Doce ou salgado q.b. #15 - Let's Talk About Fall

Imagem retirada do google

«Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial», Sayonara Ciseski


Há memórias que nos acompanham para sempre. Muitas delas, porque acabam por se repetir. Uma das que tenho bem presente é o constante apregoar «Quentes e Boas», quando o tempo começa a mudar, a ficar mais frio e a pedir aquele aconchego. Na alma. E no estômago. As ruas, a meu ver, ficam mais enriquecidas com os carrinhos ambulantes de quem vende castanhas, como se estivesse a distribuir pequenas doses de amor. E que bom é andar a passear, sair do emprego ou da faculdade e, de repente, sentir aquele cheiro tão característico. É um conforto extra! Apaixonada como sou por castanhas, tinham que ser as protagonistas desta receita. Rápida e saborosa, não tem nada que saber. Deliciem-se!


Castanhas assadas [Desafio proposto pelo grupo Let's Talk]

Ingredientes:
- 1 kg de castanhas;
- 1 colher de sopa de sal grosso.

Preparação:
- Pré-aquecer o forno a 200ºC;
- Dar um golpe na casca das castanhas e deixá-las de molho em água, durante 10 minutos;
- Posteriormente, dispor as castanhas no tabuleiro, formando uma só camada, e salpicá-las com uma colher de sal grosso;
- Levar o tabuleiro ao forno durante 30 minutos [ou até as cascas abrirem].

Nota:
- Acompanham muito bem um assado!


Gostam de castanhas? Como preferem prepará-las? Qualquer dúvida e/ou sugestão deixem nos comentários ou enviem uma mensagem para o e-mail do blogue.

Comentários

  1. Completamente, meu anjo. Muito obrigado!

    Não podia estar mais de acordo com o que escreveste. As castanhas também me trazem boas memórias. Os magustos na escola; o senhor da minha cidade que, do alto da sua longa idade, faz as melhores castanhas de sempre embrulhadas num cone com as folhas de papel das tão antigas listas telefónicas; e o aniversário do meu pai na noite de São Martinho :')

    NEW REVIEW POST | NO WORDS: The PERFECT FACE CREAM for MIXED SKIN!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  2. Adoro-as assadas nas brasas ou cozidas. Também sou fã delas em alguns pratos como: lombo de porco assado no forno. Adoro =)

    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto delas assadas, este ano ainda não comi mas a minha mãe deve fazer não deve tardar muito ehehe

    ResponderEliminar
  4. Adoooro castanha assadas! Costumo deitar sal, salpicar com água e colocar a assar. Para a próxima, também, vou deixa-las estar em água os 10 minutos a ver o resultados!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Hmmm gosto tanto mas tanto de castanhas assadas, tao bom :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  6. Eu sem dúvida que prefiro na brasa, mas como esse ano não tenho essa possibilidade vou fazer assim :D
    Excelente receita

    Beijinhos,
    Dezassete

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    Adoro assadas, fazemos mesmo numa panela que só é para castanhas, metemos lá dentro depois do golpe, salpicamos com água e sal e vamos agitando! Ficam deliciosas!!

    Beijinhos
    https://atitica.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  8. Adoro castanhas. Quando vou à baixa compro sempre embrulhadas no jornal ;) têm outro sabor.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Adoro castanhas, sou viciada!! Sabe tão bem aquelas da rua, assadas no púcaro.
    R: Obrigada fofinha!!! :D

    ResponderEliminar
  10. ADORO castanhas! Prefiro cozidas mas assadas também marcham :p

    ResponderEliminar
  11. Eu adoro castanhas assadas :). E concordo, trazem-me muitas memórias, do magusto, da escola, dos almoços na avó,..
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  12. Sem dúvida alguma, meu bem! Acho que é um creme que vou levar para a vida :P

    NEW OUTFIT POST | REASONS WHY I LOVE BLOGGING!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  13. Por acaso não gosto muito de castanhas assadas, para mim têm de ser cruas e boas :p

    ResponderEliminar

Enviar um comentário