6 eventos para celebrar o dia mundial da poesia

Fotografia da minha autoria



«Vais escrever mais poemas. Os poemas não se perderam. A poesia és tu»


A poesia saiu à rua. Apesar de o sujeito da canção ser outro, quase que ouço o Manel Cruz a declamar «a cidade está deserta e alguém escreveu o teu nome em toda a parte: nas casas, nos carros, nas pontes, nas ruas. Em todo o lado essa palavra». Eu sei, o destinatário é diferente, mas a poesia assentava-lhe bem.

Neste Dia Mundial da Poesia, para me distanciar um pouco do meu registo habitual de destacar livros e/ou autores, fui à procura de eventos que celebrassem esta data tão bonita e que me diz tanto. No total, trouxe seis. E, ainda, uma dinâmica que, não tendo representação neste dia em concreto, se estende no tempo.


 feira do livro da poesia
O Jardim da Parada, em Campo de Ourique, volta a acolher a Feira do Livro da Poesia. O evento começou no passado dia 19 e estende-se até dia 24 de março. Em simultâneo, a Casa Fernando Pessoa e a Biblioteca/Espaço Cultural Cinema Europa terão apresentações, oficinas, leituras e conversas - com entrada livre, mas algumas atividades precisam de inscrição prévia.

 5ª maratona de poesia de oeiras
A 5ª maratona de Poesia sai à rua, hoje, e a festa é «atravessada pelo tema da liberdade». Das 14h às 24h, no Centro Histórico de Oeiras, existirão sessenta e cinco sessões ininterruptas, de 25 minutos cada, divididas em poesia declamada, encenada, cantada, musicada e dançada.

 poetas de abril
O CCB volta a assinalar o Dia Mundial da Poesia. Este ano, o mote é «Poetas de Abril» e integra a programação comemorativa dos 50 anos do 25 de abril. No dia 23 de março, das 15h às 19h, celebrarão a Poesia lírica e a sua linguagem rica e expressiva.

 poesia em liberdade
A Fundação INATEL, em Aveiro, também celebrará a Liberdade através da Poesia. O espetáculo «Poesia em Liberdade» é feito de palavras, destacando a expressão universal e transversal desta arte». Em terra de Zeca Afonso, dia 21 de março, é claro que não ficará esquecido.

 XIII maratona de poesia de setúbal
Na Biblioteca Municipal, integrando as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, o mote será «Liberdade Poética. A Poesia de Abril» para celebrar este género literário. O evento ocorrerá dia 21, das 10h às 19h.

 troupe de palavras vivas
A Troupe de Palavras Vivas apresenta, hoje, pelas 20h horas, no Mercado do Bom Sucesso, o espetáculo «Um Porto à Maneira», dando voz a poetas portuenses de berço e de coração.


O munícipe de Ponte de Lima iniciou, este mês, um ciclo de sessões dedicadas à Poesia. As sessões têm entrada livre e parece-me que serão mensais - a próxima está agendada para o dia 26 de abril.

6 comments

  1. Excelentes eventos. Este ano, a minha cidade também decidiu convidar jovens poetas para declamarem poesia.
    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é maravilhoso! Que bela maneira de celebrar a data *-*

      Eliminar
  2. Que forma tão bonita de celebrar este dia *.*
    Tily💛

    ResponderEliminar
  3. Não tenho andado nada a par destas coisas 😕 Tem sido umas semanas estranhas.

    ResponderEliminar