Doce ou salgado q.b. #2


«Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial», Sayonara Ciseski


A receita de hoje sai da gaveta mais doce da casa. E combina como sobremesa, lanche ou até depois do jantar. Além disso, sabe bem em qualquer altura, principalmente quando sentimos falta de um aconchego guloso no estômago. 

Fazer um bolo pode ser demorado e o nosso apetite nem sempre está disposto a aguentar tanto tempo, mas isso não significa que não exista solução. E não, não têm que esperar que a vossa paciência esteja generosa, muito menos têm que sair de casa. Em apenas três minutos o problema fica resolvido.

O bolo de caneca é das invenções mais fáceis e rápidas. É verdade que não podemos abusar e fazer disto um hábito, mas temos aqui uma alternativa bastante deliciosa. Costumo fazer o de chocolate (podem substituir por outro ingrediente) e às vezes acrescento-lhe café - aqui varia, ou coloco uma colher de café em pó ou um café pronto a beber. Se preferirem, podem fazer uma calda para acrescentar por cima do bolo quando este estiver pronto ou, então, acompanhá-lo com gelado. Isso dependerá da gulosice de cada um. 

Os ingredientes e o modo de preparação estão na imagem, mas podem sempre adaptá-la ao vosso gosto (por exemplo, nunca coloco as quatro colheres de açúcar, apenas uma e meia). Qualquer dúvida (ou sugestão) que tenham deixem nos comentários ou enviem para o e-mail do blog. 

Bom apetite!

Comentários

  1. Sabe sempre bem uma coisa docinha xD por acaso nunca fiz um bolo na caneca

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
  2. Por acaso já experimentei fazer e não apreciei muito :)

    ResponderEliminar
  3. Eu costumava fazer esse bolo :)

    ResponderEliminar
  4. Fiquei com imensa vontade de fazer também :D parece delicioso e com uma apresentação super fofinha :D ficava giro como sobremesa de Natal em canecas natalícias eheh

    r: pois, eu já só me refiro a eles como «amigos» por força de expressão. Na verdade eu vi desde cedo que não o eram, bastou-me ver o F' super em baixo sem ninguém querer saber disso para perceber que aquele grupo tão chegado afinal não passava de uma fachada qualquer. Custou ao F' perceber que de um grupo tão «chegado» em que eram todos quase como irmãos afinal não podia contar nem com uma única alma penada deles.

    ResponderEliminar
  5. Eu já fiz tantas vezes este bolo que até já perdi a conta. De vez em quando lá cometo um pecado mas altero sempre. Já fiz com café e baunilha, em vez do chocolate :) Sabe tão bem acompanhado de um chá ou chocolate quente!

    ResponderEliminar
  6. Bolo na caneca,
    manda para mim um pedacinho
    em troca vou depressa
    embrulhado numa pétala
    mandar para você um beijinho.

    Bolo doce não amarga,
    a receita saiu da gaveta
    não se atrase vá depressa
    buscar a sobremesa.

    Deve estar uma delícia,
    feito por mãos delicadas
    são felizes com carícia
    as mulheres apaixonadas!

    Agora respondendo ao seu comentário, Andreia, não eram 13h44, a resposta é faltava um quarto para as duas jovens moças. Porque na hospedaria não havia nenhum quarto vago. Foi por isso que o recepcionista disse que a resposta estava no relógio!

    Andreia, desejo-lhe um bom dia, um beijo.
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  7. Tenho uma amiga minha que só faz esse bolo, mas a verdade é que é super simples e ideal para um lanche :)

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  8. O sabor do chá que mencionei como preferência é parecido à pastilha elástica.

    A Andreia Morais é sábia.. Compreendeste o que quero dizer acera daquilo dos ses.

    Acho que já fiz essa receita do bolo caneca mas foi já há um bom tempo atrás.

    Tenho é o costumo de comer alguma guloseima a acompanhar ao café e chá. Os nutricionistas não aconselham, mas pronto, é um hábito meu. x:

    ResponderEliminar
  9. Nunca fiz bolo de caneca. Vou tentar!

    Ótima quinta, Andreia!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  10. r: claro que vais conseguir :)
    Tenho mesmo, mas agora este fim de semana é o Pinheiro aqui na minha cidade, já ouviste falar ? E não vou descansar muito este fim de semana .

    ResponderEliminar
  11. Eu acho que dificulto demasiado as receitas e tarefas mais básicas... Está-me no sangue. Mas caso um dia tente a receita prometo mostrar-te o resultado! Fico à espera de ver o teu. Hehe.
    Um beijinho ♥

    ResponderEliminar
  12. r. eu não sou nada boa a comprar roupa de inverno e acho-a bastante cara por isso opto por comprar roupa básica e faço conjuntos engraçados com várias peças.
    Andei a juntar e a juntar algum dinheiro para puder cuidar de mim, faz bem não é?

    Adoro, vou já anotar para fazer !

    ResponderEliminar
  13. É rapido e gostoso eu fiz essa receita no domingo
    passado.
    Curta e siga o meu canal
    https://www.youtube.com/user/NekitaReis

    ResponderEliminar
  14. Estes bolos assim em modo rápido são tão bons :)

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Já experimentei. A única coisa a favor é de facto ser rápido a fazer, porque de resto, é um bolo como outro qualquer :)
    http://diariocatlover.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. adoro! só fiz uma vez, mas agora deixaste-me com vontade de fazer eheh :P

    ResponderEliminar
  17. eu gostei muito :) não me dói nada mesmo e aqui é super barato!

    ResponderEliminar
  18. Somos da mes a opinião :)
    eu ainda nao consegui fazer o bolo ando a trabalhar e quando chego a casa é fazer os básicos para dps ir descansar mas assim que tiver tempinho faço !
    with love CAT ♡

    ResponderEliminar
  19. Eu fiz isso num campo de férias, já ha 5 anos ou mais... Adorei!
    Acabei de pedir à minha mãe para fazer um, mas ela não quer que eu suje a cozinha -.-

    ResponderEliminar
  20. O bolo de caneca é o perfeito para quando estas com aquele bichinho de algo doce e nao tens em casa :p

    ResponderEliminar
  21. Vou experimentar fazer este bolo :) tão fácil e rápido e então com os dias frios que ai vêm, com um cházinho parece-me mesmo bem :P

    ResponderEliminar

Enviar um comentário