o microscópio do professor salazar, luís bigotte de almeida

Fotografia da minha autoria



Gatilhos: Sexismo


A Clássica Editora surpreendeu-me e enviou-me o mais recente livro do autor Luís Bigotte de Almeida. Depois de ter conhecido a sua escrita através d’ A Casa na Serra e de ter ficado agradavelmente surpreendida, decidi priorizar a sua nova obra literária.


o perigo do pensamento crítico

O Microscópio do Professor Salazar é um romance baseado em factos verídicos, durante o ambiente social e político da primeira metade do século XX, quer em Portugal, quer na Europa. A propósito do desaparecimento de um microscópio das instalações da Faculdade de Medicina do Porto, que pertence ao protagonista Abel Salazar, serão estabelecidas pontes entre várias perspetivas: ciência, arte, ocultismo e política.

Devo confessor que o início do livro me pareceu um pouco deslocado - forçado, até -, mas depois compreendi o objetivo e acabei por desfrutar melhor da maneira como as diferentes peças se foram encaixando. E a verdade é que a realidade do país teve um peso considerável, por um lado, nos assuntos centrais e, por outro, na necessidade de se tornarem vocais: nas ações, nos diálogos e nos meios pelos quais as personagens se deslocavam. Dividido em três partes, o enredo desenrola-se de 1911 a 1931, de 1932 a 1933 e, por fim, de 1934 a 1946 - com o pano da ditadura a fazer-se notar na sociedade.

A dicotomia entre o Salazar bom e o Salazar mau é muito interessante, sobretudo, por estar tão vinculada aos valores de cada pessoa, à noção que cada um identifica da própria liberdade e à manipulação extrema, que pretende elevar uma certa filosofia de vida: essa é que é a correta. Tudo o que se distanciar é visto como uma afronta e, pior, como um ataque ao regime. O que é curioso é que, na figura do Salazar bom - o médico, professor, investigador e artista Abel Salazar -, compreendemos que mesmo aqueles que mantiveram uma posição política neutra tiveram um alvo associado.

«- Tenho receio de findar os meus dias sem tornar a ver os bosques, as flores e os verdes prados. Sinto uma saudade enorme da Vida!»

Neste livro, que nos confronta com um ambiente académico mesquinho, é fascinante (e não pelas melhores razões) como diferentes metodologias são motivo de polémica e de julgamentos por parte dos nossos pares. Este cenário deixou-me a pensar no quanto somos, ainda hoje, tão avessos à mudança e à diferença. Nunca partimos de uma postura de curiosidade, principalmente se acharmos que nos coloca em causa, partimos sempre com desconfiança e prontos para segregar em vez de acolher. E isso tanto se aplica ao ensino, como se aplica a outros assuntos vitais para o ser humano.

Em simultâneo, embarcamos numa cruzada em prol dos direitos da mulher no acesso à educação, nas questões laborais e em relação ao sufrágio eleitoral. Num meio que se agita politicamente, fica claro que ter pensamento crítico é uma arma perigosa.

O Microscópio do Professor Salazar acolhe personagens de outro livro do autor - Um Jantar com Alzheimer - e personalidades emblemáticas da história nacional. Com uma escrita apelativa, um dos aspetos que mais gostei de acompanhar nesta obra foi o combinar de áreas aparentemente antagónicas. Creio que isso corrobora que as pessoas são feitas de vários interesses e que nenhum deles precisa de se anular.


🎧 Música para acompanhar: Escândalo, Diana Castro

📖 Outro livro lido: A Casa na Serra


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: Esta publicação contém links de afiliada da Wook e da Bertrand

Comentários

  1. Fiquei com muita vontade de descobrir a obra do autor.

    Obrigada pela sugestão, minha querida!

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  2. Quero muito ler ;) Muito obrigada pela sugestão, minha querida *.*

    ResponderEliminar
  3. Não e o meu género literário, mas, último tenho lido livros fora da minha praia, talvez gostasse...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes é bom sair um pouco da nossa zona de conforto e descobrir novos géneros literárias. Nada como experimentar :)

      Eliminar

Enviar um comentário