Os 7 nomes que poderia escolher para um/a filho/a

Fotografia retirada do Pinterest


«A cidade está deserta. E alguém escreveu o teu nome em toda a parte»



O nome é um dos traços distintivos da nossa identidade. É uma das formas pelas quais nos podem identificar - presencialmente ou por escrito. E transmite uma certa personalidade, sobretudo, se o aliarmos ao facto de ter sido escolhido, precisamente, para nós. Por isso, existem opções para todos os gostos, desde as mais tradicionais às mais originais. No entanto, não deixa de ser curiosa a quantidade de pessoas que gostaria de alterar o seu, pelos mais variados motivos. Na impossibilidade de avançar com essa medida, até porque está dependente de questões burocráticas, há sempre alternativas mais práticas e menos definitivas: os apelidos e as alcunhas.

Pessoalmente, o meu nome nunca me incomodou. Não o acho o mais bonito de todos, mas também não me desagrada. E, desde que o aprendi, soubemos manter uma relação cordial. Na realidade, fazia-me muito mais confusão a junção do primeiro com o segundo - Andreia Filipa. Por dois motivos: acho que resultam melhor em separado e sou apologista de ter apenas um nome próprio. Razões concretas para isso? Não tenho, mas sempre preferi assim. Além do mais, quando me chamavam pelos dois só podia significar uma coisa: já tinha cometido alguma asneira, que, claramente, não passou despercebida. Outra particularidade, aprecio, genuinamente, que me tratem pelo apelido. Porém, são raros aqueles que o fazem. Já alcunhas, que me recorde, nunca tive.

O processo de seleção é, portanto, moroso, uma vez que exige ponderação e atenção a certos detalhes. E, na maior parte dos casos, é feito muito antes de o bebé nascer - o que, acredito, suscite reservas, porque não se sabe se a escolha condiz com aquele pequeno tesouro que acolheremos no nosso colo. Ser mãe sempre fez parte dos meus planos, mas ainda falta algum tempo para tal acontecer. Apesar disso, mentalmente, fui criando uma lista de possíveis nomes para um/a filho/a, até porque há sugestões que me conquistaram de imediato. Se as minhas preferências são as mais formosas? Para mim, certamente, porque todas têm um significado particular, seja por me relembrarem pessoas especiais, seja pela energia boa que emanam. 

Naturalmente, tudo isto é um cenário hipotético, que poderá sofrer alterações, pois uma decisão desta amplitude requer consenso entre o casal. Excluindo essa componente mais séria e focando-me, somente, no meu gosto, há sete nomes que me enchem o coração


Se for rapaz...

  • Afonso
  • Gonçalo
  • Bernardo
  • Dinis
  • Duarte
  • Salvador
  • Rodrigo


Se for rapariga...

  • Leonor
  • Lara
  • Alice
  • Constança
  • Benedita
  • Carolina
  • Mariana




Quais são os nomes que poderiam escolher para um/a filho/a

Comentários

  1. Os meus favoritos são Duarte e Constança!
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Nomes bem escolhidos só falta nos rapazes um Francisco hehe.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Se tivesse tido uma menina seria Alice :) o nome do meu filhote foi escolhido em cima da hora para homenagear o meu falecido pai :) pusemos um o para ser diferente pois ele é único Hehe do que os príncipes resolveram copiar-nos puseram
    o mesmo nome ao terceiro filhote lol acho que temos bom gosto :D
    Gosto muito dos teus dois nomes juntos e detesto o meu segundo nome... Cristina 😜
    Bjinhosss minha querida*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os gostos não se discutem.

      Um dos nomes de rapariga de que mais gosto é de CRISTINA.
      E detesto o meu segundo nome Palmira.

      Eliminar
  4. Relativamente aos nomes concordo que basta um, tipo o meu é Juliana Catarina, gosto dos dois, mas bastava um. 🙄
    Gosto de Afonso, Bernardo, Dinis, Salvador e Lourenço para rapaz :)
    Para rapariga já acho mais complicado, não sei porquê, mas gosto de Leonor, Inês e Francisca.

    ResponderEliminar
  5. Gosto imenso de Inês, Margarida e de menino gosto de rodrigo, lucas, gustavo :)

    https://quase-italiana.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. John eu por acaso gosto muito do meu Andreia😁😬😁😬

    Mas se agora tivesse uma menina seria Bruna ou Olivia! Mais um menino não pensei ainda.😉

    ResponderEliminar
  7. O nome de rapaz de que mais gosto é de Luís, o nome do meu pai.
    Jochen é o nome de rapaz alemão meu preferido.
    Dos aqui mencionados é difícil: Denis ou Duarte ou Bernardo.

    Para rapariga escolho Leonor dos aqui mencionados.
    Ingrid é o meu nome preferido alemão.
    Vivien é um nome inglês de que também gosto.

    Claro que o nome mais bonito é TERESA.

    ResponderEliminar
  8. Dar um nome a alguém é de uma responsabilidade tremenda e é preciso escolhê-lo bem :)
    Gostei imenso da tua escolha de nomes, qualquer um deles vai ser muito bem empregue.
    Os meus nomes de menino: Henrique, Francisco e Mateus
    Os meus nomes para menina: Constança, Carminho, Madalena e Benedita

    ResponderEliminar
  9. Afonso, Salvador e Leonor para mim são também alguns dos nomes que me enchem o coração 😍😍 Também significam muito e gosto muito de Tomé, Santiago e Guilherme para rapaz e para menina Sofia, Helena e Lúcia.
    Oh, que giro gostares de Carolina ❤

    ResponderEliminar
  10. Não gosto de todo do meu primeiro nome. Sempre preferi Sofia apenas, porém nem me importo que me chamem de Carol. A maioria das pessoas não me chama Carolina. Quando chamam (os meus pais) já sei que tenho de preparar os ouvidos ahah. Sempre tive o sonho de ser mãe, porém este ano (recentemente) perdi isso. Não quero ter filhos nem tão cedo e desconfio imenso que algum dia tenha. Mas caso tivesse, sempre gostei de Gonçalo, Bernardo, Alice e Madalena. Beijinhos querida <3

    ResponderEliminar
  11. Eu estou como tu, gosto do meu primeiro nome e gosto do meu segundo nome, mas a junção deles não é a melhor e quando me chamam pelos dois até estremeço xD Gosto muito do nome André para rapaz, mas por azar o meu primeiro namorado chamava-se André o que fez com que perdesse um bocado o gosto pelo nome, mas voltei a recuperar xD para rapariga não tenho assim nenhum preferido :o

    ResponderEliminar
  12. Os nomes já estão em vista....agora faltam os filhos!!


    ResponderEliminar
  13. Olá
    Eu gosto do meu nome, e gosto muito mais Maria Marisa, que é o meu nome, não gostaria de ser apenas Marisa, acharia que me faltava qualquer coisa. A minha mãe é só Elisa e tem desgosto disso, e sempre disse que um dia se tivesse uma filha o nome que teria era Maria o outro depois pensaria nele, porque ela gostava de ser Maria Elisa. Embora ande prá aí uma moda que só um nome é suficiente. Eu nunca pensei em nomes se algum dia tivesse um filho, mas escolhi um nome para o meu sobrinho e, foi Francisco, depois os pais escolheram Pedro e, ficou Pedro Francisco e acho que ficou tão bonito!!!
    Beijinhos

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  14. Confesso que nunca me deu para pensar numa coisa dessas, mas posso dizer que não gosto muito do meu primeiro nome mas sim do segundo, mas como sempre digo são gostos e foi uma escolha dos meus pais na qual tem uma uma historia triste pelo meu
    mas tens aí umas boas escolhas
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  15. Dos meninos adoro Salvador e das meninas Lara, mas também aprecio muito Mariana e Constança.
    Tens mais nomes masculinos na lista do que eu, que vou ver-me aflita se tiver um rapaz :| Já nomes femininos tenho imensos.

    Beijinho e bom fim-de-semana ^_^

    ResponderEliminar
  16. Nós gostamos muito de brincar ao "que nome teria o nosso filho" e escolhemos Martim. Para rapariga é uma Sofia para mim (Pedro) e uma Alice ou Matilde para mim (Telma) ahahahah

    ResponderEliminar
  17. O meu nome nunca me incomodou e, sou sincera, gosto do facto de não existirem muitas Cláudias. Sou Cláudia Sofia mas acho que nunca usaram o meu segundo nome para nada! O meu pai queria chamar-me Alexandra mas felizmente a minha mãe deu-lhe a volta. Nada contra mas é um nome que não me cativa.

    Se tiver uma menina vai ser Mariana, já acordei com o David. Gostava de lhe chamar Helena mas ele acha que tem um peso muito forte por ser o nome da minha "lua". Para menino tínhamos pensado Tiago mas é um nome que já não me cativa tanto. Adoro Salvador, Gustavo, Guilherme. Gosto das tuas listas, tem nomes maravilhosos. Benedita também é um nome super giro. Temos uma pequenita lá na creche com esse nome e a alcunha Benny é só a coisa mais fofa 💚

    ResponderEliminar
  18. Parece que 7 é número de eleição por aqui... :)

    Depois de um capítulo 0, em jeito de introdução, damos hoje início à nossa aventura escrita a várias mãos "Janelas De Tempo". Convidamos-vos assim a ler capítulo 1.

    Votos de um excelente fim-de-semana.
    Saudações literárias!

    ResponderEliminar
  19. Também gosto de ter só um nome, ou gostava, porque no meu tempo, todas levavam com a Maria, :) Não sabia que eras também Filipa, mas gosto, embora, como tu, ache que em separado era melhor, só um nome ta bom.
    Para rapaz adoro Dinis e Alice para menina.
    Beijinhos linda.

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  21. Os nomes dessa lista,
    soam bem no ouvido
    seja filho ou seja filha
    escolha o mais bonito!

    Tenha um bom fim de semana Andreia.

    ResponderEliminar
  22. Os gostos variam com os tempos, mas felizmente parece começar a perder força aquela mania de que um filho tinha que ir buscar um dos nomes próprios aos avós. A mim fizeram-me essa maldade e foram buscar o nome do avô para segundo nome próprio. Se o avô fosse alguém com um passado invejável, ainda escapava. Mas o meu, além de ter um nome horrível (Guilhermino), morreu afogado num poço para onde caiu com a bebedeira. Incrível como alguém que passou grande parte da vida com o bandulho cheio de vinho, acabou a beber água até morrer. Mais curioso foi o avô materno também ter aparecido morto dentro da ribeira, depois de ter sido visto, pela última vez, com vida a sair da taberna.
    A questão dos alcunhas por vezes tem um efeito perverso, como naquela rábula do Solnado em que o menino foi abandonado à porta de um marquês, que lhe perguntou: como é que te chamas, meu menino?
    - Como sou pobrezinho, chamo-me Zé.
    - Pois a partir de hoje passas a chamar-te Júlio Afonso de Albuquerque Abreu Dalandecão e Silva.
    Mas como o nome era muito complicado, puseram-lhe o alcunha de "Batata". eheheh
    Prefiro que me chamem como a minha professora da primária (Zé Guilhermino, anda cá!), quando se preparava para me dar uma coça. eheheh
    https://youtu.be/bE1JDkAe73Q

    ResponderEliminar
  23. Para rapaz goste de: Salvador, Miguel, João Pedro, Nuno, Dinis, Guilherme.

    Para rapariga goste de: Maria do Mar, Iris, Maria João, Constança.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  24. Para rapaz gosto de Santiago e Matias, para menina gosto de Constança e Benedita :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  26. Gosto de todos estes nomes tanto de menina como de menino, mas nenhum desses foi escolhido para os meus filhos. O primeiro é Tiago os gêmeos Miguel e Ana. Não gosto do meu nome.
    Bom fim de semana
    Bjs

    ResponderEliminar
  27. Todo mundo fala muito bem da "The Handmaid's Tale". Estou curiosíssima! hahaha! ;D

    O único nome que pensei para uma filha seria Margarida (uma homenagem para a minha falecida avó por parte de pai)!

    Ótimo sábado!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  28. Infelizmente há mesmo :( Dá-me dó, muito sinceramente. E o problema são as repercussões no longo prazo. O mal está aí!
    Obrigado, meu bem :D

    Hmmm, boas escolhas :D Finalmente encontro alguém que queira chamar Afonso e Constança porque são, sem dúvida das minhas primeiras escolhas :D Então, a par dos anteriores, para menino, não me importaria que fosse Guilherme, Tomé, Bernardo, Pedro, Nuno, Gonçalo ou Martim; e para menina, Benedita, Margarida, Maria, Matilde, Iara, Ema ou Alice :D

    NEW OUTFIT POST | SUBCONSCIOUS EVIL LOVED. :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  29. r. Não diria que estás à rasca de nomes femininos; sete é um número simpático para uma lista de nomes ^_^

    ResponderEliminar
  30. Na tua lista de nomes, gosto de todos :) Mas não constam os meus preferidos: Martim, Mateus, Maria e Matilde. Sim serão a equipa do "M" Eheh

    Beijinhos*
    Tatiana

    ResponderEliminar
  31. Sou como tu, não acho o meu primeiro nome o mais bonito de todos, mas é o meu e, estando habituada, seria só estranho mudar de nome ahah
    Em relação ao segundo, também não é a conjugação mais bonita, mas acho-o bonito.
    Tão verdade: "quando me chamavam pelos dois só podia significar uma coisa: já tinha cometido alguma asneira" ahahahah

    Tens alguns na tua lista que fazem parte dos meus preferidos :p
    Para rapaz, gosto muito de Duarte, Salvador e Vicente. Para rapariga, gosto muito de Alice, Luísa, Madalena, Inês e recentemente encantei-me pelo nome Olívia (acho tão suave, tão bonito) :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário