a casa de pineapple street, jenny jackson

Fotografia da minha autoria



Gatilhos: Relações Tóxicas, Luto, Morte, Álcool, Classicismo


O livro de Jenny Jackson apareceu-me numa publicação do Instagram, mas não me prendeu. Entretanto, a Sofia falou-me sobre ele, mostrou-me a sinopse e o meu interesse manifestou-se. Para ajudar à causa, a Lénia Rufino também partilhou que o estava a ler e encarei isso como o sinal perfeito para descobrir esta história.


 riqueza, classicismo e dramas familiares

A Casa de Pineapple Street centra-se na família Stockton, «um ícone da alta sociedade de Nova-Iorque». Entre celebrações constantes, clubes, excentricidades e acordos pré-nupciais, o luxo é o dialeto que une a maior parte das personagens. No entanto, aquilo que as aproxima pode ser o principal impulso para se afastarem.

Este enredo revela-se «uma rota de colisão para três mulheres»: Sasha, Darley e Georgiana. É através delas que compreenderemos os meandros deste meio de milionários e o quanto tentam que o dinheiro não as defina, embora esse processo não seja linear para todas, nem ocorra em simultâneo. Darley e Georgiana são irmãs e cresceram num mundo de privilégio, enquanto Sasha, a cunhada, é de classe média. O choque entre estas realidades consegue criar um fosso entre elas e deixar-nos a refletir sobre classicismo e sobre os comportamentos que repetimos por estarem tão enraizados nos nossos valores, na nossa visão do mundo.

A história não é arrebatadora, mas é fluída e entretém, até porque a escrita transparece sentido de humor e muita ironia, estabelecendo uma crítica à sociedade enriquecida, disfuncional, porque é produto de pessoas centradas no seu umbigo, com missões de vida questionáveis. Portanto, somos colocados em confronto com 1% da humanidade e não deixa de ser interessante compreender e acompanhar as suas dinâmicas.

«Ele não entendia que era muito mais do que isso, não percebia que ela fora ostracizada durante todo aquele tempo. A cada dia que passava depois da festa, ela sentia a cortina que era corrida entre eles, deixando perfeitamente claro que ela nem era nem nunca seria uma Stockton»

Um aspeto que achei fascinante foi o facto de a autora nunca nos influenciar para gostarmos das suas personagens. Aliás, nada nas suas construções nos encaminha nesse sentido e isso faz com que não só observemos o seu lado fútil, mas também a forma como convivem com a sua noção de privilégio. No fim, podemos continuar a não nos revermos nas suas ações, podemos revirar os olhos aos seus perfis snobes, mas acabaremos por compreender as suas motivações. Em simultâneo, ao espelhar classes sociais distintas, faz-nos questionar se, no fundo, serão assim tão diferentes ou se existirão traços que se sobrepõem.

Honestamente, estava à espera de encontrar protagonistas mimados, focados nos seus dramas de primeiro mundo, numa bolha de superioridade que os distancia dos comuns mortais. E, de facto, encontrei tudo isso, mas A Casa de Pineapple Street esconde outras camadas. Com um tom cómico, por vezes alucinado, levanta questões sobre relações familiares e amorosas, luto e desigualdades. Se retirarmos a riqueza da equação, a família Stockton não está assim tão longe de dramas e desejos triviais, a lutar contra os seus fantasmas e a preencher vazios. Além disso, deixou-me a pensar no esforço que fazemos para pertencer a algo.


🎧 Música para acompanhar: Super Rich Kids, Frank Ocean & Earl Sweatshirt


Disponibilidade: Wook (Livro | eBook) | Bertrand (Livro | eBook)

Nota: Esta publicação contém links de afiliada da Wook e da Bertrand

6 comments

  1. Fiquei muito curiosa com este livro.

    Vou levar a sugestão.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia, mas parece interessante. 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não muda vidas, mas entretém muito bem, aconselho 👌🏻

      Eliminar
  3. Fiquei com vontade de ler :) Gosto de leituras leves e descontraidas *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho, minha querida. É muito descontraído, mas também nos deixa a refletir sobre algumas questões

      Eliminar