finalmente o verão, mariko tamaki & julian tamaki

Fotografia da minha autoria



Gatilhos: Referência a Aborto, Linguagem Explícita


A ideia de regressarmos a um lugar que conhecemos de cor, para perto de pessoas com quem temos um vínculo, aparentemente, inquebrável, fascina-me. Porque traz uma sensação de constância. Mas será que, ano após ano, tudo permanecerá igual? É o que tentaremos descobrir na novela gráfica de Mariko Tamaki - ilustrada pela prima Julian Tamaki.


 uma triste brisa de verão

Finalmente o Verão fica marcado pela amizade entre Rose e Windy, ambas a entrarem na adolescência e a descobrirem o mundo que as rodeia. Com um ano e meio de diferença, começam a perceber que os seus interesses não coincidem como antes, portanto, sem o verbalizarem, vão procurar gerir esta mudança.

Em Awago há uma triste brisa de verão a pautar o ambiente, até porque a inocência começa a dar lugar às dúvidas e as meias palavras pesam. Há conflitos familiares que, não sendo explicados na totalidade, povoam, como se fossem aquela morrinha aborrecida que nos estraga os dias leves e descomplicados. Mas, por outro lado, continua a existir amor e uma vontade firmada de não largar a mão. No meio de toda a fragilidade, ainda há um propósito.

Num plano simultâneo, Rose e Windy vão descobrindo a maneira como o próprio mundo olha para a mulher e aquilo que lhes exige, por esse motivo, também se confrontam com os seus preconceitos. Sem que exista propriamente uma história cheia de ação, estas páginas ficam marcadas por uma sucessão de dias, de vivências comuns, de notícias que mudam vidas e por um tom soturno, que nos alerta sempre para o facto de existir algo nas entrelinhas.

«Algumas lições só se aprendem a doer, miúda»

Gostava que alguns dos temas tivessem tido uma abordagem mais profunda, pelo impacto que têm para as personagens, mas gostei que nos fizesse pensar naquilo que julgamos conhecer e não conhecemos assim tão bem. Por consequência, torna-se evidente que a comunicação é a chave de qualquer ligação - o outro nunca poderá saber a verdade, se continuarmos a escondê-la dentro de nós.

Finalmente o Verão tem ilustrações fabulosas, que nos fazem imergir no seu contexto. Embora esteja alinhado com a energia da estação, não deixa de mostrar que todos nós temos ritmos distintos e que há cicatrizes que nos acompanharão para sempre. Mas, enquanto for possível regressar, ano após anos, talvez consigamos unir o que nos fragmentou.


🎧 Música para acompanhar: Summertimes Blues, Rush


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: Esta publicação contém links de afiliada da Wook e da Bertrand

Comentários

  1. Mais uma excelente sugestão.

    Fiquei com vontade de me aventurar nas novelas gráficas.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  2. Fiquei curiosa :) Muito obrigada pela sugestao, minha querida *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de, para mim, ter algumas fragilidades, foi uma bela descoberta

      Eliminar
    2. Encontrei-o no Ebay e mandei vir :)

      Eliminar
    3. Oww, boa! Depois diz-me o que achaste 😊

      Eliminar
  3. Já me cruzei com este livro, mas ainda não li.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário