Entrelinhas #28

Fotografia da minha autoria

«(...) Livro-sensação, livro de descoberta ou de redescoberta e por isso mesmo livro não alheio à diversidade de reacções»


A minha lista de livros a comprar aumenta mais do que aquilo que diminui. E, naturalmente, há títulos que figuram praticamente desde o início, porque a curiosidade sobre os mesmos mantém-se. Um desses casos é a obra de Susanna Tamaro, Vai Aonde Te Leva O Coração. No entanto, outras foram-se sobrepondo, até a encontrar a um preço bastante simpático (3€) no Porto Alternativo. Sem pensar duas vezes, comprei-a. E ainda bem!

A história desenvolve-se através de uma sucessão de cartas, que nos permite conhecer três gerações de mulheres - avó, filha e neta -, as suas vivências, as suas escolhas, as suas aspirações, os seus receios; a forma como lidam com as suas respetivas vidas e as consequentes ações e reações. Por essa mesma razão, vamos entrar numa viagem intimista, de auto-conhecimento, onde serão partilhados episódios passados. E é neste regresso a um tempo que já passou que vamos descobrir a constante procura pela felicidade, por parte de todas as personagens.

A narrativa é absolutamente envolvente, com pensamentos profundos e inspiradores. Para além disso, demonstra-nos o quanto somos diferentes. Que crescemos com distintas conceções. E que até atingirmos uma certa maturidade talvez passemos por momentos de sofrimento, mas devemos manter-nos fiéis aos nossos princípios, por maiores que sejam os contratempos. À medida que vamos avançando, compreendemos o quanto o caminho foi difícil. Aquilo que mudou. O que se perdeu. O que fica. E é impossível não nos emocionarmos com o estado das relações. Na figura da avó, somos convidados a ler sobre amor, paixão, religião, fé, inteligência, amizade, alegria, depressão, desgosto, traição, mentira, tristeza, separação, partida, casamento, morte. No final, tudo fica escrito, como se fosse uma prova e, quem sabe, um reconhecimento de todos os erros que procuram absolvição. E paz!

Ficamos com vontade de saber o que acontecerá depois, sobretudo no que diz respeito à neta. E há uma pergunta que não deixará de fazer sentido: afinal, onde nos leva o nosso coração?


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«Como já vivi muito e deixei atrás de mim muitas pessoas, sei que os mortos pesam menos pela ausência do que por aquilo que - entre eles e nós - não foi dito» (p:13);

«Enganava-me, queria convencer-me de que iria ser assim para sempre. Mas infelizmente não somos seres suspensos em bolas de sabão, que vagueiam felizes pelos ares» (p:20);

«De vez em quando, havia um foguete que, embora explodisse, não conseguia chegar ao céu. Aí tens, quando penso na vida da minha mãe, na vida da minha avó, quando penso em tantas vidas de pessoas que conheço, vem-me à ideia esta imagem - foguetes que implodem em vez de subirem» (p:31);

«O título da minha autobiografia poderia muito bem ser "Mentirosa". Desde que nasci, só disse uma mentira.
Com ela destruí três vidas» (p:68).

Comentários

  1. Deve ser um livro bem interessante e a minha pilha de livros também vai crescendo, vai faltando tempo para dar um "desbaste".
    Continuação de boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Gosto de ler mas, confesso que, ultimamente não tenho lido muito...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Ja nao leio um livro há séculos:)
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
  4. Ja nao leio um livro há séculos:)
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
  5. Li este livro há bastantes anos. Marcou-me particularmente a última frase.

    Um dia tenho que relê-lo =)

    Beijinhos! :*

    ResponderEliminar
  6. Dá ideia que é um livro que nos faz refletir. Gostei!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Andreia o livro tem uma história muito boa, é bem fluída, já faz algum tempo que não leio livro, preciso voltar a ler, pois livros são uma boa companhia, Andreia bjs.

    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  8. Já não leio há tanto tempo!!! A faculdade está-me a tirar o tempo todo!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  9. Que história linda :)
    O título ficou me na mente ;)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  10. Parece ser uma história muito interessante, por falar de 3 gerações, pelo título. Fiquei mesmo curiosa, tenho mesmo de voltar à leitura :)

    ResponderEliminar
  11. Nice post!!

    I follow you. Mind following back?

    http://asweetwoorld.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Não conhecia este livro, mas pela tua reflexão, fiquei bastante curiosa! :)

    ResponderEliminar
  13. Olá minha querida, como estás? Agora vou voltar a ser uma leitora assídua do teu blog :)<3

    ResponderEliminar
  14. Dos meus livros mais queridos! Foi-me oferecido pela minha tia num Natal distante e achei-o tão, tão bonito. Susana Tamaro escreve de forma tão bonita, quase parece magia. Envolvente mesmo!

    Beijinhos,
    Sónia R. Pinto
    By the Library

    ResponderEliminar
  15. Parece ser um livro interessante.
    Obrigado pela sugestão.
    Continuação de boa semana, amiga Andreia.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  16. Tenho uma lista quase sem fim de livros que gostaria de ter eheh. Ainda não conhecia esse, mas parece ser de acordo com o meu gosto literário.

    Beijinho ||  Daniela Silva | Blog

    ResponderEliminar
  17. Conheço tão bem essa sensação de ter uma lista de livros para ler!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  18. Nunca li este livro mas também nunca me despertou muita curiosidade confesso :p

    ResponderEliminar
  19. Olha, parece-me ser um livro bastante interessante!

    ResponderEliminar
  20. A tua está a aumentar e acabaste de aumentar a minha ( não se faz xD, eu já tenho tantos para ler).
    Parece-me ser interessante :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Enviar um comentário