Entrelinhas #26

Fotografia da minha autoria

«O guerreiro da luz olha a vida com doçura e firmeza. Está diante de um mistério, cuja resposta encontrará um dia. Volta e meia, diz para si mesmo: "Mas esta vida parece uma loucura"»


O meu conhecimento sobre as obras de Paulo Coelho era muito reduzido, uma vez que não ia para além de pequenos excertos encontrados online. No entanto, há uns anos, ofereceram-me o Manual do Guerreiro da Luz e achei que seria uma excelente oportunidade para descobrir um pouco mais do seu trabalho. Ainda que, naturalmente, acredite que um só livro não defina aquilo que é o seu autor. Mas é um começo!

O prólogo, que funciona como uma introdução a este manual, justificando-o, apresenta-nos a história de um menino que parte em busca de «um gigantesco templo, cheio de sinos». Seduzido por uma bela mulher, que lhe fala do local, é a viagem que realiza que nos permite ter em atenção várias componentes. Até porque é uma viagem de descoberta. Externa e interna. Maioritariamente interna!

O Manual do Guerreiro da Luz aborda temas como a coragem, a disciplina, a fé, a escolha, a responsabilidade, a amizade, a gratidão. E está carregado de mensagens inspiradoras. Aparentemente, é uma obra simples, mas à medida que avançamos compreendemos o quanto consegue ser poderosa. No fundo, é ideal para irmos consultando, pois acaba por ser uma espécie de guia de boas maneiras, que nos ensina a ser alguém melhor. Importa perceber que a personagem central da narrativa, o Guerreiro da Luz, não é perfeito. Ele demora a aperfeiçoar as suas virtudes. E também erra. Aliás, um dos grandes ensinamentos deste livro é que existe espaço para errar, desde que saibamos aproveitar todas as lições dos nossos erros para evoluirmos. Além disso, é fundamental reconhecer que não nos cabe a nós julgar os outros. E que temos que nos manter fiéis aos nossos princípios - temos que ser quem somos e não o que as outras pessoas esperam que sejamos. Todos os pensamentos retratados incitam-nos a refletir. A colocar as situações em perspetiva. E a procurar compreender o porquê de enfrentarmos determinadas batalhas - talvez passemos pela mesma provação várias vezes por ainda não termos apreendido o seu verdadeiro significado! 

Com uma narrativa acessível, que torna a leitura clara, vamos acompanhando uma procura interior, que nos faça chegar a um caminho que nos satisfaça. Esta viagem que vemos a acontecer à distância reflete um processo de amadurecimento, de auto-descoberta, de reconhecimento, de mudança. E acabamos por sentir uma atitude muito mais positiva em relação à vida. Com uma capacidade de arriscar renovada, e que fica marcada por uma constante busca de sentido. Atenção, não é uma obra de dicas infalíveis. Mas uma forma de questionarmos a maneira como vivemos, verificando se seguimos o rumo que ambicionávamos.

O Manual do Guerreiro da Luz «oferece ao leitor pensamentos tão breves quanto profundos, tão belos como envolventes, que o levam a mergulhar no mais intimo de si mesmo, em busca de sonhos antigos e desejos esquecidos, indispensáveis à nossa felicidade»


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«Para o guerreiro não existe "melhor" ou "pior": cada um tem os dons necessários para seguir o seu caminho individual» (p:32);

«Para ter fé no seu próprio caminho, não precisa de provar que o caminho do outro está errado» (p:35);

«Um guerreiro sabe que tem defeitos. Mas sabe também que não pode crescer sozinho, e distanciar-se dos seus companheiros» (p:43);

«Mas sabe que o acto de perdoar não o obriga a aceitar tudo; um guerreiro não pode baixar a cabeça - senão perde de vista o horizonte dos seus sonhos» (p:61);

«Na verdade, todo o problema - depois de resolvido - parece muito simples. A grande vitória, que hoje parece fácil, foi o resultado de uma série de pequenas vitórias que passaram despercebidas» (p:141).

Comentários

  1. Acho que nunca li nenhum livro dele mas sigo-o no twitter e gosto muito da forma de pensar dele :)
    Mais um excelente review ;)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  2. Ainda não li nada do Paulo Coelho, fica a sugestão para uma futura leitura.
    Um bom mês de Novembro.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Me gusta Paulo...yo estoy leyendo Brida....un saludo desde Murcia.

    ResponderEliminar
  4. O único livro dele que li - e já lá vão alguns anos - foi o "Verónica decide Morrer". Requisitei-o na biblioteca da escola. Confesso que fiquei curiosa com este livro, excelentes pensamentos.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. É um autor que o meu irmão adora ler. Eu por acaso nuna li nada dele, mas um dia aventuro-me.

    Beijinho || Daniela Silva | Blog

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito das obras de Paulo Coelho e já li várias
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. olá, Paulo Coelho é um autor bastante conhecido pela frases e pelo livros que publicou, no entanto parece que é pouco lindo na Europa, desconheço a razão.
    Feliz fim de semana,
    AG

    ResponderEliminar
  8. Eu até gosto de Paulo Coelho!
    Adoro o novo design do blog :)

    r: Aproveitei e diverti-me imenso querida, obrigada! É verdade, acaba demasiado rápido!!

    ResponderEliminar
  9. Andreia, vai a luta guerreira,
    ler os livros de Paulo Coelho
    numa viagem aventureira
    não te percas no carreiro
    descansa se tiveres calor
    à sobra de um sobreiro
    junto se possível duma flor!

    Tenha uma boa tarde Andreia.

    ResponderEliminar
  10. Nunca li livro nenhum dele, mas já li alguns pequenos textos e gostei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. A narrativa do Paulo Coelho apenas parece acessível. Ela requer uma leitura atenta porque pode ser mal entendida, já que ele aborda com muita frequência conceitos que dão muito que pensar.
    Em qualquer caso, é um autor que vale a pena ler e reler.
    Continuação de boa semana, amiga Andreia.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  12. Não conhecia :)
    Adoro a vela, que fofinha!!!

    ResponderEliminar
  13. Ainda não li nada do Paulo Coelho mas só tenho ouvido comentários positivos :p
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. R: Imagino, afinal é a tua marca :p

    ResponderEliminar
  15. Li vários livros de Paulo Coelho, em tempos.
    Adorei a velinha... Pão de forma, és cá das minhas! ;)

    ResponderEliminar
  16. Adoro!!

    Comecei no Brida e parei no Verónica Decide Morrer, depois mudei de genero... Mas este é sempre uma referencia!!

    Beijinhos
    https://atitica.wordpress.com/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário