desconfia, joana marques

Fotografias da minha autoria



«O maior evento de (des)motivação do mundo»


O maior evento de anti-ajuda do ano chegou à Invicta. E a prova de que estávamos todos a precisar de algo idêntico foi a afluência às bilheteiras online: tanto que temi que não fôssemos conseguir, mas, no fim, correu tudo bem. É que as coisas acontecem como têm de acontecer e, afinal, estava escrito nas estrelas irmos a este espetáculo.

Joana Marques, como Coach de Baixa Performance que se preze, não veio sozinha e reuniu o melhor grupo de gurus de desenvolvimento pessoal, para nos inspirarem com as suas histórias (des)motivacionais. E, admito, a nossa vida nunca mais será igual.


A palestra tem picos de enorme intensidade emocional, porque é impressionante a força dos testemunhos, das histórias de quem sempre fez o máximo para atingir a sua melhor versão, dos sonhos que, por serem ou não partilhados, nunca se concretizarão. Portanto, seria impossível sair do Super Bock Arena sem termos o mindset alinhado.

Em simultâneo, achei fabulosa a quantidade de listas e ferramentas que nos forneceram, uma vez que acredito que farão toda a diferença na nossa postura, no nosso pensamento e na nossa capacidade para reagir às vicissitudes da vida. Foi notório o compromisso e a generosidade dos coaches, porque nem todos teriam a humildade e empatia de partilhar aquilo que aprenderam, tornando-nos melhores.


Brincadeiras à parte, o certo é que o Desconfia está pensado ao detalhe: no texto, na montagem do palco e nas dinâmicas que foram acontecendo ao longo do espetáculo. Conseguir replicar o universo do coaching e, ao mesmo tempo, desconstruir aquilo que propõe implica uma dança bastante coordenada, sobretudo porque, como referi anteriormente, a Joana Marques teve convidados e foi impressionante constatar como as várias intervenções conjugaram na perfeição, sem quebras de ritmo e de interesse.

Desde que as nossas ações não comprometam a integridade física e moral de terceiros, cada um tem o direito de acreditar naquilo que lhe traz mais conforto - e que se pode revelar um recurso valioso no campo da motivação. Inclusive, acredito que o mundo do desenvolvimento pessoal possa ter questões pertinentes, o problema é que também há sempre quem se aproveite da boa vontade e/ou da fragilidade dos outros e desvirtue algo que poderia trazer mais benefícios do que malefícios. Naturalmente, foi no último grupo que a humorista se concentrou e fiquei boquiaberta com os exemplos.

Por vezes, custa um pouco a acreditar como é que as pessoas se deixam levar, como é que se deixam enganar, mas a linha que separa o desespero e o discernimento é muito ténue. Longe de querer ser uma lição de moral, Desconfia é apenas um espelho do que é prometido, do que é vendido e da dimensão que determinadas palestras adquirem. E, como referiu Francisco Miranda Rodrigues (Bastonário da Ordem dos Psicólogos), trazer estes assuntos para o centro da discussão contribui para a disseminação e sensibilização dos mesmos. Se «isso aumenta a literacia da população sobre os temas», já não se atreve a afirmar, mas eu acredito que sim. Pelo menos, ficamos com uma noção mais evidente das implicações que têm e do que é necessário ser trabalhado.

O humor e a sátira são as peças-chave deste espetáculo, porque ampliam coisas sérias mas sempre com imensa graça. E em nenhum momento nos esquecemos que estamos a assistir a um evento humorístico. Sem querer prolongar muito mais a minha partilha, para não revelar demasiado, confidencio só que é um ambiente versátil.

Na companhia de Vasco Pereira Coutinho, Sónia Tavares, Sara Norte e Ricardo Araújo Pereira, Joana Marques cumpriu o que prometeu. Continuaremos a desconfiar.

10 comments

  1. Que maravilha! Estes momentos ficam para a vida :) Adoro! Adoro a Joana e nao perco um episodio todos os dias, ja faz parte da minha rotina! Ainda hoje tenho bastantes recordacoes dos espectaculos da Caderneta de Cromos no Coliseu :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que ias adorar ver este espetáculo, minha querida. Está incrível!
      Memórias boas 🥰

      Eliminar
  2. Apesar de não simpatizar com a Joana, até arriscaria ir, para experimentar algo diferente.

    Parece-me um excelente espectáculo!

    Beijinho grande, minha querida ♥️😘

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Ri-me tanto! É que está mesmo pensado ao detalhe 🤌🏻

      Eliminar
  4. Parece ter sido um evento interessante :)

    ResponderEliminar