feira do livro do porto 2024:
os livros que vieram comigo

Fotografia da minha autoria



As histórias do Jardim do Palácio de Cristal permanecerão inesgotáveis, porque se multiplicam no olhar dos visitantes, nas suas emoções, nas memórias que entrelaçam às saudades. Quando chega a esta altura do ano, a fauna que o cobre - e nos acolhe - abre espaço para que a fauna dos livros nos proporcione outras viagens.

O meu plano para a Feira do Livro do Porto, neste seguimento, inclui sempre uma lista de títulos para procurar: por um lado, porque é uma forma de organizar e respeitar o orçamento estipulado para o efeito e, por outro, porque consigo priorizar aquelas obras que já tinha debaixo de olho. Ainda que adore percorrer os stands livremente, esta é a estratégia que tem resultado melhor comigo.


 a estratégia para 2024

As compras não deixam de estar dependentes da oferta literária de cada editor/alfarrabista, no entanto, para além de ter definido um valor máximo para gastar, dividi a lista em três partes: livros prioritários, livros que também poderia adquirir e livros da Francisca Camelo (porque, excluindo A Importância do Pequeno Almoço, as suas obras estão todas esgotadas e, sendo uma das autoras do Alma Lusitana, em outubro, queria descobri-la noutros exemplares).

Lista de livros prioritários:
Furriel Não é Nome de Pai, Catarina Gomes;
A Malnascida, Beatrice Salvioni;
Falar Piano e Tocar Francês, Martim Sousa Tavares.

Lista de livros que também poderia comprar:
Depois a Louca Sou Eu, Tati Bernardi;
Giz, Gisela Casimiro;
Teoria das Catástrofes Elementares, Rita Canas Mendes

Inicialmente, na lista de prioridades tinha Poesia, de Eugénio de Andrade, porque, desde 2022, tenho tentado comprar uma obra do autor homenageado, mas, como aproveitei uma promoção bastante simpática da FNAC, libertei espaço para outros títulos. Ademais, quando disponibilizaram a lista de livros do dia, agradou-me bastante perceber que duas das minhas opções desta lista seriam livros do dia. Portanto, foi só uma questão de conjugar datas e aproveitar esses descontos a meu favor.


 os stands onde comprei

Este ano, o pavilhão da Tinta da China foi o claro vencedor, mas, no total, fiz despesa em cinco:

  • Tinta da China (3 livros);
  • Livraria/Editora Flâneur (1 livro);
  • Exclamação (1 livro);
  • Penguin Random House (1 livro);
  • Editora Urutau (1 livro).


 os livros que vieram comigo

Da minha lista de prioridades, adquiri todos e ainda acrescentei um livro do dia (que já queria ler há algum tempo e, inclusive, tinha-o guardado na Wook). Da lista de possíveis compras, comprei dois. Da Francisca Camelo, consegui encontrar um exemplar. E ainda acabei por comprar um livro extra, uma vez que a Ana Pessoa e a Mariana Malhão lançaram, na FLP, o volume mais recente da coleção Missão: Democracia. 

No total, trouxe oito histórias novas para casa:
  • Tudo Pode Ser Roubado, Giovana Madalosso (11,40€ em vez de 18,90€);
  • O Quarto Rosa, Francisca Camelo (13,41€ em vez de 14,90€);
  • Falar Piano e Tocar Francês, Martim Sousa Tavares (14,35€ em vez de 17,90€);
  • Depois da Louca Sou Eu, Tati Bernardi (13,50€ em vez de 16,90€);
  • A Malnascida, Beatrice Salvioni (15,08€ em vez de 18,85€);
  • Giz, Gisela Casimiro (13,50€);
  • Furriel Não é Nome de Pai, Catarina Gomes (10,70€ em vez de 17,90€);
  • Tu és Livre?, Ana Pessoa e Mariana Malhão (8€).

Contas feitas, consegui poupar 26,91€ e ainda ficar abaixo do orçamento que defini (à tangente, mas cumpri). A título de curiosidade, já li duas das obras que comprei e fiquei mesmo satisfeita com esta pilha livrólica: não só porque está feita à minha medida, mas também porque sei que serão livros para ler num futuro próximo.

Que a palavra continue a ser liberdade. Vemo-nos para o ano, no lugar de sempre ♡

Comentários

Enviar um comentário