vemo-nos em agosto, gabriel garcía márquez
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Fotografia da minha autoria |
A minha proximidade com Gabriel García Márquez não é muito íntima, porque ainda só li quatro livros da sua autoria. No entanto, excluindo um deles - A Hora Má: O Veneno da Madrugada -, senti sempre a genialidade e a magia das suas palavras. E sei que, lentamente, hei-de viajar pela sua obra toda. Com essa missão em mente, avancei para um inédito, publicado este ano (em março).
a liberdade de viver
Vemo-nos em Agosto é a história de Ana Magdalena Bach, que, todos os anos, a 16 de agosto, «apanha o ferry que a leva até à ilha onde a mãe está enterrada para visitar o seu túmulo». Num casamento feliz há vinte e sete anos e com uma vida estável, este ritual revelou-se um motivo para explorar identidades diferentes.
A protagonista pode ser uma mulher comum, mas a maneira como Gabo a desenhou tornou-a memorável. E não podia estar mais de acordo com a Sofia, quando partilhou comigo que a fez lembrar da Eliete, de Dulce Maria Cardoso, porque têm ambas a singularidade de uma mulher que apenas quer viver e usufruir a sua liberdade. Além disso, demonstram que não é necessário existir um acontecimento doloroso para que haja a vontade de mudar algo em nós. Pode ser só aborrecimento, poder ser um desejo antigo, não importa muito a razão. O que importa é que nada pode continuar igual e, por isso, farão um investimento nesse sentido.
Não sei como é que esta história fluiria, caso a doença não se tivesse intrometido, mas parece-me perfeita como está: nada é justificado ao detalhe, não se perde tempo a analisar escolhas e comportamentos e o leitor tem margem para imaginar. Aqui, é só a vida de uma mulher em movimento, a lidar com o seu luto, com a rotina, com o que conhece e com o que procura descobrir, incluindo-nos sempre em cada passo. Gostei mesmo de ver que o autor a construiu tão credível e como, através do seu ritual, nos mostrou tantas camadas.
«Não obstante, foram-lhe necessários vários dias para tomar consciência de que as mudanças não eram o mundo, mas sim dela própria, que andara sempre pela vida sem a ver, e só nesse ano, ao regressar da ilha, começara a vê-la com os olhos do escarmento»
Enquanto mergulhava na obra, pensava no desperdício que seria se tivesse sido destruída, conforme o autor pediu. Entendo o propósito, afinal, não a conseguiu trabalhar como pretendia, mas não deixaria de ser triste: primeiro, porque este livro foi a sua forma de continuar a lutar contra a doença; segundo, porque espelha muito daquilo que acredito ser a escrita do Gabo: imaginativa, poética e com uma visão fabulosa acerca do mundo e do ser humano. Para os mais entendidos, talvez precisasse de um pouco mais de revisão, para mim, sinto que preserva o essencial e esta pureza que nos desarma.
E o final? Sublime! Porque é completamente diferente e porque nos deixa a porta aberta para sonharmos com a continuação. Viveria mais tempo dentro desta história, mas que privilégio que foi poder lê-la assim.
Vemo-nos em Agosto lê-se num sopro, mas leva-nos ao lado mais íntimo do medo, do desejo e da resistência. As mudanças não precisam de vir de fora, nem precisam de ser expressivas, basta que comecem por dentro, de um modo silencioso. É o suficiente para que procuremos alternativas. Ana Madgalena Bach fê-lo e embalou-nos nessa dança.
🎧 Música para acompanhar: Siboney, Orquesta Aragón & Omara Portuondo
📖 Outros livros lidos: Crónica de Uma Morte Anunciada | A Hora Má: O Veneno da Madrugada | Cem Anos de Solidão | O General no Seu Labirinto
🫶🥹
ResponderEliminar🫶🏻🫶🏻
EliminarFiquei mesmo curiosa com esta leitura.
ResponderEliminarObrigada pela partilha, minha querida.
Beijinho grande!
Se tiveres oportunidade, aconselho, minha querida 🥺
EliminarQuero muito descobrir GGM e vou começar por esta sugestao *.*
ResponderEliminarTem uma escrita fabulosa 😍 gostei tanto de descobrir esta história
EliminarAndreia fiquei curiosa pelo livro bjs.
ResponderEliminarAconselho, Lucimar!
EliminarSim, em comparação com as obras-primas como "Cem Anos de Solidão", ele não tem o toque final aqui e ali e também tem pequenas inconsistências. E o facto de certas informações serem repetidas pode passar como um dispositivo estilístico, mas também pode ser simplesmente negligência num manuscrito ainda inacabado em várias versões, que o editor agora fundiu numa. Mas mesmo assim, estamos a lidar com uma história extraordinariamente bem escrita, densamente contada e muito literária sobre amor, confiança e fraude. Com o fascinante psicograma de uma mulher envelhecida que redescobre a si mesma e a vida.
ResponderEliminarAbraço das margens do rio de Reno 🌻
É verdade, nota-se uma grande diferente e pergunto-me como é que esta história seria, caso a doença não se tivesse intrometido. Ainda assim, como referes e bem, também acho que «estamos a lidar com uma história extraordinariamente bem escrita». Para mim, está perfeita como esta e fico feliz por terem decidido avançar com a publicação do livro
EliminarForte abraço, Teresa
Conheço de vista mas ainda não li 😊
ResponderEliminarEste ganhou um lugar no meu coração!
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