Os 7 filmes que marcaram a minha vida

Fotografia retirada do google

«O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho», Orson Welles


A minha atenção à sétima arte tem sido bastante negligente. Tenho uma longa lista de filmes em atraso, porque vou-me dedicando a outros formatos, como as séries [aqui]. No entanto, é algo que adoro. E, se pudesse, passava a vida numa sala de cinema, com um balde de pipocas ao meu lado. Porque a energia neste ambiente é completamente distinta. Talvez por essa razão é que acabe por ver tão poucos filmes em casa. Falta-me aquele toque de intensidade genuíno, que me isola de qualquer outro estímulo externo. 

Há géneros cinematográficos para todos. Pessoalmente, distancio-me de tudo o que seja terror [ainda que tenha ido ver The Conjuring], mas entusiasmo-me com comédias, dramas, thrillers e musicais. Além disso, não resisto a uma boa história de amor. Nem a enredos que nos permitam refletir, problematizar e desmistificar temas controversos. E há filmes que, genialmente, conseguem ter um pouco de todas estas características, levando-nos numa viagem sem rede. O melhor de tudo é que, quando bem realizados, preservam uma magia intemporal. Por isso, independentemente do tempo que passe, continuarão a fazer bastante sentido. E eu tenho sete filmes que marcaram a minha vida, pelas mais variadas razões:

A Bela e o Monstro: Quer a versão de animação, quer a versão em imagem real. É, para mim, uma das histórias mais bonitas e com uma mensagem poderosa, por ser tão livre de preconceitos. Além disso, é riquíssima em detalhes que nos apaixonam. E torna-se impossível não nos relacionarmos com as personagens e com todas as emoções que nos despertam. É um filme muito puro, que valoriza o interior de cada pessoa. Cheio de luz. E de amor!

Florbela: É uma produção nacional, com o claro objetivo de «homenagear uma das poetisas portuguesas mais relevantes do século XX». Com um elenco de luxo - do qual destaco um dos atores que mais admiro, Ivo Canelas -, acompanhamos uma história intensa, muitíssimo bem construída e que nos inquieta. É tudo vivido com uma energia arrebatadora, até porque vemos Florbela num «período de crise literária (...) por altura da morte de Apeles, o seu adorado irmão», no qual deixou de se conseguir expressar «através da escrita». Este acontecimento tem um enorme impacto na sua vida. E é fascinante perceber como é que a poeta irá gerir esta situação.

Antárctida - Da Sobrevivência ao Resgate: É inspirado numa história real, o que atribui um significado mais especial e emotivo. Neste filme, homens e cães têm uma relação de simbiose fabulosa. Portanto, quando sofrem «um acidente inesperado» e a separação é inevitável, as imagens tornam-se dolorosas. Fica a sensação de que o nosso coração diminui. De tristeza e aflição. O tempo instável e perigoso da Antárctida implica mesmo a luta pela sobrevivência. Consequentemente, as emoções estarão sempre à flor da pele.

A Walk To Remember: É baseado numa história de Nicholas Sparks. E o que mais me cativou foi a forma como as personagens principais se moldaram uma à outra, sobretudo quando são tão diferentes. Com a dose certa de drama e de romance, é uma história rica em detalhes surpreendentes, que nos leva a repensar na maneira como aproveitamos a nossa vida e como superamos as adversidades que surgem no nosso caminho. Desistir podia ser a resposta mais fácil, mas há sempre alguém que nos agarra e que nos mostra que existem outras alternativas. É um filme terno, mas com alguma imprevisibilidade.

Cisne Negro: É, a meu ver, um choque de realidade, com uma carga psicológica brutal. Neste enredo, vamos encontrar uma dicotomia sistemática entre o Bem e o Mal, que sobressai na personalidade de todas as personagens. É uma história intensa, vivida no limite da obsessão. A interpretação de Natalie Portman, que dá vida a Nina, uma bailarina que vive para a dança, é de tirar o fôlego. No meio de uma enorme pressão - não só por parte de terceiros, mas também imposta por si -, o lado mais negro de Nina começa a ganhar forma.

Dúvida: O nome do filme não podia ter sido melhor atribuído, uma vez que o impacto de uma dúvida pode ser devastador. Porque divide opiniões. Porque causa desconfiança. Porque tudo passa a ser motivo de interrogação. E quando esta dúvida se instala numa escola católica, provocando o confronto entre o sacerdote e a irmã diretora, as consequências adquirem proporções ainda mais delicadas. Será que há motivos? Ou as provas são tendenciosas?

A Extraordinária Vida de Timothy Green: Tem uma das histórias mais bonitas que já vi. Este filme respira amor. Aceitação. E dedicação. E até o inesperado se torna maravilhoso. Timothy é uma ternura de miúdo. E transporta uma mensagem absolutamente inspiradora. Pode, no início, parecer surreal, pela forma como tudo se desenrola. Porém, a verdade é que cada detalhe é precioso. Numa primeira fase, não compreendi o porquê das folhas, mas depois rendi-me a todo o seu significado. A parte final é uma verdadeira descarga emocional, que me deixa sempre em lágrimas.


Quais foram os filmes que mais vos marcaram? Já viram algum(ns) destes?

Comentários

  1. Da tua lista vi Cisne Negro, A Walk To Remember, A Bela e o Monstro (por enquanto só a versão de animação).

    Marcaram-me os seguintes filmes: "Titanic", "O Homem da Máscara de Ferro", Chucky: o boneco diabólico, "A Walk to Remember"

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Há filmes que nos marcam pelas mais variadas razões um dos filmes que me marcou foi o África Minha.
    Um abraço e continuação de boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Florbela e Cisne Negro marcaram-me muito. Deixo duas sugestões que acho que vais gostar (Não sei se já os viste):
    1. About Time
    2. Me befor you
    Beijinho grande *

    ResponderEliminar
  4. A extraordinária vida de Timothy Green é tão lindo!

    http://voltaemeiaa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. A bela e o Monstro sempre vai ser aquele filme mágico!

    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  6. Oi Andreia
    Dessa seleção só vi a A bela e o Monstro.
    E claro que já deixei anotado os outros para ver numa oportunidade futura
    Aqui na minha cidade interiorana não tem sala de cinema e muitas vezes os filmes não são encontrados em locadoras
    Beijos e um feliz dia

    ResponderEliminar
  7. O filme que mais me moveu foi o The Crow. A bela e o mostro é aquela coisinha fofinha***
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Não tens aqui o Sozinho em Casa? ahahaha.
    Nomeei-te para uma TAG: https://the-choice-26.blogspot.pt/2018/02/tag-gosto-e-nao-gosto.html Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Filmes maravilhosos mais amo o extraordinária vida, a bela e o monstro,
    obrigado pela visita.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  10. sinceramente, não gosto muito de filmes nem de séries. gosto de ver filmes de terror e de animação. mas claro que de vez em quando vejo outro tipo de filmes e o que mais me marcou foi o "into the wild". tãoooo bom!

    r: o miguel araújo é awesoooome - e super super super simpático!

    ResponderEliminar
  11. Recomendo! ;)

    Desses só vi "Cisne Negro"!

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  12. A Bela e o Monstro também é um dos filmes da minha vida. Além deste, e ainda na categoria animação, Spirit foi outro filme que me marcou intensamente e, sempre que o vejo, acabo a chorar entre gargalhadas sinceras.
    Fiquei mesmo interessada em ver Florbela pela descrição que fizeste.
    Também já vi O Cisne Negro e achei que era muito intenso e bonito.
    Reparei sue a Carolina te recomendou About Time e eu subscrevo a recomendação!

    ResponderEliminar
  13. Adorei a Bela e o Monstro e a Extraordinária Vida de Timothy Green. São filmes fantásticos. Já os outros não vi. Um filme que mudou completamente a forma como vejo as pessoas negras foi As Serviçais. Se não viste deverias ver. Outro filme que adorei foi Visto do Céu que é simplesmente arrepiante. Beijinhos <3

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
  14. O bacana da vida é a oportunidade que temos diariamente de conhecer novas pessoas, novas histórias, novos hábitos, dividir novos conhecimento... pois cada pessoa que se aproxima de nós,sempre tem algo a nos ensinar. AbraçO

    ResponderEliminar
  15. A Bela e o Monstro, é o clássico que deixa qualquer um nostálgico! :P

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Desses só vi a bela e o monstro e foi o antigo ahaha, mas acreditas que um filme que me marcou imenso foi o Wall-e? Não perguntes porquê, mas é algo que me lembro tão bem ahaha

    Beijinhos,
    Beijinhos,
    DEZASSETEINSTAGRAM

    ResponderEliminar
  17. Ah a Bela e o Monstro, adorei só faltou mesmo a Angela Lansbury neste último mas a Emma Watson está excelente :)
    O cisne negro também me marcou bastante apesar de ter ficado um pouco desiludida no final... mas adoro a Natalie Portman :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  18. Confesso que não vi nenhuns :)) desnaturada eu :))

    Hoje; Do Gil, que por motivos profissionais está um pouco condicionado às visitas mas virá: :)

    Exultação de um amor intenso
    .
    Bjos
    Votos de uma Boa Quarta-Feira

    ResponderEliminar
  19. Acreditas que só vi o "A Walk to Remember"? Mas já acrescentei os outros à minha listinha :p
    Os que mais me marcaram, humm, talvez "A vida é bela" e "Visto do céu". Ambos com uma enorme carga emocional.

    ResponderEliminar
  20. Gosto de cinema,por acaso vi todos esses filmes que mencionou e gostei de todos, a Bela e o Monstro toda a gente conhece.
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Conhecia alguns e os que conhecia também me marcaram muito como por exemplo a Bela e o Monstro!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  22. Por acaso gosto muito desses filmes...

    R: muito especial!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin

    ResponderEliminar
  23. Ando mesmo desfasado do mundo do cinema. Destes todos só vi Cisne Negro, apesar de não ser grande fã de Natalie Portman. A Bela e o monstro acho que vi uma versão muito antiga e vi alguns episódios de uma série de finais dos anos 80, onde o monstro tinha cara de leão e, curiosamente, ficou muito parecido com o Val Kilmer.

    ResponderEliminar
  24. Também gosto muito da Bela e o Monstro :D
    Há alguns dos filmes que referiste que já vi, mas à outros que tenho de ver! Também costumo fugir mais para as séries de vez em quando.

    ResponderEliminar
  25. A série Twins Peaks, foi das que mais gostei, essas que falaste acho que nunca vi :)
    Beijinhos minha linda.

    ResponderEliminar
  26. Vi quase todos! =)
    Os filmes da minha vida são normalmente filmes que me arrancaram muitas emoções (muitas lágrimas), como A Vida é Bela, O Pianista, Moulin Rouge, Favores em Cadeia, Os Coristas, entre tantos outros! =D

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  27. A Walk To Remember é muito bom :D gostei muito!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário