Let's Talk About Fall - Amazing Places

Fotografia da minha autoria

Desafio proposto pelo grupo Let's Talk


Há lugares que nos aconchegam. E é extremamente enriquecedor sair de casa, com inúmeras camadas de roupa e um cachecol em formato XXL, e percorrer as ruas de cidades que me dizem tanto. Neste caso específico, Gaia e Porto! Adoro atravessar a Ponte D. Luís, de metro ou a pé, e perder o meu olhar em ambas as margens. E adoro ser recebida pelo cheiro das castanhas, avistar o céu acinzentado que não lhes retira encanto e observar as árvores a mudar, num desfile de cores irresistível. O tempo torna-se menos pesado. E mais sedutor. Contudo, por mais que aprecie passear sem destino certo, a verdade é que há locais de paragem obrigatória. E se o são durante todo o ano, irradiam uma magia especial quando o outono chega para nos abraçar. Seja pela paisagem, seja pelos sabores, pelos aromas ou pelas memórias, todos têm uma particularidade que os distingue. E que nos permite relaxar, viajar ou, ainda, confortar o estômago e a alma. Numa estação tão rica em pormenores, há espaços que lhe assentam na perfeição!


Os meus 7 «Amazing Places»

Jardim do Morro: Recentemente requalificado, este jardim histórico tem uma vista panorâmica privilegiada para o Douro. É tão agradável, sozinho ou entre amigos, passar aqui um final de tarde. Ver o sol a desaparecer e a noite a tomar o seu lugar. E, como a distância é curta, há sempre a hipótese de subirmos até à Serra do Pilar. E perdermo-nos ainda mais de encantos por esta vista deslumbrante!

Costa Coffee: O espaço é bastante acolhedor. E, com um ambiente caloroso, é frequente haver fila para se poder entrar. Mesmo à beira da Torre dos Clérigos, quando o frio aperta, nada melhor do que nos aconchegarmos com as várias opções de bebida de café. Ou, então, degustarmos um saboroso chocolate quente (com ou sem extras, dependendo da nossa gulosice).

Palácio de Cristal: Sou apaixonada pelos Jardins do Palácio de Cristal. Sempre que possível, adoro perder-me nos seus imensos recantos. Descobrir outros tantos. E ir com a promessa de regressar em breve. Tem detalhes apetecíveis, uma vista fabulosa e uma história fascinante. Além disso, é lá que se encontra a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, que visitei várias vezes durante a licenciatura e o mestrado. É um lugar mágico, do qual nunca me cansarei! [Diz-me por onde andas #11]

Jardim Botânico do Porto: É um ponto turístico lindíssimo. Mágico. Romântico. E que merece uma visita demorada e atenta. Para além de assumir uma importante vertente botânica, graças às espécies raras, é um lugar de referência na vida e obra de Sophia de Mello Breyner Andresen e Rubem Alves. Dividindo-se em três patamares distintos, é maravilhoso observar toda a vida que o envolve. E toda a beleza que o torna tão distinto [O mundo por olhos tom de castanha #34].

Livraria Lello: É a livraria mais bonita que alguma vez visitei. É certo que a entrada deixou de ser gratuita, mas o seu espaço é absolutamente maravilhoso. E também ele apresenta uma magia muito própria. A fachada e o seu interior transbordam história, mas souberam acompanhar a evolução do tempo. Cheia de vida e irreverência, tem estantes para todos os gostos. Com muito mundo e aventuras. E se o frio se faz sentir, abraçar um livro, não necessariamente no sentido literal, é reconfortante.

Ribeira/Cais de Gaia: Muito pouco haverá a dizer sobre a paisagem de parte a parte. Porque o segredo é mesmo deixarmo-nos levar pela beleza inigualável das duas margens. E em pleno outono, sabe bem deambular em toda a sua extensão, tanto de dia, como de noite. E mesmo que o tempo comece a ser pouco convidativo para sentar, a vista compensa. E acompanhado ainda melhor!

Rota do Chá: Sinto-me em casa assim que entro, por todo o conforto que nos oferece automaticamente. Já no interior, tanto pela decoração, como pelas luzes, parece que iniciamos uma viagem, porque há um pequeno mundo lá dentro, repartido por cinco divisões. Independentemente de qual escolhermos, poderemos desfrutar do nosso chá num ambiente relaxante. E o atendimento merece nota máxima. No entanto, esta casa de chá é muito mais do que isso! [Diz-me por onde andas #3]


Quais são os vossos «Amazing Places», indispensáveis nesta estação?

Comentários

  1. Só falta a Casa da Musica que também é uma referência da bela cidade do Porto.
    Uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Uiii tao bom começar a semana a recordar estes meus sitios e passeios, quantas vezes, saia de casa aos sábados de manha e atravessava o Jardim do Morro e a Ponte a pe, e sentir esse cheiro tao característico das castanhas assadas, toa próprio da nossa cidade, ja o sinto desde pequenina :) ja o disse no meu cântico que o Palácio de Cristal e o meu sitio preferido de sempre, em criança sonhava encontrar o meu príncipe encantado la e nao e que ja andei de maos dadas com ele por la hehe :) tao bom*
    Muito obrigada, princesa :)
    Bjinhosss e boa semana*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  3. Adoro os jardins do Palácio de Cristal e a Lello.

    Na minha cidade, a zona das Caldas junto ao rio Tâmega tem uma excelente vista, assim como o café "Ilha do Cavaleiro" no cimo da antiga muralha. =)

    Beijinhooooos e boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Costa Coffee parece-me significativamente melhor que Costa Concordia. Se for ao fundo, só os donos é que se afogam =P

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente, a vida nos subúrbios das grandes cidades, afasta-nos, aos poucos, desses recantos. Hoje é mais fácil sair de carro, ou a pé e enfiarmo-nos num entre as dezenas de centros comerciais que cercam a cidade.

    ResponderEliminar
  6. Que sitios bonitos os que enumeraste e alguns eu ainda não visitei mas tenciono fazê-lo em breve.

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente são sítios que não conheço, mas gostava imenso :D Apontei tudo no meu caderno para possíveis viagens :)
    Nem acredito que não seguia o teu blog, por isso já emendei

    Beijinhos,
    DEZASSETE | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  8. Ai tantos sítios fixes!! No jardim do morro bem agasalhada com o chá a olhar o rio!! <3

    ResponderEliminar
  9. Conheço todos e concordo contigo...locais lindos!
    No meu último post por acaso também falo do cheirinho a castanhas ahah
    kiss

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Dos que mencionaste, conheço o Jardim do Morro, Palácio de Cristal e o Cais de Gaia, sendo este último um dos meus locais favoritos!

    Beijinho || Daniela Silva | Blog
    Novo horário, de 2ª a 6ª às 19h, post novo!

    ResponderEliminar
  11. Confesso, e com muita pena minha, que só não conheço a rota do chá!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. Tenho que ir, o único que conheço é a ribeira :)
    R: A minha consciência está tranquila em não ligar, ela não faria o mesmo!
    Infelizmente agora é tarde, mesmo que possa não ser parece que as palavras nos fugiram :/

    ResponderEliminar
  13. Quero tanto visitar a livraria lello!!!! Aliás eu quero visitar o Porto todo, nunca me canso. A Ribeira é incrível também, que tranquilidade.
    Acho que destes sítios só conheço mesmo a Ribeira e o Palácio de Cristal e os seus jardins :)

    Respondendo à tua pergunta, não sei se tenho assim os meus lugares favoritos, sou uma pessoa de locais mas mais de pessoas e desde que esteja num sítio acolhedor, que me transmita imensa boa energia e com os meus, estou bem :)
    Claro que sou capaz de enumerar um ou outro.

    Gostei muito do post, como sempre :)

    ResponderEliminar
  14. Não conheço o Porto, ou conheço muito pouco. Mas já ouvi falar que é lindo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Não conheço o Porto, ou conheço muito pouco. Mas já ouvi falar que é lindo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Não conheço o Porto mas fiquei com imensa curiosidade em visitar os locais que mencionaste
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Ainda não fui à livraria Lello, mas tenho que lá ir!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  18. Já visitámos alguns destes sítios, mas outros acabámos de adicionar à lista de sítios a ver! :D Obrigado pela partilha!! Adoramos estas sugestões!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário