Inconfidências: Dia de Reflexão

Fotografia retirada do google

«Respira fundo! Pela frente ainda tem muito mundo»


O dia de reflexão que antecede as votações é crucial, para que se analisem todos os parâmetros com consciência. O meu partido emocional, de seu nome coração, também necessita disto. Deste silêncio. Da ausência de apelo ao voto. E de não ser invadido por rostos familiares, que se instalam nas paredes panorâmicas deste órgão não televisivo, mas que se inunda de notícias diárias.

Tenho vontade de colocar os sons do mundo em pausa. Para, consequentemente, aumentar o volume dos inúmeros diálogos que se criam na minha cabeça. Há momentos em que o meu dia de reflexão se lê no plural, sobretudo quando a campanha é exaustiva, porque preciso de me adaptar às circunstâncias e de ler todas as entrelinhas. O estímulo é exagerado. E abrandar torna-se uma prioridade!

Sinto-me em estado de guerra, onde o único ferido sou apenas eu. Avanço e recuo nas sondagens, mas fecho-me numa bolha, para que ninguém leve com os estilhaços da minha luta interna. Porque tenho um medo terrível de cometer injustiças. Por isso, prefiro sair de cena, distanciar-me e permitir que me culpem por qualquer tipo de negligência. Aguento todas essas balas. Aquilo que não aguentaria era perceber que o meu voto seria de tal modo envenenado por reagir a quente que o resultado não podia ser outra coisa que não uma derrota. De parte a parte.

Com o destino do país não se brinca. Nem com os sentimentos das pessoas. Por maior que sejam o seus erros, nada justifica negar-lhes tempo de antena para se redimirem. Mas para isso é preciso ir de coração limpo. Portanto, a minha estratégia de ação é simples: proponho e contraponho todos os factos que recolhi. Liberto a revolta. Traço um caminho lógico e objetivo. Talvez procure desculpas para que não me pareça tudo cruel. Por fim, respiro fundo, encontro paz e abro as urnas. Aceito o boletim de voto e, mais tarde, discuto todos os resultados. Independentemente do que virá depois, o meu partido emocional acabará sempre por sair vitorioso. Porque joga sem truques.

Os dias que se sucedem funcionam como um recomeço. Investem-se em novos projetos, lutam-se por novas causas, assumem-se outras perspetivas e assinam-se os documentos que oficializam as tréguas. E caminha-se em passo acelerado, deixando o passado onde pertence, até que tudo se reponha com normalidade.

Comentários

  1. Como te entendo, minha querida, tambem odeio que brinquem com os sentimentos, sou humana nao sou uma boneca... faz-me lembrar aquele meu namorado que andou a brincar com os meus sentimentos, e depois quando eu ja o tinha esquecido, é que se lembrou que afinal gostava de mim... enfim... haja paciencia mas faz parte e é assim que aprendemos a ganhar maturidade.
    Adorei o teu texto, esta mesmo muito bom.
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  2. Pois o meu partido emocional também precisa com muita frequência de dias de reflexão para poder desfrutar desta vida com mais serenidade.
    Gostei bastante deste texto.
    Uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Todos nós precisamos desses dias de reflexão para nos encontrarmos a nós mesmos e para não colapsar e vivermos uma vida calma e serena. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Odeio que brinquem com os meus sentimentos, faz exactamente com que me retraia a longo prazo... Espero sinceramente que estejas bem <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  5. Muita verdade escrita neste texto! :)
    Gostei muito do novo visual do blog, beijinho :)

    ResponderEliminar
  6. Adorei o texto. Por vezes também sinto necessidade de desligar-me do mundo para estar comigo mesma. Faz anta falta.

    Um beijinho! =)

    ResponderEliminar
  7. Gostei imenso do texto e do que transmitiu. O meu maior conselho é que não te feches nessa bolha, os outros poderão levar com estilhaços, mas pelo menos fazem em conjunto :)

    Beijinhos,
    DEZASSETE | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  8. Adorei este texto. Todos nós precisamos de ter os nossos momentos de reflexão, são necessários, avaliar as coisas e tomar as decisões que nos pareçam mais acertadas.

    ResponderEliminar
  9. Espero que estejas bem, esse alguém não merece o contrário. Força!

    Beijinho ||  Daniela Silva | Blog

    ResponderEliminar
  10. E tanta gente a passar o mesmo e porque sempre é assim?
    Sabes linda, eu costumo dizer: lá te calhará. Porque eu acredito nisso. O mal vai um dia cair em cima da pessoas.
    Acredita que sim e não sofras. Não vale a pena.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Gostei do texto! O meu partido emocional por vezes também precisa de momentos de reflexão para avaliar as decisões mais acertadas.
    Desejo tudo de bom.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Na vida, todas as coisas boas,
    para sempre as poder desfrutar
    reflectir e saber como se arredar
    das incertezas que não são poucas!

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
  13. Percebo te perfeitamente não entendo o porque de usarem assim os sentimentos das pessoas, também tenho de ter esses momentos de reflexão
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Há alturas em que o mundo à nossa volta devia congelar.
    Só para podermos pensar no melhor para nós, sem ter ninguém a opinar.
    Mas, infelizmente, isso não acontece. Temos de ser nós a "congelar" para não deixar nada desnecessário entrar.

    R.: Ainda bem que entendeste a minha frase. Que me entendeste a mim. Ela.

    ResponderEliminar
  15. Verdade, meu anjo!
    Ohn, obrigado!! És um amor <3

    Acho fulcral parar para pensar. Aliás, faz parte de todo o crescimento pessoal fazê-lo com a ânsia de não só nos encontrarmos como, de igual modo, percebermos algumas respostas! Melhor do que isso, é nunca deixar o nosso amor próprio desvanecer!

    NEW OUTFIT POST | EVERYTHING STARTS NOW :D
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  16. Brincar com sentimentos alheios é um crime que atenta contra o nossa alma. Isso as vezes nos roubam a paz...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário