Desafio em atraso


«Só numa situação concreta sabemos o que realmente somos», Vergílio Ferreira


A Mariah S. do blog Confusão da Vida lançou-me um desafio, mas ainda não tinha tido oportunidade para responder. O Liebster Award dispensa apresentações, por isso vou deixar-vos com as respostas às perguntas que me colocaram. Como é habitual, não vou nomear, mas quem quiser levá-lo sinta-se à vontade. 


As perguntas da Mariah

1. Como te sentes ao escrever no blog?
Livre, em paz e completa. Ter um espaço só meu, onde posso abordar os temas que me apetecer - e com o qual sinto uma ligação tão forte ao ponto de querer voltar todos os dias - é das melhores sensações. Um blog é como uma casa: por mais que entremos em algumas onde nos sintamos bem, só o nosso lar é um verdadeiro refugio. E aqui sinto-me protegida. 

2. Um ídolo para ti?
Com o tempo fui perdendo ligação a esta palavra, porque acho que se passou a utilizá-la de forma banal. Contudo, há pessoas que admiro imenso e que são verdadeiras referências, como é o caso do Ricardo Quaresma, do Rui Veloso, do Ruy de Carvalho, da Eunice Muñoz, do Daniel Oliveira, dos Aurora, do Diogo Piçarra, da Margarida Rebelo Pinto, da Torey Hayden, da Ana Moura, entre outros. Mesmo pertencendo a áreas diferentes, têm todos em comum não só o talento, mas o amor com que se dedicam ao que fazem. Talvez a lista de artistas seja infindável, mas, naturalmente, há quem esteja sempre no topo: a minha família chegada. E quanto a eles, a admiração é incondicional, porque são um exemplo de força, humildade, dedicação e amor constantes. Muito do que sou devo-lhes a eles. 

3. Onde gostavas de viver?
Exatamente onde vivo. Adoro a minha cidade (Gaia). Adoro o facto de ter o Porto ali ao lado. E espero viver aqui até ao último dia da minha vida. No entanto, se pudesse, tinha uma vivenda na Ericeira e outra algures no Alentejo, por serem locais onde me sinto igualmente em casa. Apesar de só ter estado no primeiro uma vez (um fim-de-semana) foi o suficiente para me render aos seus encantos. No que diz respeito ao Alentejo, passava lá férias todos os anos. Acabei por conhece-lo um pouco de uma ponta à outra e escusado será dizer que uma parte do meu coração ficou por lá. Mas a condição seria sempre poder voltar ao meu lugar de sonho: aqui, de onde vos escrevo. 

4. Um dia que te ficasse na memoria?
Tenho vários, mas seguramente que o dia em que peguei no meu afilhado pela primeira vez, poucos dias depois de ter nascido, será daqueles momentos que nunca mais esquecerei, e o qual recordarei muitas vezes. 

5. Qual preferes a noite ou dia ? 
O dia. E depois estender os planos pela noite fora. 

6. Para ti aproveitar a vida significa?
Fazer aquilo que gosto, desafiar-me e estar com as pessoas que mais amo.

7. Qual a coisa que mais gostaste de ouvir até hoje?
Esta é difícil, porque depende muito da pessoa que nos diz e o momento em que nos diz. Ouvir a minha avó falar do meu avô talvez tenha sido das coisas que mais gostei - havia amor em cada uma das palavras. Isso e todas as histórias que ainda hoje ouço os meus pais contar sobre eles.   

8. Em criança o que querias ser quando fosses grande?
Escritora e educadora de infância. A segunda estou cada vez mais perto de conseguir. 

9. O que não eras capaz de perdoar?
Seria politicamente correto dizer que não perdoaria traições, mas já perdoei. Claro que existem situações que admitimos logo não perdoar porque estão completamente longe dos nossos princípios, como o exemplo que referi anteriormente, mas é quando as vivemos e fazemos um processo de luto, digamos assim, que compreendemos até que ponto somos capazes de o fazer. Acho que perdoar é um sinal de crescimento e de que realmente conseguimos encerrar determinado assunto. E é, provavelmente, das atitudes mais difíceis de ter, mas é também das mais bonitas. 

10. Uma música com que te identifiques.
Nunca me esqueci de ti, Rui Veloso

11. O que mudavas na tua maneira de ser?
A minha timidez. 

Comentários

  1. Oh, já és madrinha ! Era algo que eu queria muito mas ainda não tive esse prazer :s

    ResponderEliminar
  2. Achei muito bonito estares a estudar para algo que quisesses ser desde pequenina. Sabes, isso é muito mas muito raro.

    ResponderEliminar
  3. eu também queria ser escritora :D

    ResponderEliminar
  4. Gostei das respostas e de te conhecer um pouco melher!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  5. gostei muito da respostas!
    http://strawberrygloss24.blogspot.fr/
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Desafio atrasado,
    atrasado aqui cheguei
    não dei conta do recado
    no obstáculo tropecei
    deixei queimar o refogado
    quem eu queria não encontrei
    talvez tenha sido enganado
    toda a noite a vaguear
    pelas ruas sem destino
    na escuridão pernoitar
    me enganei no caminho
    estou a recordar
    os meus tempos de menino
    e você no que está a pensar
    não pense na tristeza
    tem muitos caminhos para percorrer
    não despreza nunca a sua beleza
    não deixa que alguém te faça sofrer!

    Mais havia para dizer,
    todavia, vou ficar por aqui
    depois do desse desafio ler
    foi assim que respondi!

    Boa tarde Andreia,
    que seja de muita alegria
    o amor presente esteja
    sempre, de noite e de dia.

    Um beijo.
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  7. gostei bastante :D
    uma optima semana :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Bonito tag!!! me encantan tus respuestas!!
    Guapísima tu nueva foto, Andreia!!!
    Buen comienzo de semana!! mi g+ para tu post!!!:)))

    Besos, desde España, Marcela♥

    ResponderEliminar
  9. Gosto destes desafios, permitem-nos conhecer a pessoa por detrás do blogue. Temos algumas parecenças :) Concordo no que disseste em relação aos ídolos.

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
  10. r: já estou querida, agora sinto-me é cansada :s

    ResponderEliminar
  11. Gostei de ler as tuas respostas uma das coisas que também mudava em mim era a timidez :)

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Gostei das respostas, e é uma forma de sabermos mais da pessoa por detrás do blog. Beijinho :)

    ResponderEliminar
  13. Gostei mesmo das respostas... é bom conhecer-te.

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  14. Adorei mais uma vez conhecer-te um pouco mais ;) Quanto ao morar na Ericeira, como sabes eu também gostava de ter lá um casinha, quanto ao Alentejo, durante alguns verões, quando era pequena, passei as férias com os meus avós, na zona de melides e adorava as praias, também não me importava de ter lá uma casinha :p

    ResponderEliminar
  15. como se chama o nome da musica do teu blogue?rsp po meu sff :)

    ResponderEliminar
  16. Adorei as tuas respostas :) Quando tiveres a tua vivenda na Ericeira avisa-me para eu te ir fazer uma visita!! Adoro essa vila, com todo o meu coração!

    ResponderEliminar
  17. Gostei muito das tuas respostas.
    Também adoro o alentejo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário