Diz-me por onde andas #3


«No fundo de um buraco ou de um poço acontece descobrir-se as estrelas», Aristóteles


A Rota do Chá, situada na Rua Miguel Bombarda, 457, no Porto, é uma «casa de chá, com mais de 300 variedades de chá». Mas não só!

Visitei este espaço, mais uma vez, na companhia da minha melhor amiga. Em Abril, quando o tempo já começava a dar sinais de mudança, combinamos um lanche e fomos à descoberta dos encantos deste local. Quando entramos, não parece grande, mas sentimo-nos a fazer uma viagem , quer pela decoração, quer pelas luzes. Além disso, temos aquela sensação de entrar em casa ao final do dia, quando somos recebidos pelo conforto que só o nosso lar nos oferece. 

Há um pequeno mundo lá dentro, repartido por cinco divisões. Vamos conhecê-las? 


Sala Indiana
«Queres Chá?

Não, quero romance. quero música. Quero amor e beleza.
De verdade que não queres chá?», Woody Allen.

Sala do Jardim
«A primeira chávena humedece os meus lábios e a minha garganta 
A segunda chávena termina com a minha solidão 
A terceira chávena procura libertar o meu espírito 
A quarta chávena eleva-me - e todos os males da vida dissipam-se pelos poros da minha pele 
Na quinta chávena estou purificado... 
A sexta chávena chama-me para o reino dos imortais e a sétima chávena 

- ah! mas já não pude aguentar mais», Adaptação livre de poema chinês da Dinastia Tang.

Pátio
«Se tens frio, o chá te aquecerá

Se tens calor, o chá refrescarte-à». 

Sala Ganesch
«O chá é uma religião da arte e da vida», Okakura Kakuzo.


Jardim
«Enquanto tomamos uma chávena de chá

A luz da tarde faz brilhar os ramos das árvores,
uma ligeira brisa de vento sopra com prazer.
O canto dos pássaros ressoam no bule
Sonhamos com a evanescência,
com a simplicidade do mundo», Adaptado de um escrito de Okakura.


Estas são as descrições (ou parte delas) que se podem ler no site da Rota do Chã (ver aqui). Como o tempo estava agradável optámos por ir para o Jardim, onde somos logo recebidos por um buda e um espaço bastante agradável, com mesas numa parte coberta e as restantes ao ar livre. A lista de chás é variadíssima e podemos sempre acompanhá-lo com algo doce. Neste dia havia bolo e tarte (como podem ver na foto) e estavam ambos deliciosos, além de que são fatias generosas. Se não me falha a memória, escolhemos chá de frutos vermelhos. 

O atendimento, que também é essencial nestas questões, merece uma nota bastante positiva. Independentemente da divisão que se escolha para saborear o nosso chá, os momentos que aqui se passam são de grande qualidade. Quando inicialmente referi que a Rota do Chá não era só uma casa de chá não me enganei, porque para além de ser uma excelente escolha para um lanche entre amigos - ou até mesmo sozinho -, também o pode ser para almoçar e/ou jantar. Paralelamente, decorrem lá eventos. Além disso, contam ainda com uma loja onde se pode comprar desde chás a utensílios para os mesmos, e não só. 

Só lá fui uma vez, mas prometi voltar. E com este tempo mais frio o que é que combina bem? Um chá bem quente para nos aquecer o corpo e a alma. Se quiserem conforto e qualidade, já sabem onde ir. Vemo-nos por lá?     Kakuzo

Comentários

  1. Ai que vontade de visitar essa casa!! Logo eu, que sou super fã de chá!! Quando visitar o Porto vai ser paragem obrigatória ;)

    Sabes do que me lembrei hoje? (E até fui ao teu outro blogue - o M. - pesquisar...) Da história que tinhas há uns anos atrás (O meu querido mês de Agosto). Chegaste a acabá-la? Lembro-me que a seguia super atenta e adorei-a :)

    ResponderEliminar
  2. que bom aspecto adoro chas :D
    uma optima semana :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Fiquei com uma vontade enormeeee de visitar. Pena que é longe.

    ResponderEliminar
  4. Essa casa seria perfeita para mim :)

    ResponderEliminar
  5. No fundo de um buraco já estamos metidos,
    descobrir as estrelas no fundo de um poço
    isso só podem ser mesmo coisas de políticos
    de tantas promessas falsas para enganar o povo!

    Desculpa ter fugido ao tema,
    mas antes tomei um chá saboroso
    no pensamento sentado à mesa
    obrigado pelo convite caloroso!

    boa segunda-feira, para você Andreia, um beijo.
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  6. Gostei sim do chá,
    estava saboroso
    venho ver se mais há
    porque sou guloso!

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Já lá estive, uma só vez também... e adorei o espaço! E agora que falas, tenho de lá voltar. :P
    Gosto de espaços diferentes, originais e a Rota do Chá é isso, é diferente.

    ResponderEliminar
  8. Fiquei com vontade de ir ... mas é muito longe :/

    ResponderEliminar
  9. Bonito lugar!!!
    Buen comienzo de semana!!! mi g+ para tu post!!!:)))

    Besos, desde España, Marcela♥

    ResponderEliminar
  10. r: Terá de ser paragem obrigatória quando for ao Porto :)

    ResponderEliminar
  11. Eu já ouvi falar desse sítio e tenho imensa vontade de o visitar!

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
  12. Eu já estive na loja, trouxe de lá um casaco e tudo! :D

    ResponderEliminar
  13. Agora fiquei com vontade dum chá e bolinho.

    Apetece e sabe tão bem.

    Beijinhos


    ResponderEliminar
  14. Um dia irei lá passar de certeza parece me um local bem acolhedor :)

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. r: Agora até se pode ir de avião e tudo :)

    ResponderEliminar
  16. r: Eu queria muito ir no meu aniversário mas infelizmente não vai ser possível.

    ResponderEliminar
  17. Agora fiquei curiosa, vou tentar visitar também!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  18. Que sitio fantástico e eu que adoro chá ;) Quando for ao Porto, cidade que eu gostava tanto de conhecer, será um ponto de paragem obrigatória :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário