Doce ou salgado q.b. #11

Imagem retirada do google

«Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial», Sayonara Ciseski


A gaveta das receitas tem estado um pouco fechada. E aqui reconheço a minha culpa, porque ainda não me aventuro muito na cozinha - com um pai e uma mãe que cozinham divinamente o que é que se esperava? No entanto, se há algo que adoro fazer é bolos. E, modéstia à parte, até que me safo bem nesse departamento.

Gulosa assumida, o bolo de chocolate é um dos meus favoritos. Apesar das inúmeras receitas existentes, há uma em particular que usamos com bastante frequência cá em casa. Pela sua simplicidade. Pela sua rapidez. E porque, no fim, fica deliciosa. Provamos?


Bolo da Cuca

Ingredientes:
- 2 chávenas de farinha com fermento;
- 4 ovos inteiros;
- 2 chávenas de açúcar;
- 1 chávena de chocolate em pó;
- 1 chávena de óleo.

Preparação:
- Misturar tudo muito bem;
- No fim, acrescentar uma chávena de água a ferver;
- Levar ao forno a 175ºC, durante 30 minutos.

Nota:
- Reduzimos sempre no açúcar, por isso apenas colocamos uma chávena;
- Podem usar chocolate em pó próprio para culinária, ou do que se usa para pôr no leite;
- Se quiserem que o bolo fique mais húmido no interior, retirem mesmo ao fim dos 30 minutos. Se o quiserem mais seco, deixem ficar mais um pouco no forno. Uma boa maneira de controlar isso é usando a técnica do pauzinho: espetá-lo no bolo e ao retirar verificar se este sai húmido ou seco.


Já experimentaram esta receita? Que receita de bolo de chocolate costumam utilizar?
Qualquer dúvida e/ou sugestão deixem nos comentários, ou enviem para o e-mail do blogue. 

Comentários

  1. Não sou das maiores fãs de cozinha e de cozinhar mas no que toca a bolos gosto sempre. É das únicas coisas que gosto mesmo de cozinhar. Adoro fazer pudim e bolo de bolacha mas claro que o bolo de chocolate não podia faltar :D

    ResponderEliminar
  2. Hmmm um bolo de chocolate e sempre uma boa ideia :) Adoro cozinhar, adoro fazer estes miminhos, fazem-me bem a alma :)
    Bjinhosss, princesa e boa quinta*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  3. Engraçado, eu tb reduzi sempre no açúcar.
    Kis :=}

    ResponderEliminar
  4. Humm e a gaveta das receitas abre-se novamente com uma deliciosa receita que me fez ficar com água na boca =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Sou doida por tudo o que tenha chocolate, eu costumo fazer um que tem um modo de preparação semelhante a este; mas depois de cozido abre-se na horizontal, rega-se com leite com chocolate e depois faz-se uma cobertura com chocolate derretido e natas. Normalmente as natas não uso, derreto o chocolate só em leite, mas fica uma delícia :)

    Beijinhos, querida!

    ResponderEliminar
  6. Vou experimentar! :)

    http://checkinonline.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. não tenho jeitinho nenhum para bolos... :)

    mas para os comer até que me safo bem!

    ResponderEliminar
  8. Parece delicioso!! Nem sabes o quanto me apeteceu uma fatia de bolo de chocolate esta semana :D
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Gostei da definição de cozinhar.
    Nunca tinha ouvido falar do bolo da Cuca...
    Bom resto de semana, amiga Andreia.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  10. Tenho que experimentar esta receita!! Parece-me super fácil :)

    ResponderEliminar
  11. Andreia que delícia o bolo da cuca, que vontade de comer uma fatia, se vc enviasse uma fatia pelo correio iria amar, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  12. Andreia que delícia o bolo da cuca, que vontade de comer uma fatia, se vc enviasse uma fatia pelo correio iria amar, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  13. Opah que fomeeeeee!!!
    Tenho andado cheia de vontade de um bolo assim, mas faze-lo só para mim nhé...ai saudades da comida de casa...de portugaaaal!!
    (muito...demasiado bom aspecto)

    ResponderEliminar
  14. Apesar de não ter muito jeito, eu gosto de cozinhar. Obrigada pela receita!!
    R: obrigada :D

    ResponderEliminar
  15. É mara! ;D

    Hummm! Deve ficar bom! Adorei a receita!

    Ótima quinta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  16. Mas que delicioso
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Este é o famoso "Nega Maluca" para os brasileiros! Parece tão bom, tenho mesmo de provar !

    ResponderEliminar

Enviar um comentário