manual de instruções, nuno markl

Fotografia da minha autoria



Gatilhos: Querermos ser amigos de um ladrão


Um guia orientador para compreendermos como os outros funcionam ou como é que nos devemos comportar, de um modo geral, poderia ser a solução para várias complicações. Pelo menos, não erraríamos tanto ou conseguiríamos priorizar as partes certas. Neste livro, o Nuno Markl pretende levar-nos para esse debate.


reescrever a sua vida

Manual de Instruções transporta-nos para a vida de Alberto, que escreve manuais de instruções para eletrodomésticos. É o melhor na área dele e isso deixa-o orgulhoso. O problema é que, por viver tão centrado nas suas obrigações, o seu casamento sofre com isso e ele não está certo que consiga resistir. O que poderá fazer de diferente?

A premissa é excelente e adoro que parta de temas tão importantes, como o facto de a relação intensa com o trabalho poder afetar a dinâmica familiar ou, ainda, como as divisões de tarefas continuam desproporcionais para o casal, e lhes acrescente camadas cómicas e não menos caricatas. Aliás, é durante esta fase conturbada da vida do protagonista que o mesmo se cruza com Jaime, um assaltante de casas, que rapidamente escalou para a minha lista de personagens favoritas, até porque é responsável pelas cenas mais extraordinárias de toda a obra. Queria ser amiga dele.

«Quer dizer... Não é bem o fim. Ela diz aqui "Isto não é um divórcio, ainda". E diz aqui que não lhe quer ficar com os garotos. Ela está a deixar uma porta entreaberta»

No entanto, chegou a um ponto em que senti que a história se perdeu do rumo inicial, distanciando-nos das verdadeiras inquietações de Alberto. Foi como se continuasse a desenvolver pensamentos soltos e não existisse a preocupação de explorar o problema que é; foi como se o objetivo fosse apenas reunir um conjunto de situações engraçadas e não tanto assumir o compromisso. A ideia de escrever um manual de instruções para ser a sua melhor versão é surreal e resulta por isso, mas talvez não necessitasse de tantos subterfúgios para criar conflito. Por esse motivo, gostava que algumas situações fossem mais desenvolvidas e que existisse um equilíbrio maior entre cenas.

É uma leitura leve e divertida, cuja voz do Nuno Markl é reconhecível em várias passagens, mas, no final, não me acrescentou muito, porque me faltou consistência.


🎧 Música para acompanhar: Manual de Instruções, Clarisse nunca disse


Disponibilidade: Wook (Livro | eBook) | Bertrand (Livro | eBook)

Nota: Esta publicação contém links de afiliada da Wook e da Bertrand

4 comments

  1. Deixaste-me curiosa com este livro. Nunca li nada do Nuno.

    Vou levar a sugestão.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não resultou em pleno comigo, mas tem partes engraçadas 😊
      Quero ler mais coisas do Markl

      Eliminar
  2. Quero muito ler pois gosto muito dos livros do Markl *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem partes muito engraçadas, sobretudo, aquelas em que entra o Jaime. Mas confesso que não funcionou a 100%

      Eliminar