as coisas que me irritam

Fotografia da minha autoria



A minha paciência arrendou uma mansão, numa fase precoce da existência que carrego há trinta e dois anos. Por ser boa samaritana? Não creio. Mas também não me ocorre qualquer justificação que sustente o facto de ser paciente. Ou, vá, de já o ter sido mais.

Talvez seja um problema de idade, talvez seja daquelas mudanças que se aceitam com o tempo, sem pensarmos muito. Por outro lado, talvez seja o mítico saco a ficar cheio, essa entidade que não se manifesta fisicamente, mas que se mantém por perto, em diferentes ocasiões. Algum dia teria de ser, não é? É que na matéria da paciência, parece-me que ninguém escapa ao inevitável e caótico ato de transbordar.

Não sou muito expressiva nisso. Aliás, tenho ideia que a minha falaciosa calma leva a crer que continuo a ter paciência para dar, para vender e para repor stock. Só que tenho percebido, ultimamente, que vou amealhando irritações. Hansel e Gretel espalharam migalhas pelo caminho para saberem como regressar a casa, já eu vou colhendo lenha para me enervar. Se são tópicos fraturantes? Nem todos, admito, mas têm o dom de ficar a pairar nos meus pensamentos, sobretudo, naquela hora fabulosa entre o deitar a cabeça na almofada e o conseguir adormecer. É um sonho e, se calhar, até devia ser considerado desporto olímpico.

Numa rede vizinha, cheguei a partilhar, aos domingos, pequenas irritações. Julgando-me curada, abandonei o barco ao fim de várias partilhas. O problema das irritações é que, tal como as ervas daninhas, voltam a aparecer, portanto, enquanto adulta responsável que procuro ser, revolvi fazer o mais acertado: listar parte daquilo que me mexe com os nervos, sem qualquer ordem de preferência.

  1. Não conseguir adormecer porque estou a criar cenários estapafúrdios, conversas que nunca verão a luz do dia e problemas que nem sequer existem;
  2. A quantidade absurda de vezes que ligam para campanhas promocionais (não quero, não estou interessada, não me chateiem vinte vezes ao dia);
  3. Falar por chamada (mandem mensagem. Pouca coisa é assim tão urgente para justificar ligar a alguém);
  4. A expressão «há sempre alguém pior» (onde é que isso reconforta?);
  5. No seguimento do ponto anterior, pessoas que insistem no «não chores, vá, já passou» (deixem choram, deixem sentir, temos tempos diferentes);
  6. Pessoas que insistem que os introvertidos têm de socializar mais (porque é que não podem ser os extrovertidos a socializar menos?);
  7. 20 anúncios por vídeo/entre músicas (sei que me estão a testar para aderir aos vossos pacotes premium-super-cenas, mas resistirei. A minha paciência tem limites, mas ainda não a esgotei);
  8. A primeira folha dos cadernos que vem sempre mais colada à capa (qual é a necessidade?);
  9. Pessoas que acham que só a sua opinião é válida (lamento, mas não é. E não é porque vocês não gostaram de algo que os outros é que não têm sentido crítico).

Ficarei por estas, porque já estou a sentir um ligeiro formigueiro onde deveria habitar a minha paciência, mas ela talvez esteja a abandonar - mesmo sem ter uma consulta às 17h. Qualquer coisa, regresso com uma parte dois. Como as coisas andam, as irritações serão os novos pãezinhos quentes.


 julho, 2024

Comentários

  1. Nao estas sozinha nisto, acredita ;) Ah e agora entendo tanto a minha querida mae, quando lhe diziam "ah isso passa com a idade..." acredita que ela foi prova vida de que isso nao aconteceu, quanto mais a chateavam mais ela se afastava e comigo esta a acontececer a mesmissima coisa :P Os anos passam e a paciencia diminui hehe :D Ah trabalho com telefones mas nao gosto de receber chamadas, e esta hein? *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há coisas que dá para ignorar, mas há outras que só se resolvem mesmo com esse afastamento, até para o nosso bom.
      Também sentes isso? É que tenho pensado muito nessa relação entre o avançar da idade e a paciência que ainda me resta ahahah
      Percebo bem!

      Eliminar
  2. Não podia estar mais de acordo! Identifico-me com todos os pontos e achei realmente interessante a lógica do ponto 6, teria dado jeito lembrar-me desse argumento no passado 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assume-se sempre que ser introvertido é um problema, mas, pela lógica, ser extrovertido também pode ser. Deixem-nos respirar um bocadinho 🤣

      Eliminar
  3. "Não conseguir adormecer porque estou a criar cenários estapafúrdios, conversas que nunca verão a luz do dia e problemas que nem sequer existem" Infelizmente também sofro deste mal...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário