­

socorro

by - setembro 04, 2024

Fotografias da minha autoria



livros e música no mesmo lugar


A Socorro, localizada na Rua Guedes de Azevedo, no Porto, é uma loja de discos, livraria e sala de concertos. Já estava no meu radar para visitar há algum tempo e a apresentação de Quando os Rios se Cruzam, em junho, foi a oportunidade ideal para a conhecer. Entretanto, aproveitei agosto para fazer uma nova visita.

   

João Pimenta e Artur Nogueira partilham o amor pela arte e o sonho de adolescência transformou-se em realidade, em 2023. Numa pesquisa rápida, achei curioso que Socorro seja, na realidade, «o nome de família do Artur», portanto, encontraram uma «forma de homenagear» as suas raízes. Este dado torna o conceito ainda mais distinto.

   
   
Outra curiosidade é que a Socorro fica «num edifício de 1958, onde antes funcionava um loja de peças de automóveis». Apesar de terem reformado o espaço, «mantiveram o chão, os corrimões originais e o traçado arquitetónico industrial» e dividiram-no em três partes, cada uma com a sua função: a cave está destinada a concertos, recebendo artistas/bandas de diferentes géneros musicais; o piso térreo acolhe vinis, cd's e cassetes, também eles de vários estilos, numa seleção cuidada, onde «95 por cento dos discos são novos», mas com a possibilidade de incluir preciosidades em segunda-mão. Além disso, é neste andar que podemos encontrar merchandising e pequenas exposições; por fim, a mezzanine funciona como livraria, com um catálogo que se divide por biografias, novelas gráficas, não ficção e ficção, e com inúmeras obras em inglês «que não se encontram habitualmente em Portugal».

   

O espaço é encantador e percebe-se o cuidado que têm para receber bem e para nos deixarem à vontade, como se estivéssemos em casa. No meu regresso, aproveitei para comprar Cá Dentro, de Isabel Minhós Martins e Maria Manuela Pedrosa, e saí com a mesma sensação da primeira vez: terei de voltar.

You May Also Like

8 comments

  1. Desconhecia a existência desta livraria/loja de discos.

    Que sítio tão acolhedor. Vou guardar a sugestão para visitar.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acolhedor, sinto, é mesmo a melhor palavra para descrever. Gosto mesmo do ambiente e da forma como te fazem sentir em casa 😍

      Eliminar
  2. Andreia incrível o lugar livros e música no mesmo lugar é muito bom bjs.

    ResponderEliminar
  3. Que espaço tao acolhedor :) Acho que ficava aqui para sempre *.*

    ResponderEliminar
  4. Fiquei curiosa em visitar numa próxima visita ao Porto 🤩

    ResponderEliminar