Sentada na janela a ler


«Como leitor, o que eu gosto é de ler e dizer, bolas, é exactamente isto que eu sinto e não era capaz de exprimir. Quando um livro me ensina a explicitar emoções que eu sinto, esse é um livro bom», António Lobo Antunes.


O desejo de ter a minha própria biblioteca em casa cresce todos os dias e aos poucos vou conseguindo. Tenho uma lista de livros que quero comprar, que aumenta mais do que aquilo que diminui, para me ajudar nessa tarefa. Há nomes que se repetem e não estão por ordem de preferência; e no meio de sessenta e quatro títulos ainda só um está rasurado. Dificilmente esta lista terá um fim, mesmo que consiga riscá-los a todos de lá, porque algures nesse processo outros serão os livros que me chamarão à atenção. 


A minha lista de livros:

1. Prometo falhar, Pedro Chagas Freitas; 
2. A Fórmula da Saudade, Daniel Oliveira; 
3. O livro das perguntas do alta definição, Daniel Oliveira; 
4. Alta Definição – o que dizem os teus olhos, Daniel Oliveira; 
5. Alta Definição – a verdade do olhar, Daniel Oliveira; 
6. 1 dose de droga, 1 gr. De esperança, Daniel Oliveira; 
7. A Força das Palavras, Gustavo Santos; 
8. Galveias, José Luís Peixoto; 
9. Morreste-me, José Luís Peixoto; 
10. A Criança em Ruinas, José Luís Peixoto; 
11. A Gaveta de papéis, José Luís Peixoto; 
12. A casa, a escurdião, José Luís Peixoto; 
13. Cal, José Luís Peixoto; 
14. O amor é fodido, Miguel Esteves Cardoso; 
15. Amores e saudades de um português arreliado, Miguel Esteves Cardoso; 
16. A causa das coisas, Miguel Esteves Cardoso; 
17. Os meus problemas, Miguel Esteves Cardoso; 
18. Explicações de Português explicadas outra vez, Miguel Esteves Cardoso; 
19. As minhas aventuras na republica portuguesa (revistas), Miguel Esteves Cardoso; 
20. Com os copos, Miguel Esteves Cardoso; 
21. A vida inteira, Miguel Esteves Cardoso; 
22. Cemitério de raparigas, Miguel Esteves Cardoso; 
23. A minha andorinha, Miguel Esteves Cardoso; 
24. Último Volume, Miguel Esteves Cardoso; 
25. Escrítica Pop, Miguel Esteves Cardoso; 
26. Por ti resistirei, Júlio Magalhães; 
27. Longe do meu coração, Júlio Magalhães; 
28. Um amor em tempos de guerra, Júlio Magalhães; 
29. Os retornados, Júlio Magalhães; 
30. A filha do capitão, José Rodrigues dos Santos; 
31. A fórmula de Deus, José Rodrigues dos Santos; 
32. A prisão do silêncio, Torey Hayden; 
33. Raposas inocentes, Torey Hayden; 
34. Filhos do abandono, Torey Hayden; 
35. A força dos afectos, Torey Hayden; 
36. Vozes silenciosas, Torey Hayden; 
37. Uma criança em perigo, Torey Hayden; 
38. À procura de Alaska, John Green; 
39. O teorema de Katherine, John Green; 
40. Cidades de papel, John Green; 
41. Quando a neve cai, John Green; 
42. Nós por aí, Vera Kolodzig e Diogo Amaral; 
43. Os milagres acontecem devagar, Margarida Rebelo Pinto; 
44. A rapariga que perdeu o coração, Margarida Rebelo Pinto; 
45. Gugui, o Dragão Azul, Margarida Rebelo Pinto; 
46. Madrugada Suja, Miguel Sousa Tavares; 
47. No teu deserto, Miguel Sousa Tavares; 
48. Ontem não te vi em Babilónia, António Lobo Antunes; 
49. Contos à moda do Porto, Miguel Miranda; 
50. Verão quente, Domingos Amaral; 
51. A rapariga que roubava livros, Markus Zusak; 
52. O problema não és tu, sou eu, Ana Garcia Martins; 
53. Se eu ficar, Gayle Forman; 
54. As cinquenta sombras de Grey, E. L. James; 
55. As cinquenta sombras mais negras, E. L. James; 
56. As cinquenta sombras livre, E. L. James; 
57. O homem que mordeu o cão, Nuno Markl; 
58. O novo, incrível, definitivo, arrebatador, estrondoso, monumental e titânico livro d'O homem que mordeu o cão, Nuno Markl; 
59. 31 anos de presidência, 31 decisões, Jorge Nuno Pinto da Costa; 
60. Gosto de ti assim, Marta Gautier; 
61. Os anjos não têm asas, Ruy de Carvalho;
62. Amo-te em todas as línguas, Cátia Santos;
63. Nunca te distraias da vida, Manuel Forjaz;
64. Força de viver, Simone de Oliveira.

Qual é a vossa lista de livros (se tiverem)? Já leram ou querem ler algum destes?

Comentários

  1. Também gostava de ler alguns desta lista! Mas ando numa fase em que não posso comprar mais livros. Por falta de espaço (já tenho uma estante a abarrotar) e porque não posso gastar mais dinheiro. A biblioteca municipal vai tornar-se a minha melhor amiga!!

    ResponderEliminar
  2. Já li alguns dos que listas :).

    Não desistas, vais conseguir =)

    Beijoka :*

    ResponderEliminar
  3. Quero ler alguns dos que tens aí na lista. :)

    ResponderEliminar
  4. A minha lista é tão grande quanto a tua :D e temos alguns livros em comum :p

    r: dizer «não» é essencial para nos mantermos fiéis a nós mesmos. Só assim nos poderemos sentir bem na nossa própria pele :D
    Feminismo é exactamente a luta pela igualdade de género ao contrário do machismos que é exactamente o contrário. Ser feminista não é «odiar» os homens, é apenas querer que tenhamos direitos iguais :)

    ResponderEliminar
  5. Enorme lista de livros,
    tem muito que ler
    sentada à janela
    com os seus olhos bonitos
    quando em frente dela
    passar, os quero ver!

    Boa tarde amiga Andreia, um beijo.
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  6. r: é uma festa dos estudantes , dura toda a noite. É um cortejo que consiste em levar um pinheiro, até ao certo local para depois ser enterrado. Mas aquilo dura a noite toda.
    Tenho mesmo que descansar ando super stressada, senão depois volta-me a acontecer o mesmo *.*

    ResponderEliminar
  7. r: É brutal, gosto bastante, Posso, mas gosto de ficar lá o máximo de tempo para estar com os amigos :)
    Preciso de férias longe daqui, para ver se esqueço tudo o que se passa *
    bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  8. Como eu já mencionei aqui nunca gostei lá muito de ler. Só mesmo leituras obrigatórias eheh
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. r: o pior de tudo, a meu ver, são as mulheres que ainda se regem por uma mente machista. Há tantas e tantas que pensam de forma machista. Nem para elas próprias são boas! É incrível. E nem sequer estamos a falar de mulheres «antigas». Isso é que é triste pois deviam unir-se em prol dos nossos direitos e em vez disso boicotam a evolução nesse sentido.

    ResponderEliminar
  10. Não tenho nenhuma lista, mas no entanto também não me importava nada de ter uma parede forrada do teto ao chão com montes de livros! ♥

    ResponderEliminar
  11. r: espero que sim :)
    Obrigada, e igualmente *

    ResponderEliminar
  12. r: exctamente. Disseste tudo o que eu penso. Eu sou feminista assumida e tenho muito orgulho até porque a definição de feminismo é exactamente: movimento social, filosófico e político que tem como meta a igualdade de direitos entre géneros. É por isto que sou feminista, porque quero igualdade. O machismo já não se trata disso, trata-se de oprimir o género feminino e isso acho muito mau! Eu sou feminista porque quero que todos tenhamos direitos iguais e haja entreajuda entre ambos os géneros!

    ResponderEliminar
  13. r: obrigada pelo o apoio que me tens dado :)

    ResponderEliminar
  14. R: Estava a referir-me à obrigação no sentido escolar, que teve mesmo que ser. :)

    ResponderEliminar
  15. Tenho o livro da Torey "a prisão do silêncio" é muito bom adoro os livros dela e da forma como ela trabalha. Não conhecia aquele livro do 1 dose de droga, 1 gr. De esperança, Daniel Oliveira tenho de ir ver.

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Tenho o 1.
    Adorava ter o "Arrisca-te a viver" e o "Agarra o Agora" do Gustavo, o "Teorema de Katherine" e "Quando a neve cai" de John Green, e muitos outros mas neste momento este são os que maisss quero ahah
    A minha mãe, logo eu também, tem o "nunca te distrais da vida, e quer o "28 minutos e 7 segundos" (não tenho a certeza dos números)

    ResponderEliminar
  17. Adorei a tua lista ;) Podiam vir todos para a minha estante :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário