as coisas maravilhosas de maio

Fotografia da minha autoria



Maio teve uma energia caótica. Pelos melhores motivos, é certo, mas tenho alguma dificuldade em associar que eventos tão distintos aconteceram no mesmo mês: relembrando-os, parece quase impossível, até porque dá a sensação que há uma margem maior a separá-los. Além disso, não sei se foi pela ansiedade e pelo entusiasmo da espera, mas o tempo foi avançando devagar, como se tivesse muitas vidas no seu interior.

Maio aumentou a família, proporcionou reencontros e estreias. Guardarei estes fragmentos com muito carinho.


as coisas maravilhosas de maio


 os fragmentos aleatórios

O Leia Mulheres Porto é um clube de leitura de obras femininas, «aberto a todos os géneros e públicos». Mensalmente, na sua newsletter, têm vários textos relacionados com a autora e/ou com o título escolhido para cada sessão, na Livraria Poetria. Em abril, para minha grande surpresa, perguntaram-me se teria interesse em reunir algumas recomendações de obras de escritoras portuguesas e é claro que não podia desperdiçar a oportunidade. Fiquei mesmo sensibilizada por se lembrarem de mim - podem ler tudo aqui.

Negra Café
Adorei o ambiente da sala, bastante acolhedor, que nos faz recuar ao passado através de alguns objetos antigos (como máquinas de costura e de escrever), mas sem descurar um toque de modernidade, quer pela ementa, quer pela conjugação de todos os elementos. Via-me facilmente a passar lá uma tarde a ler/a escrever/a trabalhar ou, como aconteceu, a partilhar uma refeição entre amigos e a conversar. Felizmente, o Negra Café tem casa em mais dois espaços - na Baixa do Porto e na Boavista.

Museu Nacional Soares dos Reis
Um dia, somos jovens a assistir a concertos na Queima das Fitas do Porto. Noutro, somos adultos a tentarem ser intelectuais em museus. Admito, talvez não seja tão linear assim, mas acho que a vida se vai construindo numa dicotomia idêntica. Num programa quase de última hora (que, na realidade, já tinha sido apalavrado noutra data), fomos visitar o Museu Nacional Soares dos Reis. Embora não seja a maior entendida em arte, adorei conhecer o espaço, ver as exposições e o vasto espólio disponível. Além disso, o Jardim das Camélias ficou com o meu coração. Acredito que é mesmo uma paragem a considerar.

      

      

Fui surpreendida com uma máquina fotográfica descartável, que me encheu as medidas, e uma bela pulseira da amizade com o nome do blogue. E tive a oportunidade de regressar a um espaço que adoro: o Rota do Chá.


as músicas e os álbuns

🎧 Sonhei Contigo, Pikika;
🎧 Como é Linda, Carolina Deslandes;
🎧 Calma, Iolanda;
🎧 Acordar, Plutonio;
🎧 Meio-Termo, João Couto


💿 Pré-Ocupado, Tomás Adrião;
💿 Sortaminha, Jüra;
💿 Nuvem, Ana Mariano;
💿 Richie Campbell - Acoustic Home Sessions, Los Acústicos feat Richie Campbell.


 as publicações

Há eventos que faço questão de ir acompanhada: pela partilha que potenciam, por saber que fazem sentido para os envolvidos e pelas próprias memórias que perdurarão no tempo - e que serão mais um elemento de ligação. Mas e quando não temos quem nos queira acompanhar? Será que a solução será mesmo não ir?

Os livros que já li têm algo que os interliga: estão todos marcados com post-its coloridos, para não perder as frases/passagens que mais me marcaram. Não uso este pormenor como barómetro de qualidade e afeição, porque nem sempre as melhores leituras se traduzem nessa representação visual, mas gosto de olhar para os exemplares que tenho na estante e perceber que, em cada um deles, tenho vários pontos onde regressar.


 filmes, séries e podcasts

A ideia da curta-metragem de Margarida Vila-Nova foi construída a partir de uma carta deixada pelo pai da atriz, Pedro Martins. Nesta história, Pê tem um cancro terminal e escreve uma carta de despedida à filha, ao mesmo tempo que decide, sem extremismos e holofotes, aproveitar o tempo que ainda lhe sobra. Em simultâneo, ao esvaziar a casa do pai, a filha encontra a carta e inicia-se aqui «um novo encontro».

Na casa com O Próprio
Tenho vivido n’ O Próprio desde que saiu (ou ele é que tem vivido em mim?) e foi com um enorme entusiasmo que vi o anúncio desta minissérie: não só porque é algo inédito, mas também porque será mais uma forma de mergulhar na energia do álbum. Na casa com O Próprio terá sete episódios e o primeiro já está disponível. Estava à espera que tivesse uma duração maior, mas estou muito curiosa com os restantes.

Episódios de podcast: A Milhas TV #13 e Livra-te #125


os livros

📚 alma lusitana
Do Outro Lado, Mafalda Santos | E Se Eu Gostasse Muito de Morrer, Rui Cardoso Martins

📚 ler djaimilia

📚 12 livros para 2024
Casas Pardas, Maria Velho da Costa


Outros livros do mês: 
Assim, Mas Sem Ser Assim (Afonso Cruz) | Atirar Para o Torto (Margarida Vale de Gato) | A Gorda (Isabela Figueiredo).


 os momentos

Queima das Fitas do Porto: Van Zee e Slow J
O mês de maio traz a festa favorita de qualquer estudante (ou de grande parte, vá), a Queima das Fitas do Porto. Tenho ido todos os anos, desde que entrei para a faculdade, mas confesso que, desta vez, o meu estado de espírito não estava alinhado com o evento. Em 2023, fui no último sábado e, embora tenha adorado o momento (muito pela companhia), a verdade é que senti que já não era bem o meu lugar. Se o Queimódromo falasse, contaria muitas histórias peculiares, mas as caras começam a ser menos conhecidas. Ficam as memórias, mas já é diferente o que nos leva a voltar. Ainda assim, quando vi o nome de um dos artistas, percebi que ainda não era o momento da despedida - leiam a experiência completa aqui.

   

Maio reservou algumas estreias, isto porque andei pela primeira vez de avião e pude conhecer Madrid. A minha sobrinha está a dias de subir ao altar, por isso, surpreendemo-la com uma despedida de solteira na capital espanhola. Foi um fim de semana cheio, com poucas horas de sono e muitas horas de caminhada. Quero voltar para explorar mais dos encantos de Madrid, mas já fiquei com algumas memórias bonitas.
      

Este mês também trouxe um dos momentos mais especiais: o nascimento da L. Conheci a minha melhor amiga no sexto ano e, desde então, nunca mais largamos a mão uma da outra e é inacreditável vermos os nossos a abraçarem diferentes fases das suas vidas. Estou mesmo feliz por ela e pelo T. E tenho a dizer que a minha sobrinha é o ser mais amoroso de sempre! - ainda a tentei trazer para casa, mas os pais não concordaram.

Para finalizar, o Porto ganhou a Taça de Portugal e ainda me reencontrei com a minha afilhada.


Como correu o vosso mês?

Comentários

  1. Que mês incrível *.*

    Que junho seja maravilhoso!

    Beijinho grande, minha querida ♥️😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, minha querida! Espero que junho te traga momentos muito bonitos

      Eliminar
  2. Que o meu de junho traga muitas coisas maravilhosas também!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Andreia um mês muito bom que venha mais emoções pra você bjs.

    ResponderEliminar
  4. Que belo mes recheado de memorias boas *.* Por aqui comecei Junho a ir "à faca" mas foi por um bom motivo com sempre :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida!
      Espero que seja uma recuperação ótima, minha querida 💛

      Eliminar
  5. Maio foi mesmo incrível por aí! Espero que Junho seja tão bom ou ainda melhor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, minha querida! Espero que junho te reserve muitas memórias felizes

      Eliminar

Enviar um comentário