36 livros de autores portugueses, 36 citações

Fotografia da minha autoria


«As pessoas não compreendem como toda a vida de um homem pode ser mudada por um único livro»


Os livros que já li têm algo que os interliga: estão todos marcados com post-its coloridos, para não perder as frases/passagens que mais me marcaram. Não uso este pormenor como barómetro de qualidade e afeição, porque nem sempre as melhores leituras se traduzem nessa representação visual, mas gosto de olhar para os exemplares que tenho na estante e perceber que, em cada um deles, tenho vários pontos onde regressar.

Os motivos para destacar uma citação são distintos: pode ser pela cadência, pela imagem que provoca, pela proximidade, por explorar um tópico que me interessa ou, pelo contrário, por nunca ter refletido sobre ele. Posso querer guardar aquele excerto pelo tom poético, por sentir que poderá ser útil de alguma forma ou, ainda, pela emoção que desperta. E acho fascinante quando um escritor constrói frases com essa mestria.

Hoje, atendendo a que se celebra o Dia do Autor Português, fez-me todo o sentido destacar alguns exemplos que corroboram o que descrevi nos parágrafos anteriores. Para tal, reuni os livros de autores nacionais que li este ano, até ao momento, e selecionei uma passagem que me cativou. Talvez não seja capaz de as dizer de cor, mas sei que, se tivesse a possibilidade de os ler pela primeira vez, voltaria a destacá-las sem hesitação.


36 livros de autores portugueses, 36 citações







































Feliz Dia do Autor Português ♥

Comentários

  1. Que publicação tão original para celebrar o dia dos que escolheram escrever na nossa língua.

    Difícil mesmo é escolher uma citação preferida *.*

    Feliz Dia do Autor Português para a minha poetisa preferida. Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  2. Adorei *.* Excelente forma de celebrar este dia tao bonito :)
    Feliz Dia do Autor Portugues, minha querida *.*

    ResponderEliminar
  3. Apesar de conhecer alguns desses livros ainda não li😁

    ResponderEliminar

Enviar um comentário