que passei a ver, com mais atenção, os jogos do meu clube, o bichinho de experimentar foi crescendo. Tem uma atmosfera contagiante e imprevisível, como eu tanto gosto.
Patinagem: Deliro com competições de patinagem artística, ao ponto de ficar sem fôlego com a técnica e com as acrobacias que apresentam na pista de gelo. É surreal e, ao mesmo tempo, lindíssimo, porque exige imensa concentração para que o resultado seja irrepreensível. Os patinadores têm uma elegância a executar os movimentos, que me deixa, completamente, sem palavras.
Badminton: Era uma autêntica animação sempre que tínhamos aulas de badminton. Nem dava pelos minutos a passar. Mas a execução não é tão simples como aparenta, porque o volante consegue ser traiçoeiro. Honestamente, acho que, qualquer dia, vou informar-me sobre locais onde possa praticar esta modalidade, que tanto gozo me dá.
Quais são as modalidades que gostariam de praticar?
Adoro basquetebol, desde miúda! Tinha um colega alto que pegava em mim ao colo paraceu fazer os cestos, e eu não era baixa era magrita lol Tennis curto jogar contra a parede lol :)
ResponderEliminarBjinhosss minha querida*
https://matildeferreira.co.uk/
O desporto faz bem, mas eu confesso que a única coisa que faço é 1 hora de natação por semana.
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Gostava de praticar regularmente Tai Chi mas por estas bandas onde trabalho não existe ninguém para fazer um conjunto de praticantes.
ResponderEliminarUm abraço e continuação de boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
Sempre gostei de badminton :)
ResponderEliminarMas só pratiquei quando andava na escola.
Hoje é só treino funcional, circuito e Zumba :)
Fazia-me bastante falta um desporto:))
ResponderEliminarPoema do Gil António, que, foi gozar as suas merecidas férias e, " me deixou de serviço" kkkk :) Esperamos que entendam. Obrigada.
Cartas escritas em letras esquecidas
Bjos
Votos de uma óptima Quarta- Feira.
Olá
ResponderEliminarEu era muito boa na disciplina de educação física, tinha sempre 5. também adorava basket, andebol e volei, mas também tranpolim, cama elástica, gostava de tudo.
Depois cresci e deixei de praticar muito devido aos estudos, nos últimos anos pratiquei step, uma espécie de zumba, não era bem zumba, e ultimamente hidroginástica, mas cansei-me porque no horário que eu ía eram só pessoas idosas e eu não me sentia muito bem no meio delas, não por elas, mas por ver as suas dificuldades. Outra coisa que detesto é a parte do balneário, tanta gente a tomar banho, o cheiro de suor, dão-me cabo da cabeça, é o que me desmotiva mais. Agora não faço nada até o meu problema de saúde se descobrir.
Beijinhos
marisasclosetblog.com
Gostaria mesmo :/
ResponderEliminarhttp://submersa-em-palavras.blogspot.com/
Eu gostava mesmo de praticar BTT mas muitas vezes a preguiça e a falta de tempo falam mais alto... Beijinhos*
ResponderEliminarAdoro andebol. Era a única coisa que adorava fazer em educação física. E badminton (cansava-me imensooo). De resto, nunca apreciei. Beijinhos querida <3
ResponderEliminarEu adoro basquetebol mas a jogar sou muito mau ahah
ResponderEliminarGostava de treinar boxe mas treinar apenas, sem combater contra ninguém:
Rui Quinta, Rui de Viagem
Olá, neste momento só caminho.
ResponderEliminarMas adorava aprender dança do ventre e dança Bollywood.
Adoro patinagem. Adoro ginástica rítmica (fiz vários anos, assim como vários géneros de outras danças).
Beijinhos
Sandra C.
bluestrass.blogspot.com
Também adorava badminton na escola, a sério! Mas a verdade é que eu sou muito virada para a dança coração, confesso :p
ResponderEliminarTHE PINK ELEPHANT SHOE
Boa tarde, não é necessário ser uma excelente atleta, é necessário é praticar, a sua polivalência na pratica de cada uma das modalidades, é bom e para continuar certamente.
ResponderEliminarContinuação de feliz semana,
AG
Posso dizer que nunca me foi uma coisa que puxa-se para fazer, mas o que adorei bastante fazer até hoje foi andar descer o rio de canoa pois e mesmo divertido
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
Tem post novos todos os dias
Badminton e basquete sempre foram os únicos que alguma vez gostei... _Telma.
ResponderEliminarTenho muita curiosidade de experimentar Dança Oriental e boxe. Da tua lista gosto imenso de voleibol e badminton.
ResponderEliminarBeijinhos! :)
Exercício faz muita falta para a nossa saúde.
ResponderEliminarEu todos os dias faço yoga em casa :) Já evolui muito vejo as aulas num site adoro.
Não me identifico com ginásios por isso foi o que arranjei
Beijinhos*
Jogava tanto badminton quando era pequena! Continua a ser uma das minhas modalidades preferidas! :D
ResponderEliminaramarcadamarta.blogspot.pt
Ténis esteve sempre no topo das minhas paixões mas os meus pulsos fracos fizeram com que adiasse sempre. Também não me importava nada de jogar Futsal (o culpado é o grande Ricardinho!) ou voleibol. Enquanto não arranjo coragem para um desporto continuo no mundo da música 😊 olha com isto lembrei-me de um post que podias fazer: sobre os instrumentos que gostarias de aprender e o porquê! 😝
ResponderEliminarJá pratiquei voleibol e não me importava nada de repetir!
ResponderEliminarBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Na vida, o desporto que pratiquei,
ResponderEliminarfoi trabalhar, correr, agora caminhar
não sei quantos quilómetros já andei
e quantos mais ainda poderei andar?
Tenha uma boa noite e bons sonhos Andreia.
O desporto faz muito bem... :)
ResponderEliminarhttps://checkinonline.blogspot.com/
Sempre adorei as aulas de Educação Física e, tal como tu, eram as aulas de desporto coletivo que me mais conquistavam e me faziam vibrar.
ResponderEliminarAdoro Volei e confesso que tenho bastante jeito para a coisa, é algo que até gostava de levar a sério :p
Basquetebol e Ténis também gostava imenso de jogar, em relação ao primeiro também me safava, apesar de ser baixinha, era muito rápida e competitiva ahah, em relação ao segundo, demorou algum tempo a conquistar-me, mas depois de lhe apanhar (minimamente) o jeito comecei a gostar de jogar e até ver :p
A Patinagem Artística (não em gelo) apareceu na minha vida assim sem nada o fazer esperar, a minha irmã começou a praticar e pronto, comecei a ver os espetáculos dela, comecei a gostar e a admirar tudo que eles fazem, eu já tentei pôr-me em cima dos patins e pá, aquilo não é nada fácil ahahah
Para mim Badminton, sem dúvida! Era a minha modalidade favorita no secundário (para não dizer a única ahaha) e divertia-me mesmo muito. :D
ResponderEliminarBeijinhos, The Fancy Cats | Kawaii Box Giveaway
Vale testar! ;)
ResponderEliminarNão sou muito chegada em modalidades desportivas. Porém, acredito que seria interessante praticar patinagem! É realmente lindíssimo.
Ótima quarta!
Beijo! ^^
É bom praticar algum desporto. Confesso que agora também não pratico nenhum :( mas em tempos jogava basquetebol.
ResponderEliminarÉ bom, uma sensação única.
Beijinho minha linda .
Não faço muito mas adoro nadar.
ResponderEliminarGostava de aprender a jogar ténis, gosto muito mas nunca aprendi a sério :)
Beijinho
Andebol e Badminton são os meus preferidos! Na escola até cheguei a fazer parte de uma equipa de andebol e adorava, mas depois terminaram, porque o professor responsável mudou de escola...
ResponderEliminarA minha relação com Ed. Física não foi tão pacífica como a tua xD. Para mim, as aulas eram uma tortura. Além de também odiar ginástica, era péssima em quase todos os desportos coletivos, o que fazia com que fosse sempre das últimas (senão mesmo a última), a ser escolhida para uma equipa. Porém, agora que já não tenho aulas de Ed. Física, tenho uma melhor relação com o desporto.
ResponderEliminarO meu deporto favorito dessa lista é o Badminton :).
Beijinhos
Blog: Life of Cherry
Joguei andebol durante cerca de 13/14 anos! Só deixei mesmo porque o estágio da faculdade não me permitia ir aos treinos e aos jogos. Mas é uma modalidade que vai comigo sempre no coração :)
ResponderEliminarhttps://mundodablue.blogspot.com/
Patinagem é algo que sem dúvida me arrependo de não ter praticado duranre mais tempo na minha infância. Adorava aquilo e enche-me a alma ver alguém a fazê-lo!
ResponderEliminar