Assim dói mais!


«Por agora os nossos caminhos vão-se separar, mas onde quer que esteja nunca me vou esquecer do meu norte», Ricardo Quaresma (aqui)


Estou triste. E já chorei bastante, não só pela despedida, mas também por tudo aquilo que ela implica - e pela revolta e injustiça presentes uma época inteira.
 
Sinto que vais e não pelas razões certas. Sinto que vais por causa de alguém que não sabe, nem sente o que é ser Porto. E isso dói-me. Dói-me porque merecias mais. Porque um jogador como tu tem lugar numa equipa como esta: grandiosa, com mística e com uma história imensa. Podem explicar-me de infinitas maneiras, mas nunca compreenderei a razão de te terem relegado para o banco tantas vezes, como se, de repente, deixasses de ter algo a acrescentar ao clube. Temperamento difícil? Já cansa ouvir constante a mesma desculpa. O abraço ao Jorge Jesus? Perdoem-me se acho que amar um clube e não gostar de outro não implica perder a noção de respeito. A entrevista ao Expresso? Se calhar tem mais mística um treinador (?) que andou uma época inteira preocupado em atacar o clube dos outros em vez de arranjar soluções para levar o seu para o lugar onde deve estar: no topo.

Como questionou o autor do blogue Do Porto Com Amor, «querem jogadores à Porto ou preferem jogadores que passam pelo Porto?». Como portista que sou desde que me lembro de ser gente, nem por um segundo hesito em responder que prefiro, obviamente, a primeira. Ainda assim, tenho que ver um dos nossos maiores símbolos a ir embora, simplesmente porque o treinador não gosta dele. A justificação até pode ser outra, mas esta será aquela que o Lopetegui nunca conseguirá esconder (e talvez nem se preocupe em fazê-lo).

Ainda tenho muitas palavras presas na garganta e, seguramente, muitas lágrimas para chorar também. Não esperava ter que me despedir de ti novamente, mas prefiro ver-te com outra camisola a fazer aquilo que sabes de melhor, do que ver-te ficar e saber que acabam com a tua carreira aos poucos. Tens muito para dar, estás longe de estar arrumado. Para muitos, serás sempre um mimado, um egoísta, um insolente. Nem sabem como estão enganados! És a raça que este emblema carrega. Um desafiador que não se conforma, que luta, que procura ir mais além. És imprevisível e um génio como há poucos. 

Como te escrevi ontem, obrigada por tudo, Campeão. Por seres um jogador incrível e fora de série. Por seres Porto e o sentires como eu. Por teres crescido tanto. E por teres arranjado sempre forma de lutar quando te tentavam deixar para trás. Os nossos caminhos não se vão separar. Continuarei com o mesmo amor e o mesmo apoio, porque serás eternamente o meu número um. Espero que a sorte que mereces te acompanhe sem falhas e que esta nova etapa se revele mais um marco feliz. Não quero que seja uma despedida definitiva, mas um até já. Volta rápido, Guerreiro. Esse sete só faz sentido se fores tu a vesti-lo!

Comentários

  1. Não sou grande entendida em futebol, mas já ouvi dizer que a saída dele está a gerar muita revolta!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  2. E tanta falta que ele vai fazer ao Porto, mandam embora os criativos e ficam com jogadores "vulgares" vai ser mais um ano de futebol chato.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Ainda não aceitei que ele se foi embora e isto tudo é uma injustiça, o número 7 só faz sentido com ele, ele sabe o que é ser Porto, ele lutou quando mais ninguém acreditava, ele sabe o que é amar o símbolo que carrega ao peito, o treinador é que devia ter ido ...
    Ricardo Quaresma, ídolo, sempre, não é um adeus , mas sim um até já e que lhe corra tudo bem e que brilhe como mais ninguém sabe brilhar :)

    ResponderEliminar
  4. Sou portista e também estou muito triste com isto tudo :(

    ResponderEliminar
  5. Eu cá não ligo nada a futebol.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Como assim???? Não sabia de nada disto!!

    xoxo, http://eighteenshadesofglitter.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Estes dias vi que o Casillas ia ser o nº 7, mas não percebi completamente.
    Quando li a primeira frase do post caiu-me tudo...
    Não é justo.
    Sabes bem que entendo o que tu sentes!

    ResponderEliminar
  8. Obrigado pelo teu carinho, Andreia. ♥

    ResponderEliminar
  9. r: A sério?
    Tinha alguma noção de que serias assim também, mas como nunca escreveste sobre aquilo também, fiquei à nora.

    ResponderEliminar
  10. R: Que pena! Fiquei triste, ao saber disso, gosto imenso dele!

    xoxo, http://eighteenshadesofglitter.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Oi Andreia
    Realmente dói quando vemos um campeão ser injustiçado.
    Compreendo tua revolta
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  12. Não percebo muito de futebol mas entendi a polémica.

    ResponderEliminar
  13. Não te aflijas, deixa isso para lá,
    foi apenas e só uma troca
    cada um fica bem no lugar onde está
    eles quiseram foi trocar de camisola!

    O Ricardo na Luz fica bem,
    também o Maxi fica no Dragão
    não se sabe, ainda, porém
    quem será o próximo campeão!

    Boa tarde, um beijo para você Andreia,
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  14. Estava a carregar no link do teu blog e a pensar: vou ler algo dedicado ao Quaresma! E a verdade é que acertei.
    Tenho pena que ele se vá. É triste vermos o nosso clube de coração a desperdiçar Grandes jogadores, só porque sim, mas é como dizes, mais vale ir e mostrar o seu brilho, do que ficar e ser insultado.

    ResponderEliminar
  15. Também tive pena por ele sair...A frase dele é marcante! :)

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
  16. Mas tu sofres mesmo com o futebol...
    Eu não! Gosto de ver um bom jogo, mas não me revejo neste tipo de organização, cujos mentores transformaram os clubes em associações de malfeitores. Não posso ficar indiferente às leis que dão direitos especiais a indivíduos que escolheram livremente uma carreira, quando o cidadão comum, que trabalhou toda a vida, luta por uma consulta médica e morre à míngua com reformas vergonhosas.
    Não posso engolir a revolta de ver trabalhos insalubres serem tratados com a indiferença de quem governa e aos profissionais do futebol ser dado um estatuto especial.
    Eu trabalhei numa fundição onde 10 minutos depois de pegar ao serviço, a minha roupa, a minha cara (e parece que os meus pulmões também) eram as de um carvoeiro e o reconhecimento que tive, é o de ter consultas grátis de oncologia e um pesadelo para o resto da vida e o futebol é tratado como profissão de desgaste rápido.
    Está certo, nós morremos mais devagar... lol
    Peço desculpa pela minha "azia". Se há tanta gente a vibrar com o futebol, se calhar é o meu ponto de vista que está errado. eheheh
    Mas concordo contigo numa coisa: o Quaresma ainda tem muito para dar... numa banca de t-shirts contrafeitas, na feira do relógio. eheheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais.
      De bobo não tens nada.
      Parabéns.

      Eliminar
  17. O mais importante é que ele vá para um sítio onde lhe dêem o valor que ele merece! Tenho a certeza que continuarás a acompanhar de perto o trabalho dele :)

    ResponderEliminar
  18. O texto, que escreveste com toda a tua alma, está perfeito. Qto à "temática", pois, estou aquém.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  19. Eu estou como o Bolbo da corte. Gosto de futebol,'mas dar a importancia demasiada a essea senjores da bo.a é descabido. Falo e refiro-me tb ao CR7, ganha demasiado como todos os boms do futebol. E nós por cá mesmo que se dê o melhor nada muda
    Kis :=>)

    ResponderEliminar
  20. Eu, sóagora é que me i teresso porfutebol,gosto de veralguns jogos, mss no emtanto, acho exorbitante toda a envolvencia, publicidade, e contratos bilionarios ...
    Kis :=>)

    ResponderEliminar
  21. O engraçado é que no 10ºano quando tive de escolher uma área, a escolha foi automática. Escolhi artes, visto que nunca me identifiquei com ciências e quimicas. No final do 10º ano apareceu os cursos profissionais e mudei para o de design de interiores. Nunca me arrependi, apesar de ter repetido o 10º ano ao mudar de curso.

    ResponderEliminar
  22. Ontem quando ouvi no telejornal fiquei pasmada. Não sabia que ele estava... de partida! Este ano também saíram tantos jogadores importantes do meu Braga. :(

    ResponderEliminar
  23. Eu gosto muito do Porto mas se fosse o Quaresma, pela forma como foi tratado, não voltava mais ao clube. Mas sei que ele não é capaz disso, caso lhe peçam para voltar.

    ResponderEliminar
  24. Não fazia a mínima, mas também não me interesso minimamente por futebol ... xD
    r: A ver... É tão complicado :s
    Muito obrigada querida :D

    ResponderEliminar
  25. De futebol quase nada percebo.

    Apenas sei que choro muito, mas com pessoas queridas ou até do outro lado do mundo, com gestos, com filmes, com música, porém nunca chorei tendo por motivo o esférico.

    Tudo se resolve, tudo passa.

    Os jornalistas precisam de vender noticias e as pessoas gostam de saber...dos outros, de si, nem sei.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Esqueci-me de mencionar o quanto gosto da nova foto de perfil: simplesmente linda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  27. Princesa eu nao sigo nada de Bola, nao mexe comigo mas es tao Vibrante tao apaixonada <3 wow =D es fantastica nao percas esta veia

    ResponderEliminar
  28. Os clubes fazem contratações pelo dinheiro que podem ganhar e não dão valor aos jogadores que tem amor à camisola!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  29. Está em franco crescimento, mesmo. Nunca pensei que fosse uma cidade tão evoluída, confesso. Adorei lá ter estado e agora já tenho saudades! Ahahah, sou sempre assim: nunca quero ir e depois nunca quero voltar. Vá-se lá compreender :P

    Também sou assim meu bem. No que concerne a material de escritório compro só quando preciso porque tenho logo vontade de escrevinhar :P Somos mesmo parecidos :D

    Eu até comentava alguma coisa sobre este post, mas não sei falar de futebol. A sério. Também me irrito comigo mesmo por não perceber patavina :(

    NEW POST: What is Portuguese is good <3
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  30. Não percebo nada de futebol mas já ouvi que há alguma revolta e coisas do género.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. Ele não tem sido valorizado como merece e pode ser que agora o seja. Ele é Porto, mesmo não estando mais no Porto. A cor do nosso coração não se muda ;) ainda tem muito por dar e só o Porto é que perde tanto com a sua partida como com as acções que tiveram para com ele na última época!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário