notas literárias jun'24

Fotografia da minha autoria



A banda sonora de uma viagem literária


A playlist de junho permitiu-me duas coisas: conhecer artistas novos e reencontrar-me com músicos que já não escutava há algum tempo. E, em boa verdade, o primeiro grupo conseguiu reunir mais nomes.


manual de instruções, nuno markl
Manual de Instruções, Clarisse nunca disse ▫️ A certa altura da narrativa, Alberto afirma que as músicas instrumentais são melhores para criar (só não vos digo o quê, para não estragar a experiência). Enquanto pesquisava por um tema que servisse de banda sonora para a leitura, encontrei este e já não procurei mais. Ficamos só com a melodia, para que ninguém se distraia com as letras, começando «a cantá-las em vez de…».

terceiro andar sem elevador, susana moreira marques
Rosa à Janela, Baile Popular ▫️ Numa das crónicas, Susana Moreira Marques refere que consegue «listar várias canções de meninas e mulheres à janela» e eu lembrei-me deste tema dos Baile Popular, por causa dos versos «Lembro-me dela ao postigo/Tão mimosa/E agora põe-se à janela/os cabelos cor de trigo, não há rosa/não há rosa como ela». Creio que tanto a letra como a melodia e as memórias que recupera se adequam à narrativa.

da próxima vez, o fogo, james baldwin
Mary Don’t You Weep, Aretha Franklin ▫️ Estive em dúvida entre duas músicas, mas na reta final da leitura compreendi que só poderia optar por este tema: porque se tornou «um hino negro aquando do movimento dos Direitos Civis», sendo interpretado por várias artistas, desde 1915, e porque o autor finaliza a obra com essa referência, associando-a a uma profecia e justificando, desta forma, o título da obra.

os gestos, djaimilia pereira de almeida
Seventeen, Sharon Van Etten ▫️ O dezassete aparenta ter uma grande importância para a autora, tendo em conta a quantidade de vezes que aparece mencionado nos textos. Além disso, numa das partilhas iniciais aparece a referência a esta música, destacando os versos «Costumava ser livre, costumava ter dezassete». Portanto, pareceu-me a associação mais certeira.

divisão da alegria, raquel nobre guerra
Atmosphere, Joy Division ▫️ Uma das figuras mencionadas nas entrelinhas destes versos é Ian Curtis, cantor, compositor e poeta britânico. Além disso, foi vocalista e co-fundador dos Joy Division, uma das bandas mais influentes da história da música, cujo percurso chegou ao fim aquando do suicídio do vocalista. Assim, resolvi percorrer algum do reportório do grupo e acabei por sentir que este tema poderia ser um belo aliado, principalmente pelos versos «Endless talking/Life rebuilding».

a casa na serra, luís bigotte de almeida
Venham Mais 7, Eu.Clides ▫️ Lembrei-me de associar este tema por dois motivos: 1) o autor criou uma narrativa onde parece haver sempre espaço para mais uma personagem, para mais uma história; 2) uma das personagens chama-se Euclides. Em simultâneo, ao ler a letra, senti que espelha vários dos acontecimentos e das sensações que encontramos ao longo da leitura.

todos os amanhãs, mélissa da costa
Only You, The Platters ▫️ Este tema é um dos favoritos da protagonista, porque, segundo a própria, sempre teve «um fraquinho por canções de outro tempo». Não a conhecia, mas encaixa nesta leitura na perfeição, uma vez que me transportou para o amor de Amande, para a saudade, para a capacidade que o outro tem de nos retirar da escuridão e para aquele toque de magia que se foi sentindo em vários momentos da narrativa.

deriva, madalena sá fernandes
Tomara, Vinícius de Moraes, Marilia Medalha & Toquinho ▫️ Uma das memórias eternizadas neste livro junta a Madalena Sá Fernandes, a sua mãe e o tema em questão. Só por isso, já seria motivo suficiente para fazer esta associação, mas ainda acrescento outras camadas: a ligação da autora ao Brasil, o facto de a letra nos transportar para várias sensações, a saudade e esta noção de andarmos à deriva, mas sem perdermos a consciência das melhores coisas da vida.

amêndoas, won-pyung sohn
Feelings are Fatal, Mxmtoon ▫️ Yunjae nasceu com uma condição neurológica, de seu nome alexitimia, que o impede de identificar e expressar sentimentos. Ainda assim, à sua maneira, ele «que[ria] ser capaz» e «faria qualquer coisa» pelos seus, mesmo que nem sempre se aperceba disso. Quis, portanto, optar por um tema que evidenciasse vários sentimentos, porque acho que o protagonista foi quebrando uma barreira emocional e abrindo as portas que, inicialmente, pareciam fechadas dentro de si.

6 comments

  1. Ansiosa por descobrir as tuas escolhas de junho. *.*

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto desta tua ideia de associar musica às leituras *.* Livros e Musica sao a melhor companhia possivel, sem duvidas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico mesmo contente por ler isso, minha querida! É mesmo 🥰

      Eliminar
  3. Também estou com a Matilde, ligar a música à leitura é fenomenal! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Junto-me ao grupo :) acho que nos ajuda a ter outras perspetivas da história

      Eliminar